30/08/2014

Opinião | "Dei-te o Melhor de Mim" de Nicholas Sparks

Título: Dei-te o Melhor de Mim
Autor: Nicholas Sparks
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 304
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722347044
Coleção: Grandes Narrativas
Sinopse: Este novo e aclamado romance de Nicholas Sparks conta a história emocionante de Amanda e Dawson, dois adolescentes envolvidos na mágica experiência do primeiro amor. Contudo, sob a pressão familiar e social, são obrigados a seguir vidas distintas. Somente vinte e cinco anos mais tarde voltam a encontrar-se, por altura da morte do único homem que tinha protegido o jovem casal apaixonado. E se para ambos o amor de outrora se revela intacto, confrontam-se inevitavelmente com as escolhas feitas e os compromissos assumidos. Qual então o sentido daquele encontro, se nada podia mudar o passado?


Opinião:

Para mim, Nicholas Sparks ou se ama ou se odeia e eu fico sempre com um pé atrás com medo de saber o que vou achar do próximo livro e este eu odiei, é verdade.
"Dei-te o Melhor de Mim" conta-nos a história de Amanda e Dawson que conhecem-se jovens e apaixonam-se. Amanda é a menina rica e querida da cidade, enquanto que Dawson vem de uma família de criminosos mal vistos na cidade, mas que tenta por tudo ser melhor que a sua família. O romance deles em jovens é muito rápido, mas quando chega a altura de fazer uma escolha que irá mudar a vida de ambos, Dawson pensa no melhor para Amanda e deixa-a ir.
Após anos separados devido a mal entendidos e acções de ambos, eles voltam-se a encontrar no funeral de um amigo antigo de ambos e ambos não conseguem esquecer a antiga paixão.
Este livro é muito rápido, acontece em pouco tempo, e eu amei o Dawson, é daquelas pessoas que nos apaixona logo na primeira página, é daqueles homens que se apaixona apenas por uma mulher e não vê mais ninguém. Já a Amanda, eu não gostei dela, é daquelas raparigas ricas e que só querem o melhor para ela e não gostei nada de mesmo que esteja longe do Dawson nunca foi à procura dele, sim ela não se esqueceu dele, mas começou a namorar menos de dois anos depois de se separar do Dawson e "seguiu em frente" tendo uma vida feliz e completa, enquanto que o Dawson teve grandes problemas na vida, sofreu bastante e teve que ultrapassar grandes obstáculos e ela em nenhuma altura se designou a procurar se ele estava bem, o que me faz pensar que as "juras de amor" que ela disse a ele em jovens não passou tudo de mais uma crise de menina rica para contrariar os pais, sim ela admite que nunca esqueceu-o e que nunca sentiu o mesmo pelo actual companheiro, mas também nunca lutou pelo Dawson, simplesmente admitiu a derrota. Não gostei, Amanda é uma personagem fraca e que faz tudo o que lhe dizem. A meio do livro tem um pequeno descontrolo e faz o que ela pensa que é o melhor para ela, mas no fim de contas está sempre a pensar no que os outros vão dizer e o que irá acontecer. Eu simplesmente odiei esta personagem.
Mas pelo contrário, eu amei o Dawson, uma personagem super completa, que luta para ser melhor a cada dia que passa, é atormentado pelo seu amor por Amanda e por isso não consegue se entregar a mais nenhuma relação. Dawson é fofo, querido, amoroso, corajoso, forte ... tudo de bom, um homem que mesmo tendo um passado triste está sempre a tentar ser melhor.
O livro todo é à volta deste reencontro e de todas as preocupações de Amanda e o final eu não compreendi, quer dizer eu percebi, mas porquê é que o escritor teve que fazer aquilo??? Porquê? Ao longo do livro não à nada que indique que vai acontecer aquilo e mais parece que o escritor chegou ao fim do livro e pensou "o que posso agora fazer de diferente dos meus outros livros? Já sei vou fazer isto ..." e não, eu não gostei, na minha opinião foi forçado, sei que muitas pessoas até vão achar bonito o final, mas eu não.
Outra coisa que achei é que parece que o autor escreveu "O Diário da Nossa Paixão", mas numa versão de drama, pois vi tantas passagens idênticas ao "O Diário da Nossa Paixão" que até me fez confusão, como os pais da Amanda (principalmente a mãe) que são iguais aos pais da Allie e depois a separação e tal.
Dei 3.5 estrelas a este livro por causa da escrita do autor que isso não posso dar nenhuma crítica negativa, mais uma vez Sparks tem um livro super bem escrito que mesmo tudo o que eu disse de mal, o livro prende-nos do início ao fim e a escrita é bastante fluente, agradável e perfeita, como este autor maravilhoso consegue em todos os seus livros. Não dei mais estrelas porque não gostei de algumas personagens e do fim muito menos, mas também por causa das comparações com o outro livro dele. Mesmo assim, se gostarem de um romance cheio de drama e de chorar como uma madalena perdida do início ao fim, então este livro é para vocês.

Classificação: 3.5 Estrelas          

Ler o primeiro capítulo AQUI.

4 comentários:

  1. Eu adoro os livros do Nicholas Sparks, mas tem uns que não agrada muito e a única coisa que compensa da leitura é a escrita dele. Temos que abrir um livro dele preparados para tudo.
    Não sei o leria por agora, talvez mude de ideia quem sabe né?
    Construindo Estante

    ResponderEliminar
  2. Sparks tem o dom de criar mocinhos cativantes e mocinhas sonsas, só por isso esse final maluco flor!
    Dawson deu o melhor de si a Amanda, mas ela não teve o mesmo sentimento por ele a meu ver!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Eu li esse livro e simplesmente amei!! Homens como Dawson são difíceis de encontrar, caso existam. Notei também o título: aqui no Brasil se chama "O Melhor de Mim" e é publicado pela editora Novo Conceito, que faz as melhores capas, aliás. Aqui no Brasil é "Diário de uma paixão" e o livro é igualmente lindo! Enfim, sou suspeita pra falar do Sparks!! Simplesmente demais!!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. O final é MUITO inesperado, isso não se pode negar, haha. Não li o livro, mas ouvi meio que um spoiler e por isso sei o final :/ Mas gostei da resenha e vou procurar ler o livro futuramente :)
    Beijos,

    www.a-book-devourer.blogspot.com

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.