12/10/2014

Opinião | "Ana Vichenstein - A Feiticeira da Mente" de Ana Crisóstomo

Título: Ana Vichenstein - A Feiticeira da Mente
Autor: Ana Crisóstomo
Colecção: Mundo Fantástico
Páginas: 302
Data de publicação: Setembro de 2010
Género: Ficção
Preço: 16 €
ISBN: 978-989-8389-72-5

Sinopse: Ana Vichenstein é uma adolescente de 15 anos de idade, órfã de mãe, que estuda no mesmo colégio desde os seus seis anos de idade. Excelente aluna, óptima cantora e dançarina e ainda uma excelente pessoa. Tudo isto poderia ser comum a um grande numero de adolescentes, não fosse ela uma feiticeira da mente. No mundo de Ana existem três categorias de feiticeiras, todas elas com as suas qualidades e as suas limitações: as feiticeiras da mente, os feiticeiros com manopoderes (nas mãos) e as feiticeiras da varinha. Não se pense que as feiticeiras conseguem ser aceites na sociedade. Eles vivem à margem, encobertos por detras de um colégio comum, onde estudam tanto alunos feiticeiros como os outros não-feiticeiros. Durante o dia convivem entre si com aulas comuns. A partir da hora de saída dos alunos não-feiticeiros, as aulas de magia são leccionadas numa secção especifica do colégio. Ana entrou naquele colégio sem saber a verdadeira razão. A sua mãe foi morta para a conseguir colocar naquele sítio a estudas. O seu pai divorciara-se da sua mãe ainda antes deste acontecimento fatídico. Encontra-se sozinha no mundo. Tudo parece correr bem até que alguns acontecimentos insólitos assolam a vida de Cascais, próximo da zona de Sintra onde fica o Colégio... No meio de aulas, romance e desavenças, algumas intrigas e lutas serão travadas pelo meio, levando Ana a escolher entre dois lados de uma mesma realidade. A sua lealdade e os seus princípios vão ser testados até o limite, podendo mesmo vir a sofrer com tudo isto. Uma história do mundo do fantástico com partes hilariantes, românticas e até mesmo comoventes que levarão o leitor a querer ler até a última página.

Opinião: 

Quando deparei-me com este livro eu fiquei fascinada com a capa e eu sabia que teria que a ter na minha estante, achei a capa super interessante, bonita e principalmente bastante apelativa. Adoro a rapariga com ar misterioso e a cor roxa a formar um tipo de fumo, na minha opinião ficou perfeito. Admito que eu queria ler este livro apenas pela capa, a sinopse até achei interessante, mas logo fiquei com a impressão que seria um livro mais infantil, mas mesmo assim queria lê-lo, ainda mais sendo de uma autora portuguesa e eu ando numa onda de dar crédito a escritores portugueses, pois acho que deveriam ter mais publicidade e divulgação do que têm.

Relativamente ao livro "Ana Vichenstein - A Feiticeira da Mente" conta-nos a história de uma rapariga de 13 anos que perdeu a mãe muito nova e não conhece o pai e por isso foi morar num colégio interno em Sintra. Ana é uma feiticeira da mente, tem diversos poderes que são aprendidos a ser controlados nas aulas de magia que tem à noite após as aulas ditas "normais".
A sinopse e a história em si, logo no início me pareceu bastante interessante e acho que a autora tinha aqui muito material para desenvolver e ser um grande livro, mas infelizmente, na minha opinião, não o conseguiu.

Ao longo do livro e estava sempre à espera de mais, que acontece qualquer coisa de extraordinário, mas apenas no meio do livro (durante uns 2 capítulos) e no fim (dos 2 últimos capítulos, mais ou menos) é que acontece algo de novo, todo o restante do livro é basicamente a vida da Ana no colégio, a explicação das aulas normais, depois aulas de magia, namorado e amigos dela e depois mais nada, basicamente é "hoje fiz isto", "ai como gosto tanto do meu namorado", "ai e tal sou uma feiticeira", ou seja, bastante monótono e fraco.
E quando acontece algo de novo no livro é nos mostrado de uma forma rápida e sem grandes explicações e ficamos sem muita noção do que realmente aconteceu.

A escritora tinha tudo para que fosse um grande livro, poderia ter explicado muito melhor o mundo dos três tipos de feiticeiros, como por exemplo a origem deles, poderia ter desenvolvido mais a história do vilão (que no fim fiquem sem saber se era mesmo um vilão ou não) e principalmente poderia ter desenvolvido bem melhor a história da Ana, como questões que ficaram para resolver. Não sei se a escritora pretende escrever uma continuação, mas se sim, claro que eu gostaria de ler, mas apenas para saber o que realmente aconteceu no primeiro.

Relativamente à escrita da autora, achei muito fraquinha, na minha opinião, deveria ter tido uma grande revisão, existe muita repetição de palavras desnecessárias, parágrafos que não se encontram no mesmo tempo e contado na mesma forma que a maioria, entre outros aspectos mais do português, mas que para mim seriam esquecidos se a escritora conseguisse ter uma boa história, mas infelizmente não o conseguiu. Pode-se dizer que tinha uma excelente ideia, mas depois não conseguiu demonstrar isso em papel.

Mas, tenho que dizer que para as pessoas dos 10 aos 14 anos que estão agora a começar a ler e que precisam de livros para apresentar nas aulas de Português, acredito que este livro seja uma boa opção, isto porque é uma leitura fácil e para quem não está habituado a ler e tem uma idade entre 10 a 14 anos, vão-se identificar com a personagem principal e devem conseguir ler este livro facilmente e acredito que gostem. Digo-vos mais que quando eu tinha entre 10 a 13 anos gostaria que me dessem a conhecer este tipo de livro, pois acredito que na altura iria adorar.

Concluindo, é um livro infantil, com um pouco de drama, romance e acção pelo meio, mas de uma escrita pobre e fácil, mas ideal para quem está a começar a ler e gosta de fantasia.

Classificação: 2.5 Estrelas
Comprar o livro: Chiado Editora

Leitura com o apoio:

5 comentários:

  1. Olá!

    Que pena que vc não gostou da leitura. Gostei da capa, o roxo supercombina com a história

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Tenha uma maravilhosa semana!
    Beijos

    Giovana Aguiar
    garotacomcharme.com

    ResponderEliminar
  3. Tenho tantas saudades de ler outra coisa que não livros da faculdade... Mal posso esperar pelas férias.

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Uma leitura nunca é perdida, não é?!

    Beijinhos
    Platina Rosa || Instagram || Facebook

    ResponderEliminar
  5. Oi doce menina!
    Vim retribuir sua doce visita ;)
    Vou passear depois com mais calma aqui pelo seu blog
    Faz isso lá no meu e volta SEMPRE
    No passeio que já fiz, resolvi parar aqui para te perguntar se vc conhece os livros Cores de outono e Sombras de primavera. A escritora é minha amiga e não só por isso, mas pela história mágica e sonhadora lhe recomendo.
    Brinde de chá de canela com pastéis de Belém o/

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.