05/10/2014

Opinião | "À Procura de Alaska" de John Green

Título: À Procura de Alaska
Autor: John Green
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 256
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892325644

Sinopse: Na escuridão atrás de mim, ela cheirava a suor, luz do sol e baunilha, e, nessa noite de pouco luar, eu pouco mais podia ver além da sua silhueta, mas, mesmo no escuro, consegui ver-lhe os olhos - esmeraldas intensas. E não era só linda, era também uma brasa." Alaska Young. Lindíssima, esperta, divertida, sensual, transtornada… e completamente fascinante. Miles Halter não podia estar mais apaixonado por ela. Mas, quando a tragédia lhe bate à porta, Miles descobre o valor e a dor de viver e amar de modo incondicional. Nunca mais nada será o mesmo.

    Opinião:

Eu demorei bastante tempo para começar a ler o livro "À Procura de Alaska", emprestaram-me este livro já à alguns meses, mas nunca tive vontade para o começar a lê-lo, não sei porquê, eu adorei "A Culpa é das Estrelas", mas como nunca li muita coisa sobre "À Procura de Alaska" sempre pensei que fosse mais um drama de chorar horrores, isto porque influenciada por outro escritor em que em todos os livros eu choro sem parar, pensei que todos os outros livros de John Green também tivessem a mesa ideia, ou seja um drama adolescente de chorar do início ao fim, mas surpreendi-me, a final de contas não é nada disso (sim tem um bocadinho de drama, mas nada de especial) e a palavra que eu utilizei para descrever o livro é surpreendente.

"À Procura de Alaska" mostra-nos a história de um rapaz (Miles) que é bastante solitário, certinho e com poucos amigos e ao muda-se para um colégio interno conhece novos amigos e rapidamente passa de um anti-social, para um rapaz meio rebelde e influenciado pelos novos colegas, Miles começa a fumar e a beber. Foi aqui que o livro me surpreendeu, mostra perfeitamente todas as novas descobertas e dúvidas de um adolescente que achei um pouco fraco em "A Culpa é das Estrelas" e outro aspecto que me surpreendeu é que não estava nada à espera que John Green retratasse temas como álcool, tabaco e sexo de forma tão simples, sempre pensei que os ideais que Green escreveu em "A Culpa é das Estrelas" era do autor e não apenas da personagem e isso não é a verdade e fiquei muito feliz ao descobrir isso e só me deu mais vontade de ler mais e mais do livro.

Ainda relativamente à história, Miles conhece Alaska, uma rapariga da sua idade, mas completamente diferente, ela é quem tem as melhores ideias para as partidas no colégio, ela é que arranja as bebidas alcoólicas e o tabaco, e com o tempo Miles apaixona-se por ela, mas tem um problema, Alaska tem namorado e passa o tempo todo a atirar outra rapariga para cima de Miles.

Até este ponto do livro vemos apenas as típicas dúvidas e sarilhos de adolescentes, mostrando bem como é crescer e com que dificuldade temos que lidar, incluindo que os adolescentes acham que os pais não os compreendem, achei esta parte do livro bastante completa e que o autor conseguiu mostrar a realidade vivida por muitos dos adolescentes por este mundo fora.

Mas claro, o drama que eu sabia que existia tinha que vir em algum ponto e é aqui que temos uma grande reviravolta na história, sim chorei um bocadinho (ok, um bocadinho é favor), mas Green trás-nos a outra parte da moeda, mostra-nos as consequências das acções dos adolescentes e como no fim eles lidam com isso, pois as coisas más não acontecem só aos outros.

Desta forma, digo que eu adorei este livro, o autor levou-me a pensar no meu próprio passado e de que algumas das minhas acções poderiam ter graves consequências. É um livro que deveria ser lido por adolescentes, adultos e pais, de forma a verem que ás vezes nem tudo é o que parece e que ter os olhos bem abertos, mesmo para o mínimo dos problemas, é sempre necessário.

A única característica que vejo logo que é John Green é como o autor mete personagens tão novas a divagar sobre coisas super estranhas, fazendo diálogos estranhos a meio do livro que não percebo o porquê de lá meter aquilo, o que para mim não tem lógica nenhuma, talvez para pessoas mais cultas até faça sentido, mas deparo-me a ter que voltar a ler a frase de novo e pergunto-me cisas do tipo "mas onde isto se insere? De onde a personagem foi buscar isto? Porque a personagem disse isto?", este é o único aspecto que eu não gosto em Green e estou a ver que terei em todos os livros, vamos ver no próximo se é tão explícito ou não.

Após um livro surpreendente, estou ansiosa para ler mais livros de John Green, pois neste momento não sei o que esperar do autor e isso agradá-me bastante.

Agora tenho que ir falar sobre a capa da edição portuguesa, mas porquê é que decidiram mudar a capa? A primeira capa do livro "À Procura de Alaska" em Portugal era linda, na minha opinião era simplesmente linda, o título em cor-de-rosa, a rapariga com um livro (o que na história tem tudo a ver), o nome do autor a desaparecer, ou seja perfeita:


Mas, depois mudaram e agora é uma capa de fundo azul horrível com umas letras ainda piores na cor amarelo e com uma flor, ou seja, uma capa sem graça. A única coisa boa que a Asa vez foi deixar a capa original e meter esta nova como jacket. O livro que eu li era emprestado, mas assim que conseguir arranjar um exemplar para mim, vou logo deitar fora a jacket, pois prefiro a antiga (na última tag que eu fiz aqui no blog que foi sobre este livro eu tirei foto da capa original, vejam a tag aqui, por isso vejam só o quanto eu não gosto da nova capa).

Classificação: 4 Estrelas

Leiam um excerto do livro aqui.
Comprar livro: Edições Asa e Wook

6 comentários:

  1. Por enquanto, só li o "A Culpa é das Estrelas" do John Green, mas já li tantas críticas positivas de "À Procura de Alaska" que eu acredito que irei gostar bastante do livro também! No Brasil, a capa antiga do livro que não é muito bonita, mas a nova capa é neutra e super linda, com certeza irei comprá-la! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Muito legal esse livro, mas não é o mesmo "Quem é você, Alaska"?

    http://www.turmajovem.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Aqui no Brasil o título é "Quem é você Alasca?" e a capa também não é lá essas coisas...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.