21/08/2014

Opinião | "Sozinhos na Ilha" de Tracey Garvis Graves

Título: Sozinhos na Ilha
Autor: Tracey Garvis Graves
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 352
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892323596
Sinopse: Uma ilha deserta plena de sol, vegetação luxuriante e mar cristalino é um cenário de sonho. Ou talvez não… Anna Emerson decide quebrar a sua rotina e deixar Chicago para dar aulas numa ilha tropical. Por seu lado, T. J. Callahan só quer voltar a ter uma vida normal após a sua luta contra o cancro. Mas os pais empurram-no para umas férias num destino exótico. Anna e T. J. estão a sobrevoar as ilhas das Maldivas a bordo de um pequeno avião quando o impensável acontece: o aparelho despenha-se no mar infestado de tubarões. Conseguem chegar a uma ilha deserta. Sãos e salvos, festejam e aguardam, convictos de que serão encontrados em breve. Ao início, preocupam-se apenas com a sobrevivência imediata e imaginam como será contar tamanha aventura aos amigos. Nunca a citadina Anna se imaginou a caçar para comer. T. J. dá por si a lutar com um tubarão e a ser acolhido por simpáticos golfinhos. Os dois jovens descobrem-se timidamente e exploram a ilha. Mas à medida que os dias se transformam em semanas, e depois em meses, as hipóteses de serem salvos são cada vez menores. Ambos têm sonhos por cumprir e vidas por retomar, e é cada vez mais difícil evitar a grande questão: conseguirão um dia sair daquela ilha?

Opinião:

Eu li "Sozinhos na Ilha" devido aos booktubers que vi a falarem super bem deste livro, inicialmente a sinopse nem me cativou muito, mas após ver as opiniões positivas decidi dar uma hipótese e li este livro numa noite.
E podem ter a certeza que não me arrependo nada e fiquei fã da escrita da Tracey Garvis Graves.
Quando comecei a ler este livro pensei logo nos filme da "Lagoa Azul", todos os pormenores chamaram-me a atenção, mas de uma forma bem actual e bem melhor do que o filme "Blue Lagoon: The Awakening" que é um remake de 2012 do filme Lagoa Azul.
O livro mostra-nos logo duas pessoas completamente diferentes, uma mulher de 30 anos e um rapaz de 16 anos. Anna é uma mulher que aceite trabalhar de professora no Verão a dar explicações a um rapaz, de forma a sair dos problemas com o actual namorado e pensar do que quer dai para a frente e o T. J. é um rapaz normal de 16 anos que acaba de ultrapassar uma luta contra o cancro. Duas pessoas completamente diferentes que ao irem de helicóptero para a ilha onde os pais dele lhe esperam, na viagem têm um acidente e vão parar a uma ilha deserta.
A partir daqui, Anna e T. J. têm que viver os dois juntos e lutar para sobreviverem num local deserto e conseguirem ultrapassarem simples problemas como: água, comida e um tecto para dormirem, passando assim por diversas situações que não lembram a ninguém, mas têm que fazer para conseguirem sobreviver.
Anna e T. J. ficam bastante tempo nesta ilha deserta e todos os problemas do quotidiano é bem retratado, como higiene, fome, dia-a-dia, doenças, inflamações, sem luz nem água, ou seja sem as condições básicas, tudo bem retratado e que poderia ser bem real, acho que esta foi a parte do livro que mais gostei, pois mostra-nos como duas pessoas do século XXI conseguiriam sobreviver numa ilha sem nada. Além destes problemas quotidianos, Anna também tem medo que de um momento para o outro o cancro de T. J. volte e não consiga salvá-lo, problema este que também me afligiu ao longo de toda esta parte do livro.
Ao passar do tempo Anna e T. J. começam a ter uma atracção um pelo outro, uma situação que se pode dizer normal visto que estão apenas os dois sozinhos numa ilha deserta, mas a idade de T. J. faz com que Anna não admita nada e só depois de anos é que começa então a história de romance entre os dois.
Ao longo dos anos que eles passam na ilha é notório como o T. J. passa de um adolescente para um homem, ele cresce, amadurece bastante e torna-se bastante forte e inteligente.
O livro também nos mostra como o amor em idades diferentes são vistos pela sociedade, esta recrimina e existem pessoas bastante preconceituosas que não compreendem, e o livro mostra isto da melhor maneira e de como estas duas pessoas conseguem ultrapassar os problemas.
Um grande livro que nos mostra a sobrevivência de duas pessoas diferentes, mostra-nos um amor diferente que eu gostei de ler. Um livro cheio de acção, drama e romance que nos apaixonada um pouco mais em cada capítulo, fazendo com que no fim nos rendemos completamente à história.
Eu adorei a escrita, simples, directa, mas ao mesmo tempo elabora, com os detalhes necessários sobre os locais, que nos faziam sentir que estávamos lá também com as personagens.
Como disse no início, este livro lembrou-me os filmes da "Lagoa Azul", mas o que torna diferente é a maneira de como a autora conseguiu fazer a história e toda a trama envolvente que é novo, realista e bastante interessante.
Um livro que eu recomendo bastante! Adorei!

Tenho que também falar da capa, como é que a editora portuguesa mudou a capa? A primeira capa era tão linda, super alegre, com um fundo lindo que nos transportava para a ilha e lembrava o Verão, agora a nova capa é bastante escura e dramática para o meu gosto, sem dúvida é a minha única crítica.

Capa anterior:

Classificação: 4,5 Estrelas

Leiam o primeiro capítulo do livro AQUI.
Comprem o livro AQUI.

1 comentário:

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.