13/01/2015

Do Livro para o Cinema | Sniper Americano

O filme "Sniper Americano", com estreia marcada para dia 22 deste mês, conta a história de Chris Kyle (o sniper de elite mais letal de sempre). O livro foi publicado pela Vogais em Portugal e agora, e pela visão de Clint Eastwood, chega ao grande ecrã a adaptação do livro, numa obra de olhos postos nos Óscares. Bradley Cooper é o protagonista, numa interpretação arrepiante.
O filme já foi distinguido e está nomeado em diversas categorias, para diferentes prémios. Foi considerado um dos 10 Melhores Filmes de 2014 para o American Film Institute e para o National Board of Review, tendo conquistado o prémio de Melhor Realizador para o National Board of Review
Está nomeado para os prémios BAFTA - Melhor Argumento Adaptado e Melhor Som, e para os Satellite Awards - Melhor Argumento Adaptado e Melhor Montagem. Está, ainda, nomeado para os Broadcast Film Critics Association Awards – Melhor Filme de Ação e Melhor Ator num filme de Ação.

Podem ler os primeiros capítulos do livro, disponíveis no site na Editora Vogais aqui e para mais informações sobre o mesmo cliquem aqui.


Sinopse: Chris Kyle, membro do SEAL Team Three da Marinha dos EUA, serviu quatro missões de combate no Iraque. Foi o atirador especial mais letal de sempre, detendo o recorde de 160 mortes como sniper, confirmadas oficialmente pelo Pentágono. Chegou a ter a cabeça a prémio no Iraque - 52 mil euros era o valor da recompensa. Recebeu duas Estrelas de Prata, cinco Estrelas de Bronze com um V (por valentia em combate), duas Medalhas da Marinha e dos Marines, e uma Comenda da Marinha. 
Após as suas comissões tornou-se instrutor-chefe das equipas de Snipers dos SEALs. Chris Kyle morreu em fevereiro de 2013, aos 38 anos, em circunstâncias trágicas, assassinado, num campo de tiro, por um antigo marine. Deixou para trás a mulher, Taya, e dois filhos. Meses antes da sua morte, Chris Kyle escreveu Sniper Americano: Autobiografia do Atirador Especial Mais Letal da História (American Sniper), bestseller do New York Times. 
Trata-se de uma extraordinária autobiografia, escrita na primeira pessoa pelo atirador especial mais letal da História, Chris Kyle, combatente em algumas das batalhas mais importantes das últimas décadas.


Fiquei não só super curiosa pelo filme, mas também pelo livro que eu ainda não tive oportunidade de ler. Alguém já leu o livro? Se sim o que acharam?

2 comentários:

  1. Oi! Tudo bem? Nossa, não sabia que esse filme era uma adaptação de um livro, eu queria muito assisti-lo porque tenho acompanhado bastante a carreira de Bradley Cooper e torcido muito por ele também.
    Adorei seu post e seu blog é lindo, estou seguindo também!
    Beijos!
    Gih

    http://gkastmaker.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Nossa, parece ser o filme da década, mais um pra lista futura haha, excelente resenha.

    i'm back

    Beijos,

    {Blog Pensamentos Irreais}  {Twitter}   {Fan Page}


    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.