07/12/2011

Opinião sobre o livro: "Um Momento Inesquecível", de Nicholas Sparks

Antes deste livro tinha livro outros dois, mas estava cheia de vontade de comentar este livro e então já escrevi xD
Assim que poder comento os outros.
P.S.: Já terminei o "Lições de Uma Cortesã" de Jenna Pertersen e tal como os outros, assim que conseguir, comento.

Sinopse:
O regresso do autor dos bestsellers O Diário da Nossa Paixão e As Palavras que Nunca te Direi com um romance terno e comovente acerca do verdadeiro significado da beleza, da generosidade, da perda e acima de tudo do poder mágico do amor. Nicholas Sparks conta-nos desta vez a história de dois adolescentes – Landon e Jamie Sullivan. Dois adolescentes com percursos antagónicos e interesses divergentes. Nada mais nada menos do que um jovem estudante boémio e descomprometido e a antiquada filha do pastor baptista de uma pequena cidade americana. Mas naquele estranho Natal de1958 Landon olhará Jamie com os olhos da paixão o que irá mudar radicalmente o rumo daquelas duas vidas... Uma obra com os direitos cinematográficos já vendidos à Columbia Tristar Warner.
O regresso do autor dos bestsellers O Diário da Nossa Paixão e As Palavras que Nunca te Direi com um romance terno e comovente acerca do verdadeiro significado da beleza, da generosidade, da perda e acima de tudo do poder mágico do amor.
Nicholas Sparks conta-nos desta vez a história de dois adolescentes – Landon e Jamie Sullivan. Dois adolescentes com percursos antagónicos e interesses divergentes. Nada mais nada menos do que um jovem estudante boémio e descomprometido e a antiquada filha do pastor baptista de uma pequena cidade americana. Mas naquele estranho Natal de1958 Landon olhará Jamie com os olhos da paixão o que irá mudar radicalmente o rumo daquelas duas vidas...


Opinião:

Este livro é sem dúvida maravilhoso, linda e super apaixonante.
Existe uma frase no livro que é dita pelo protagonista que acho que resume toda a minha opinião, esta frase encontra-se logo no início do livro (no prólogo) e a frase é: "No início vão sorrir, e depois vão chorar - não digam que não vos avisei."
Esta frase diz tudo, pois o início do livro é hilário com o que o Landon faz para se sentir mais "popular" na escola, tentando ser aquele rapaz bad boy, mas no fundo é apenas um adolescente que tenta encontrar o seu lugar no mundo e depois temos a típica mocinha inocente, a Jamie que não liga para o exterior dela e das restantes pessoas, mas sim para o interior delas, sendo uma rapariga simples e que tem um ENORME coração, sendo que até deixava de comer para dar a alguém com mais necessidades. Mas depois tudo muda.

No inicio dizemos: estes dois não têm nada a haver um com o outro, mas após uma peça de teatro que Landon não tem coragem de dizer não a Jamie o seu mundo muda completamente.
Primeiro tenta negar o que ele próprio sente, pois os amigos não aceitam a Jamie como ela é, mas com o tempo ele vai mudando e o seu amor fala mais alto.

Até aqui tudo bem, duas pessoas diferentes que se apaixonam, mas o que isto tem que diferente para tornar este livro em algo tão maravilhoso?
Não é apenas este amor, mas também por o que eles passam, Jamie é doente e sabe que dali a uns meses vai morrer. No início não conta nada ao Landon, mas quando ele descobre tudo muda entre os dois, o principal objectivo dele é que ela seja feliz pelo menos durante o que resta da vida dela.
Ele está todos os dias com ela, mesmo Jamie estar cada vez mais doente, até já não poder ir á escola, o amor fala mais alto e os dois chegam a casar, um maior sonho da Jamie.

No fim do livro, tal como no prólogo, vemos uma perspectiva do Landon 40 anos depois da morte da Jamie ao que ele diz que nunca a deixou de amar: "Ainda a amo, e nunca deixarei de usar a minha aliança. Em todos estes anos, nunca senti vontade de o fazer.".
E no início vemos que o Landon não tem perspectivas do seu futuro e não acredita em milagres, mas no fim do livro ele descreve que isso mudou: "...acredito agora que os milagres podem acontecer.", pois a seu amor pela Jamie á 40 anos atras o mudou para sempre.

Durante a leitura deste livro ri em vários momentos, mas principalmente fartei-me de chorar, por isso digo que a frase que citei no início desta minha opinião é o resumo total da minha opinião sobre o livro, um amor como este não acontece todos os dias, muitos não têm a oportunidade de sentir-se assim e é triste o trágico final destes dois apaixonados, as acho que é isto que torna esta história tão linda e perfeita.

Este livro é lindo, mas também tenho que comparar o livro ao filme (este que vi antes de ler o livro): claro que a história geral é a mesma, mas certos pormenores são diferentes, como o porquê de o Landon fazer a peça de teatro, entre outros assuntos, mas acho que o principal está lá e não consigo dizer se gostei mais do livro ou do filme, simplesmente são os dois perfeitos a sua maneira, diferentes mas iguais ao mesmo tempo xD

Espero que tenham gostado da minha opinião.
bjs

Classificação: 5 Estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.