10/09/2012

[Opinião] Livro "Trocada" de Amanda Hocking

Sinopse: Primeira romance da Saga Trylle, Trocada é um fenómeno editorial sem precedentes. 
Uma história de amor arrepiante da maior revelação literária desde a saga Twilight. 
Aos seis anos Wendy escapa à morte quase por milagre - e quem a tenta matar é a própria mãe, acha que a filha não é sua, mas sim uma intrusa, trocada à nascença no hospital. Onze anos mais tarde, a estranha adolescente, de cabelos negros, começa a suspeitar de que a mãe, se calhar, até tinha razão. Na nova escola, mais uma entre tantas, ela sente-se posta à parte por todos. Menos por Finn Holmes, um rapaz silencioso e sombrio que se limita a olhá-la fixamente - e lhe desperta sentimentos contraditórios, um medo enorme, e uma irresistível atração. Finn é um Achador, que a procura há anos. E agora que a encontrou, quer levá-la para casa, para o reino dos Trylle, onde Wendy vai descobrir o que sempre suspeitou - ela é mesmo diferente, e tem poderes mentais muito mais poderosos do alguma vez imaginara.

Opinião:

A primeira vez que vi este livro o que me soltou logo à vista foi a capa (tal como muitas pessoas que conheço e que já leram o livro), pois é criativa e principalmente chamativa, as cores fores junto com o ar doce do campo e dos entrelaçados no título que me fizeram aproximar logo e quando li a sinopse fiquei rendida.
A forma como sofreu um ataque da própria mãe, eu amo histórias que tenham um pouco de acção, principalmente se for por pessoas próximas (eu sei que sou esquisita xD) e uma boa história tem que ter um certo rapaz misterioso e este não é excepção e foi por estes motivos que quis ler o livro.

Ao iniciarmos a leitura temos logo a explicação de quando a mãe da Wendy a tenta matar com uma faca de cozinha, quando a protagonista tinha apenas 6 anos, alegando que a Wendy matou o seu filho verdadeiro e ao longo dos onze anos seguintes Wendy tenta esquecer aquele dia e desde aí a sua mãe está numa clínica psiquiátrica.
Ao longo destes anos, devido ao seu temperamento forte, rebelde e agressivo, foi expulsa diversas vezes da escola e por isso tinha que se mudar periodicamente com o seu irmão Matt e a sua tutora/tia Maggie.
Mas como o que ela queria era ser normal Wendy decide no último ano escolar ser mais calma e tenta se encaixar na nova escola e fazer amigos, de forma a valorizar o amor e carinho do seu irmão e da sua tia.
Infelizmente tudo complica-se quando ela descobre que consegue manipular a mente (ou pelo menos até aqui pensa que pede e fazem tudo o que ela quer) e mais problemas surgem com o aparecimento de Finn.

Finn é do tipo de rapaz misterioso, bonito, mas que tratava Wendy de forma arrogante e de forma mandão, ele andava à procura de Wendy à anos e agora que a encontrou o seu trabalho é levá-la de volta à sua verdadeira família, só que tudo se complica quando Wendy começa a ficar completamente confusa e fica atraída por ele, mas ao mesmo tempo aterrorizada.
Mas tudo muda após Finn lhe contar a verdade, que realmente foi trocada à nascença e que toda a sua vida foi mentira e afinal a sua "mãe" tinha razão.
Tudo se complica e mais difícil é de aceitar quando Finn lhe conta que ela é uma Trylle, espécie de trolls, e além da persuasão, ela tem outros poderes que podem ser desenvolvido com o tempo e treino específico.
Wendy não é um Trylle qualquer, ela é a Princesa dos Trylles.

Assim sendo, Wendy parte com Finn para a sua verdadeira família e descobrir as suas origens.
Quando chegam à nova cidade, Wendy conhece Elora (a rainha), a sua mãe biológica e percebe o quanto hipócrita é aquela sociedade, mantida por uma mulher fria e sem sentimentos (pelo menos à primeira vista) e chagamos a pensar que os Trylles só querem os filhos por dinheiro, pois o que eles fazem é trocar o seu filho por um bebé de uma família humana rica e quando eles têm idade suficiente voltam para "casa" com o dinheiro da sua família "adoptiva" e Wendy diz logo que não aceita isso.

Ao longo da trama podemos ver a relação de amor/afecto que cresce cada vez mais entre Finn e Wendy, mas infelzimente Wendy é uma princesa e Finn um "empregado" que apenas serve a família real, fazendo com que este romance seja "proibido" e isto interfere na relação deles pois devido à forma como foi criado, ele tem valores muito altos e por isso não consegue aceitar o seu amor pela Wendy e acreditando que ficarem separados é o melhor porque se forem apanhados juntos ambos vão sofrer as consequências desse acto e Finn não quer que nada de mal aconteça à Wendy.
Para mim este foi o aspecto mais estúpido do livro, pois parece que retrocedemos séculos passados e os casamentos ainda são arranjados para ganharem mais fortuna.

Nisto tudo, Wendy também encontra um grande amigo em Rhys, um jovem humano da sua idade que mora com a sua mãe, que mais tarde Wendy descobre ser o filho verdadeiro da sua "mãe" humana, o que foi trocado à nascença.

Mesmo com o desgosto de um amor proibido, ainda mais problemas surgiram, pois alguém anda à procura de Wendy, pois ser a princesa infelizmente tem os seus contras.

Este é um livro de leitura rápida que nos prende da primeira à última página do livro, onde queremos saber mais e mais do que vai acontecer depois, sem dúvida uma fantástica história que já está na minha lista de favoritos!

Este primeiro livro eu gostei bastante, já li os outros dois a seguir e também gostei igualmente da narrativa, apenas não gostei do fim da história, mas isso conto na opinião do último livro xD

Classificação: 4 Estrelas

2 comentários:

  1. a mim também foi a capa que me apelou. o livro é muito giro :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei o livro! *.* Já li o segundo também. E agora estou a espera do terceiro. :)
    Beijos, Elisabete.
    P.S-Desculpa-me se eu fizer alguns comentários em postes antigo.

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.