24/09/2012

[Opinião] Livro "As Cinquenta Sombras Mais Negras" de E. L. James

Sinopse: O segundo volume da trilogia mais vendida em todo o mundo.
Perseguida pelos negros segredos que atormentam Christian Grey, Anastasia Steele separa-se dele, e começa uma carreira numa prestigiada editora de Seattle.
Mas por mais que tente, Anastasia não o consegue esquecer – ele continua a dominar-lhe todos os pensamentos.
E quando Christian lhe propõe reatarem a relação com um novo e diferente acordo, ela não consegue resistir.
Aos poucos, uma a uma, começam a revelar-se as Cinquenta Sombras que torturam o seu autoritário e dominador amante.
Enquanto Grey se debate com os seus demónios, e revela a Anastasia um lado inesperadamente romântico, ela vê-se obrigada a tomar a mais importante decisão da sua vida.
Uma escolha que só ela pode fazer…

Opinião:

Em relação ao primeiro livro desta trilogia, já comentei (podem ler aqui a opinião do primeiro livro) que eu tinha gostado bastante da história em geral, mas a escrita era bastante fraca e pobre, mas este segundo volume surpreendeu-me completamente pela positiva, não sei se foi porque a escritora teve mais tempo para o editar, mas está diferente, mais "adulto" (a nível da escrita), está mais perfeito e sem brechas pelo meio, os pensamentos e acções estão bastante melhor escritas o que faz com que seja uma leitura bastante agradável e interessante, a escrita é tão diferente que custa a acreditar que estamos a ler um livro da mesma escritora, claro que sempre existe um pontinho ou outro que não é perfeito, mas para mim isso é normal e acho que foi uma grande melhoria em relação ao primeiro.

Ao contrário do primeiro, não tenho muitos aspectos negativos a apontar e se antes achava a série bastante simples, agora vejo que realmente a escritora se esforçou neste segundo livro, só tenho pena que não tenha feito o mesmo no primeiro.

Em relação à história sabemos no final do primeiro livro que a Ana termina com o Christian e no segundo livro vemos a rotina de Ana e passou a ser simplesmente acordar, trabalhar, chorar e dormir, ficando num estado completamente frágil, onde nem sequer comia, mas esta separação não dura muito e rapidamente Ana volta para os braços de Christian.

Posso dizer que amei este novo Christian, ele está completamente apaixonado e apenas quer viver este amor com a Ana e se no primeiro livro eu não gostei nada do Christian pois achava que ele tinha vergonha de si mesmo, neste livro ele conquistou-me, é super romântico, amoroso, apaixonante, claro que ainda é bastante possessivo e controlador, mas até é sexy xD
Já a Ana é que me desiludiu bastante, neste livro ela passa a acreditar que não é suficiente para o Christian, que ele precisa de mais (ou seja BDSM) e que ela não pode dar-lhe isso, o que é uma estupidez uma vez que ele diz que a ama e que precisa é dela, ele é tão querido *.*

Neste livro vemos um romance a sério, recheado de tudo o que uma relação deve ter e mais umas coisinhas,  nota-se que o Christian a ama e se ela quisesse tinha o mundo aos seus pés, ele é perfeito, deixa de lado algumas das suas vontades para conseguir chegar ao coração da Ana e fazer com que ela acredite que ele a ama.
As cenas que mais me chocara foram quando vemos o Christian a dizer o que se passou no seu passado à Ana, e aquele ar de durão vai por água abaixo e mostra-nos um Christian frágil e bastante sensível, onde percebemos que a sua dor vai mais alem do que pensávamos no primeiro livro.

Finalmente neste livro descobrimos o porque de todas as mulheres com que Christian apresentou o contrato para serem suas submissas serem todas parecidas, ou seja cabelo escuro, estatura media, tal como a Ana, a revelação é chocante, até para a própria Ana que já soube de tanta coisa, mas mantém a sua palavra sempre que sabe alguma novidade sobre o passado do Christian, ou seja: nunca o deixar.

Até aqui tudo bem, o problema começa quando uma ex-submissa de Christian (Leila) aparece e percebe que Ana não é uma submissa e que Christian está apaixonado e pergunta-se o porque de ser a Ana e não ela.
A partir daqui a história começa a ficar bastante interessante onde nunca se sabe o que aquela mulher pode fazer já que está completamente louca, chegando a entrar na casa de Ana e apontar-lhe uma arma à cabeça (completamente louca eu sei).

Mas as emoções não acabam aqui, o chefe de Ana na editora onde trabalha interessa-se por ela, mais tarde sabemos que ela foi escolhida apenas por o seu chefe estar interessada nela, e quando percebe que Ana não quer nada com ele começa a perturbá-la e tenta se aproximar dela, mais momentos fortes que nos fazem prender ao livro.

A relação dos dois está cada vez mais forte e Ana cede algumas coisas que a deixam bastante curiosa (afinal ela consegue aguentar alguma dor xD) e assim nota-se que não à mais o contrato entre eles e sim um relacionamento que foi estabelecido e aceite pelos dois.

Só tenho que falar de mais uma personagem, a Mrs. Robinson, esta mulher é super irritante e neste segundo livro fica ainda pior.
Ela tem uma obsessão pelo Christian bastante esquisita, não cheguei a perceber se era apenas posse ou se lá no fundo o amo (que duvido e acredito mais na primeira).
Tenho pena de como a mãe do Christian soube do envolvimento do filho com a amiga, acho que ela não merecia saber assim, mas pelo menos foi melhor, assim pode ser que se afaste de vez.

Agora, em relação ao pedido de casamento....ohhhhh foi tão lindo, super simples e na hora certa, o Christian sabe o que quer e por isso não esperou mais, simplesmente pediu, mas ela não disse sim à primeira =(
Mas até foi giro a forma como ela disse "sim" a ele, gostei bastante, acho que pelo menos isto foi original =D

Gostei bastante do livro e agora sim aconselho vivamente a lerem a trilogia, nem que seja apenas por este segundo livro e acredito que o terceiro seja muito melhor e já estou loca para o ler =D

Classificação: 3,5 Estrelas

1 comentário:

  1. tenho muita pena de o livro ainda nao estar a venda nas livrarias para o poder comprar e ler, uma vez que no final do 1º livro, fiquei com a pulga a atras da orelha para o ler.
    Ainda bem que esta disponivel apartir de 2f para assim matar a minha curiosidade. por aquilo que aqui menciou ainda fiquei mais alerta...

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.