14/10/2012

1º dia de praxe

Na quinta-feira passada tive o meu primeiro dia de Praxe.
Eu estava super ansiosa, mas ao mesmo tempo nervosa e com medo, não sabia bem o que poderia-me acontecer e o que poderia sofrer, ouvi tanta coisa, boa e má, que estava com medo.
Mas no final correu bem, ok, não foi um mar de rosas, mas também não estava a espera disso, fartei de me divertir, conheci novas pessoas e fiz coisas que nunca pensei fazer.

Quem tem medo das praxes não se tem que preocupar, nelas só se faz o que quer, ninguém é obrigado a fazer nada, se algo vai contra aos nossos gostos, cultura ou religião, não fazemos, claro que quando aceitamos as praxes somos obrigados a aceitar determinadas regras, mas disseram logo se não podermos fazer alguma coisa eles arranjam outra para substituir e somos praxados na mesma (disse isto só para esclarecer que tudo o que vou dizer a seguir fiz por minha inteira vontade e não fui obrigada a nada).

A praxe começou ás 10:30h, mas eu só fui ás 14h (pois tive aulas das 10h até ás 14h), fomos almoçar ao refeitório e entramos é "socapa", pois o grupo de praxes da minha faculdade estava lá e se fossemos logo ter com eles iríamos comer no chão e sem talheres coisa que não quis e fomos para bem longe.
Depois de almoçar então é que fomos ter com eles e levamos logo com tinta em spray vermelha no cabelo e depois fomos para o lado de fora do refeitório universitário e todos em fila fizemos "figuras", deitados e com o nariz a tocar no chão, fazer que estávamos a andar de bicicleta e outras coisas parvas xD - isto enquanto esperávamos por outros caloiros que ainda estavam a almoçar.
Quando estávamos todos, fomos para o jardim em frente à Faculdade de Direito e fizemos jogos: futebol humano (a única actividade "normal" que fizemos), dançámos músicas, gritámos os cânticos da nossa faculdade (só palavrões mas pronto xD) que eu ainda não sabia bem pois entrei só na 2ª fase, em grupos pequenos deitamo-nos no chão todos juntos lado a lado e colocaram-nos um peixe cru na barriga e tínhamos que passar o peixe ao caloiro do lado sem o deixar cair e não lhe podíamos tocar com as mãos, depois jogámos a "batata quente" mas com o respectivo peixe, concluindo logo no inicio do jogo o peixe já estava todo moído e todo nojento, mas continuamos a jogar, ainda andámos a rebolar pela lama e como a relva estava a ser regada, aproveitaram os regadores para nos "obrigarem" a estarmos debaixo deles e no fim fizemos um jogo em pares (rapaz-rapariga) em que tínhamos um bocado de cebola e tínhamos que a colocar na boca (ambos) e dançar assim, os primeiros a deixarem cair a cebolo perdiam e no fim do jogo os pares tinham que fazer "par ou ímpar" e quem perdesse levava com um ovo no cabelo, mas os rapazes estavam a ser uns queridos que mesmo que as raparigas perdessem (que foi o meu caso) eles levavam com o ovo xD

Concluindo, cheguei a casa a cheirar a peixe, cheia de lama e molhada dos pés á cabeça, mas mesmo assim eu adorei =D e estou ansiosa pela próxima que é mais ou menos daqui a 2 semanas ...

Não tenham medo das praxes, são para se divertirem e conhecerem pessoas, ninguém os vai fazer mal ;D

xoxo,
Daniela

3 comentários:

  1. Eu já fui praxada e já praxei, foi sem dúvida uma experiencia unica! Adorei ser praxada e serviu mesmo para me integrar. Os veteranos e doutores apresentaram-me a cidade, apresentaram-me a imensa gente e foram super prestáveis. É normal que por vezes alguns se excedam e tentem abusar dos caloiros mas ninguém pode obrigar uma pessoa a fazer aquilo que não quer. Há sempre quem vos apoie nesses casos! Espero que gostes tanto da experiencia quanto eu :)

    ResponderEliminar
  2. Eu este ano fui eu a praxar e muito dos meus caloiros ao inicio estavam cheios de medo e no final já me diziam que fomos bonzinhos de mais que eles pensavam... eu por acaso quando fui eu não fui com muito medo e não posso negar que apesar da sujidade... diverti-me bastante ;)

    ResponderEliminar
  3. aproveita a sério o teu ano de caloira :)
    sigo-te *

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.