12/01/2021

Opinião | "O Cardeal" de Nuno Nepomuceno

 


Nuno Nepomuceno é um autor que só conheci o ano passado e o que eu li eu simplesmente adorei. Como tal, estava com altas expetativas para este novo livro do autor que tinha tudo para ser excelente, as expetativas já estavam altas, mas o Nuno conseguiu "ir mais além" e trazer um livro extraordinário que ainda conseguiu superar as minhas expetativas. Eu já sabia que o autor era bom, mas este livro é a prova do excelente trabalho do autor e o quanto ele é incrível. Acreditem, este livro está sensacional, eu já esperava algo muito bom, mas conseguiu ser algo surreal que ficamos completamente presos do início ao fim.

A premissa inicial do livro apresenta-nos duas situações distintas que vão influência todo o livro. Em Cambridge uma criança é encontrada morta e pensam que o culpado é Adam Immanuel, um escritor famoso. Por outro lado, na Cidade do Vaticano, o novo Papa foi assassinado, agora é necessário um novo conclave, mas alguém continua a espalhar informações comprometedoras sobre os homens do Vaticano. O professor universitário, Afonso Catalão, acaba de receber uma proposta bastante interessante para voltar a Cambridge, aqui Afonso terá que lidar com alguns assuntos do passado, mas também entra numa investigação para perceber o que anda a acontecer naquele local.

Só por si, o livro já promete imenso, mas o melhor é quanto mais vão descobrindo desta história mais intrigante tudo vai ficando e queres tentar juntar as peças e logo aparece mais alguma coisa que vai confundir. Eu cheguei a um ponto que já imaginava tudo, mas admito, nunca pensei naquele final. Normalmente num livro deste género eu consigo logo adivinhar, ou pelo menos desconfiar, o final, mas neste livro foi impossível. É tanto pormenor que leva a diferentes caminhos que só quando tudo é ligado é que compreendes que realmente faz sentido. 

Relativamente as personagens, neste livro vemos um lado do Afonso mais sensível. Aqui acontece algo que o vai abalar imenso, mas a família dele ajudá-lo a ultrapassar tudo. Também todas as cenas familiares foram bem desenvolvidas e gostei imenso, estas partes deram um ar mais leve ao livro que era preciso de vez em quando, dando assim um equilíbrio perfeito. O Afonso continua a mostrar a sua grande inteligência e a Diana é bastante perspicaz, juntos são uma dupla imparável. Os personagens secundários, destaco o Alex, ele é um escritor que esconde alguns segredos e gostei da sua história. O que ele passa não é incomum e achei interessante ser retratado desta maneira.

A escrita do autor é impecável e a forma como ele consegue misturar os acontecimentos anteriores com os do presente faz com que a história fique ainda mais interessante. O autor dá-nos muita informação, mas a forma como ele a transmite não torna cansativo, pelo contrário, conseguimos reter tudo de uma forma bastante tranquila e só queremos descobrir cada vez mais. Eu fiquei completamente rendida a este autor e só quero ler mais dele. Achei bastante inteligente a forma como o autor trouxe os temas tratados e como no final tudo se interligou, tudo tinha um motivo e quando percebemos tudo ficamos chocados. 

Outro aspeto é que eu recomendo que leiam a série por ordem, este é o quinto, mas se por alguma razão quiserem ler já este, digo que podem, mas aviso já que vão ter alguns spoilers sobre a vida do personagem principal, por isso leiam por ordem, mas acreditem vale imenso a pena! Sem dúvida que foi uma leitura incrível, foi a primeira de 2021 e estou bastante feliz por ter tido a oportunidade de ler este livro em primeira mão, ainda não estou em mim do quanto adorei esta história e agora só resta esperar pelo próximo que já estou ansiosa.

Leitura com o apoio:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.