31/07/2020

Opinião | "Rosa Azul" de Catarina Broco


Rosa Azul é um livro pequeno mas que traz uma história forte e interessante. No início parecia uma coisa, mas depois a autora desenvolve algo novo e diferente que fez com que o livro tivesse um toque inovador e diferente. O livro é bem pequeno, lê-se muito rapidamente e quando percebemos já estamos na última página.

Neste livro conhecemos a Marlene e o Irma dois jovens completamente apaixonados. O problema é que os pais de Marlene já tinham outros planos para a filha e ela vê-se separado de Irma. Anos mais tarde os dois reencontram-se e as lembranças do passado voltam para os dois. A história é muito rápida e em poucas páginas vemos todas as mudanças que a vida fez a ambos os personagens, em alguns momentos é triste, em outros felizes.

Digo desde já que gostei da história, o melhor é que é uma leitura bastante rápida e principalmente bastante envolvente. Quando conhecemos estes dois personagens só queremos ir até ao fim e perceber o que vai acontecer e com isto é impossível largar o livro. Sem dúvida que a escrita da Catarina é bastante envolvente e até poética em alguns momentos. Outro aspecto positivo é que não estava nada à espera do que a autora preparou para a nossa protagonista. Quando li a sinopse esperava outra coisa completamente diferente e sim, gostei que fosse diferente porque foi surpreendente no bom sentido e mostrou o quanto a personagem evoluiu e que os sentimentos não são algo único, mas que podem sim ser desenvolvidos com o tempo.

Mas admito que também tive alguns problemas, tenho a certeza que foi esta a intenção da autora, afinal como já disse, a escrita chega a ser poética e quase abstracta. O problema é que eu não sou muito fã deste tipo de escrita, eu prefiro quando tudo é descrito ao pormenor e nada é "deixado no ar". Outro problema é que o livro é tão pequeno e mesmo assim temos vários pontos de vista, achei desnecessário, apenas de um só personagem (no máximo da Marlene e do Irma) era o suficiente e acho que teria ficado muito melhor.

Mesmo assim, eu gostei da história e sinceramente fiquei com curiosidade, talvez teremos a história da "rosa amarela"? Têm que ler o livro para entenderem a referência! Acima de tudo, fiquei curiosa para ler mais da autora, principalmente o livro "Fruto Proibido" que fala sobre incesto. Já leram algum livro da Catarina Broco?

Leitura com o apoio da autora!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.