04/07/2022

Opinião | "Ilusão de Amor à Espanhola" de Elena Armas

 


Iniciei esta leitura sem qualquer expetativas, achava que seria mais um romance idêntico a muitos outros, eu queria ler porque muitas pessoas estavam a falar bem, mas achava que não seria nada de especial. E estava completamente enganada. A pouco menos do meio do livro eu já estava completamente louca por estes personagens (principalmente pelo Aaron) e foi um livro incrível que tenho a certeza que irá estar nos meus favoritos do ano. Fiquei tão apaixonada que quando terminei eu fartei-me de partilhar.

A premissa é bastante engraçada, a Catalina está com um problema, ela tem que voltar ao seu país para o casamento da sua irmã e o seu ex-namorado é o irmão do noivo que vai levar a noiva. A questão aqui é que a Catalina é de uma cidade pequena em Espanha, onde todos falam sobre a vida dos outros e para parar de ouvir a sua mãe ela decide inventar que tem um namorado americano e que está muito feliz. O grande problema é que não existe nenhum namorado, muito menos americano. Agora para o casamento da irmã ela tem que aparecer com o seu suposto namorado que na verdade não existe. Quando Aaron, o seu colega de trabalho bastante irritante, ouve a Catalina a falar com a amiga sobre este problema decide ajudá-la porque também ele precisa de ajuda.

Eu fiquei completamente apaixonada por esta história, é sim muito lenta, o início não é fácil, mas a autora escreve tão bem que é impossível não ficar preso na história. O romance custa a acontecer, é um verdadeiro "slow burn" mas acreditem, quando acontece é fabuloso. É um romance daqueles de "cão e gato" onde os protagonistas ora estão a discutir, como logo a seguir já estão a tentar entender o que sentem. É uma história com todos aqueles clichés que amo, desde namoro falso, colegas de trabalho que se odeiam e que têm que conviver e claro apenas existir uma só cama (e acreditem é muito bom). São vários clichés, mas tudo fica tão bem que eu só queria ainda mais.

Logo desde o início do livro eu desconfiava de uma coisinha e foi tão bom quando percebo que era realmente aquilo, foi o culminar de tudo e achei brilhante da autora porque não esconde do leitor e só mostra o porquê de estar a acontecer aquilo. É simplesmente perfeito. Uma parte da trama passa-se na Espanha e o pouco que tivemos eu achei que foi muito bem escrito e deixou-me com uma vontade gigante de pegar numa mala e ir conhecer cidades como aquela pelo país daqui do lado.

Para mim os personagens foram bastante bem desenvolvidos, a Catalina é aquela mulher forte e independente, mas claro, quem nunca se sentiu incomodado com aquela tia a perguntar "já tens namorado?", "quando casas?". Por isso compreendo perfeitamente o sentimento da Catalina de não querer aparecer sozinha no casamento, muito menos quando tem o ex-namorado lá e ela quer mostrar que conseguiu algo até melhor. O único aspeto menos positivo que acho neste livro é esta história dela com o ex, o que aconteceu foi estranho e acho até que um pouco problemático, mas como foi algo que aconteceu no passado (e não é o foco do livro) deixei de lado e não influenciou em nada a minha opinião final.

Já o Aaron, como começar a falar deste homem que fiquei completamente babada por ele? O homem é perfeito. Ele tem sim alguns segredos, mas quanto mais o ia conhecendo, mais dele eu queria. O Aaron é aquele homem que vai fazer de tudo para agradar e ajusta-se facilmente às diferenças. No início pensamos que ele é muito sério e "certinho", mas depois vamos conhecer um novo Aaron que é divertido, alegre e que consegue cativar qualquer pessoa. É lindo, amei e é por isso que já está no meu top de melhores personagens masculinos do ano!

Ilusão de Amor à Espanhola é um livro que surpreendeu e deixou-me completamente louca pela escrita da Elena Armas, já quero ler tudo dela. Se querem um romance leve, divertido com uma pitada de sensualidade, este é o vosso livro, leiam e apaixonem-se pela história da Catalina e do Aaron.

Leitura com o apoio Marcador | Editorial Presença!

1 comentário:

  1. Fiquei com vontade de ler o livro pela história que descreve.
    Será concerteza uma bela opção de leitura.

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.