26/12/2014

Opinião | "De Uma Mulher Para Mulheres Que Amam Demais" de Débora Água-Doce

Título: De uma mulher para mulheres que amam demais
Autor: Débora Água-Doce
Edição/reimpressão: Outubro de 2014
Páginas: 176
Editor: Ideia-Fixa
ISBN: 9789896226664
Dimensões: 148 x 230 x 15 mm
Encadernação: Capa mole

Sinopse: Pensado para aquelas que, apesar da sua força e independência, não conseguem lidar com os relacionamentos amorosos, De uma mulher para mulheres que amam de mais, da psicóloga Débora Água-Doce, pretende ser uma companhia e um auxílio. Recentrar a vida e ter confiança em si mesma são conceitos que perpassam a escrita de Débora Água-Doce, sempre focada na ajuda às mulheres que se viram enredadas num amor nocivo. O livro De uma mulher para mulheres que amam demais é pensado para as mulheres que se maltratam e deixam maltratar emocionalmente e psicologicamente, numa procura incessante de um «amor impossível de conto de fadas» em que continuam a acreditar que o homem que encontraram é o seu príncipe fantasiado desde sempre. Mesmo que comece a surgir o sapo por trás das vestes principescas, a crença é que são sempre elas as culpadas dessa transformação! Assim, suportam e submetem-se por culpa e por se amarem de menos. Este livro tem a ambição de ser um auxílio na redescoberta de «quem sou eu», «o que realmente gosto», «o que realmente me importa», «o que me faz feliz» e «o que me realiza», em vez de «como me vê», «o que devo fazer para que me ame», «o que espera de mim», «como quer que eu seja», «o que quer que eu faça»... No fim desta viagem, a leitora deverá ser capaz de substituir «Vivo por ti!» por «Vivo por mim!».

Opinião:

Vou ser sincera, quando li a sinopse deste livro ela não me cativou, não sei porquê mas não achei que fosse nada de especial e não tinha grandes expectativas para ele, mas tenho que dizer que a editora se esmerou na capa, está super fofa e apelativa.

Relativamente ao livro basicamente é uma colectânea de crónicas/textos que a autora escreveu no seu blog A Psicóloga Que Também É Blogger onde retrata principalmente o tema da sua profissão. Ao longo do livro temos diversos problemas de uma mulher, cada capítulo traz um novo assunto, um novo problema que uma mulher tem na sua vida e que não consegue superar sozinha, fazendo com que um psicólogo ajude-a de forma a ver o melhor dentro de si e que no final se ama a ela própria e "ama mais" e não "ama demais".

E com isto, à primeira vista parece ser um livro de autoajuda, mas engane-se quem pensa isso, tal como a autora nos diz no livro é apenas "numa tentativa de adoçar corações com esperança de despertar em quem o ler a capacidade de Sonhar!" (pág. 18)

Podem acreditar que este livro é tudo menos um livro de autoajuda, nota-se logo no primeiro capítulo, pois quando cheguei à última frase do primeiro capítulo fiquei completamente sem palavras e de queixo caído, só aquele primeiro capítulo acho que deve ser lido por todas as pessoas dos 8 aos 80, é uma mensagem bastante simples, mas enorme ao mesmo tempo que quando acabamos ficamos a pensar mais do que uma vez no que acabámos de ler.

Basicamente durante todo o livro acabamos um capítulo e pensamos duas vezes no que lemos e reflectimos de que forma aquilo nos afecta. Assim sendo, acho que a melhor palavra para descrever este livro não é ser de autoajuda, não é um romance, nada disso, serve apenas para reflectimos e pensarmos duas vezes no que estamos a fazer a nós próprias e que devemos nos valorizar, em vez de esperar que os outros nos valorizem.

Claro que cada mulher é diferente, cada mulher tem os seus problemas e obviamente são diferentes, mas acreditem que em pelo menos um capítulo irão se influenciar e pensar duas vezes e verem que sim, existe uma grande diferença em "amar demais" e "amar mais". Eu tenho apenas 21 anos e sim, ouve alguns capítulos que me deram que pensar, uns por aquilo que já passei, outros a evitar futuros acontecimentos, sei que é difícil, mas sem força e sem vontade não vamos a lado nenhum, este livro da Débora Água-Doce mostra exactamente isso e também que se não conseguem aguentar alguma situação, então procurem ajuda, acreditem que pensar um pouco em nós próprias e dizer que precisamos de ajuda não é sinal de fraqueza, pelo contrário, mostra que já têm vontade de alterar.

Por isso acreditem "De Uma MulherPara Mulheres Que Amam Demais" é um livro de auto descoberta, de "abrir os olhos" e saber quando se tem que mudar. Dei 4 estrelas a este livro apenas devido a que gostaria de ter mais, saber mais e que a autora desenvolvesse outros pontos que não foram retratados, mas no geral é um excelente livro.

Relativamente à escrita da Débora, esta é bastante simples, pois foi escrita para um blogue, mas chama o leitor e faz com que queira saber o que mais vem por aí e principalmente consegue e incentivar o leitor pois a escrita é para nós leitores, chega ao ponto de falar directamente para nós, prende-nos às palavras e leva a que acreditemos no que diz.

Uma boa aposta para todas as mulheres, acreditem que vão se identificar e espero que passem a "amar mais" em fez de "amar demais".

Classificação: 4 Estrelas
Leitura com o Apoio:

1 comentário:

  1. O livro parece ser muito interessante, vou tentar ver se está disponível na net. :)
    http://grandesonhadorablog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.