21/01/2021

Opinião | "The Prom - O Baile de Finalistas" de Saundra Mitchell

 

Assim que vi que este livro ia ser lançado por cá fiquei super curiosa. Já tinha ouvido falar sobre o musical da Broadway e era só pontos positivos. Por isso iniciei a leitura com altas expetativas e posso dizer que ainda foi melhor do que estava à espera. Adorei desde o início ao fim, mesmo a parte inicial eu tenho que dizer que gostei porque infelizmente ainda acontece desta forma e as pessoas ainda estão muito "fechadas" e depois o livro ganha uma dimensão completamente diferente e eu adorei ler esta história da Emma e da Alyssa.

A premissa é simples, a Emma e a Alyssa namoram mas ninguém sabe, mas prometeram que no dia do baile a Alyssa ia contar a todas as pessoas, incluindo a sua mãe. O problema é quando descobrem que a Emma quer levar a namorada ao baile, a cidade toda junta-se em protesto contra a ideia de algo ser "diferente", não aceitam e chegam mesmo a ameaçar cancelar o baile.

Toda a ideia é bastante preconceituosa, o início do livro é bastante difícil, existem frases que me repudiaram imenso, mas só mostra que ainda existe pessoas assim e que é necessário educar estas pessoas a serem pessoas mais "abertas" e a verem a verdade. Esta primeira parte do livro foram muito difíceis de ler e principalmente era muito difícil ver a Emma a reagir a tudo isto. Já a segunda parte foi mais leve e divertida e admito que até chorei no final.

Eu adorei ambas as personagens, a Emma é incrível, uma jovem bastante determinada que sabe o que quer e vai lutar até ao final. Já a Alyssa houve partes que irritou-me um pouco, mas compreendi, afinal de contas é apenas uma jovem que tem que ir contra a ideias da mãe para conseguir mostrar quem realmente é. Quando somos jovens temos a tendência de dramatizar tudo e cada problema é o fim do mundo, por isso é normal as atitudes da Alyssa e no final eu passei a gostar imenso dela.

O livro também tem uma mensagem interessante sobre como os famosos fazem de tudo para continuarem a serem "falados". Dois atores vêm o que está a acontecer com a Emma e vão tentar ajudá-la a conseguir o que quer, o problema é que nem tudo é feito pelas melhores intensões. É algo que dá para refletir sobre a atualidade e foi outro aspeto que gostei imenso até que no final eles realmente ajudam a Emma e conseguem ter um papel bastante importante. 

Um livro que começa por mostrar como algumas pessoas ainda pensam de algo que consideram "diferente" e termina com um romance super fofo e mensagens muito importante. Nunca vi o musical, mas o livro está muito bom, recomendo imenso, acreditem, vão adorar conhecer estes personagens!

Foi uma leitura que não conseguia largar de tão bom que é, só queria saber o que iria acontecer e como tudo seria resolvido. Ficamos completamente presos a esta narrativa, pois queremos o melhor para a Emma e para a Alyssa e quem deveria ajudar (os adultos), são os primeiros a apontarem o dedo e a julgarem. É uma leitura incrível que recomendo imenso, seja para jovens ou para adultos, cada um tem o direito de ser como é e ninguém tem a ver com isso. Um livro maravilhoso que mostra que ainda hoje em dia existe discriminação e cada um tem o direito de ser como é!


Leitura com o apoio:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.