15/07/2020

Opinião | "A Célula Adormecida" de Nuno Nepomuceno


Quando houve o primeiro lançamento deste livro eu fiquei curiosa, mas devido a tantas leituras pendentes nunca adquiri o mesmo. Mas assim que vi esta nova reedição, percebi que estava na altura de finalmente ler Nuno Nepomuceno, afinal de contas já tinha lido opiniões incríveis sobre o autor e é um nacional e temos que ler os nossos autores. Primeiro vamos falar sobre esta nova edição, que capa linda que a Cultura Editora trouxe para esta livro, sem dúvida que chama muito mais a atenção e é incrível. Claro que a capa não é tudo num livro, mas vamos ser sinceros, ajuda imenso e esta é incrível.

Sobre a história, desde o início que temos vários acontecimentos e percebemos que vamos ter várias personagens. No começo do livro temos logo um acontecimento trágico que vai dar origem a toda a trama e que admito que fiquei completamente chocada, não estava nada à espera de algo tão forte logo nas primeiras páginas, mas deu para perceber que o autor não estava para brincadeiras e que iria ser um livro forte. Ao longo do livro vamos conhecendo o Afonso Catalão, professor universitário que esconde vários segredos do seu passado. Após um ataque terrorista, o professor vê-se no meio de uma investigação que irá trazer memórias do seu passado.

O livro traz-nos temas como o terrorismo, os refugiados e principalmente a cultura e a religião. Admito que o início do livro foi um pouco lento, afinal temos a apresentação de várias personagens e principalmente de uma cultura e religião que tenho pouco conhecimento e foi um choque ter tanta informação nova de uma só vez. Mas o autor sabe explicar tudo de uma forma bastante explícita e sem ser em demasia. O Nuno coloca "apenas" as informações que são necessárias para o leitor compreender o que está a acontecer o que faz com que rapidamente já estejamos envolvidos na história e consigamos entender alguns pormenores mais específicos da religião. 

Um dos aspetos que chocou-me imenso foi que o livro já foi lançado inicialmente à alguns anos mas é tão atual que sejamos sinceros é muito triste. Fora a trata principal e da investigação para entender o que está a acontecer no nosso país, percebemos o quanto ainda somos um país onde existe xenofobia e racismo que nos dias de hoje já deveria ser algo impensável. E não, não é nas gerações mais antigas, pelo contrário, neste livro o autor não teve medo e mostrou o quanto os jovens ainda hoje não aceitam, e principalmente não compreendem, as diferenças étnicas e culturais.

Ao longo do livro conhecemos várias personagens e sim, gostei do Afonso, achei a história dele interessante a cada página queria saber mais sobre o seu passado. Mas houve uma pequena família  em especial que tocou-me imenso. Esta família aparece logo na primeira página e passam por tanta coisa difícil que fiquei bastante sensibilizada e depois quando acham que estão seguros, acontece ainda pior. Chorei imenso com esta família, o autor mostrou a realidade destas pessoas no nosso país e sim, acontece e é bastante triste. Aqui é quando podemos e devemos colocar em causa onde está o limiar entre o bem e o mal, afinal quem é que está errado? Uma história triste que partiu-me o coração.

O que posso concluir é que Nuno Nepomuceno é uma referência no que toca a policiais, já tem vários publicados e mesmo ainda só tendo ler este já percebo que este autor é magnífico. A sua escrita é descritiva no ponto certo, dando a informação ao leitor no momento que é necessário deixando o leitor na expectativa, de forma a não conseguir parar de ler até descobrir toda a verdade. Adorei esta leitura e sem dúvida que quero ler muito mais do autor, principalmente os próximos livros desta série porque acredito que o Afonso Catalão ainda tem muito para dar a conhecer nos próximos livros.

Para mais informações sobre o livro: Cultura Editora

Leitura com o apoio:

1 comentário:

  1. Também tive o prazer de ler este livro nesta nova edição - que é mesmo linda - e foi incrível descobrir uma nova série para seguir atentamente, bem como este autor nacional de talento inegável.

    Não Digas Nada a Ninguém

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.