02/04/2019

Filme | AFTER

Fonte
After é um filme baseado no livro de Anna Todd, se lerem a minha opinião ao livro (opinião aqui) ficam a saber que eu já não adorei o livro, a história tem imensas falhas, mas o melhor era ser um new adult cativante. Mas claro, num filme não poderiam fazer igual, isso é verdade, mas em vez de uma relação abusiva e da ingenuidade de uma jovem (que é basicamente o que o livro trata), o filme ficou um drama adolescente que nem parece ser passado na faculdade. 
Por isso vou analisar este filme em duas perspetivas, uma sendo adaptação de um livro e uma outra sendo se eu não tivesse lido o livro.
Analisando primeiro o filme como uma pessoa que não leu o livro, digo que é um filme juvenil interessante. A premissa é cativante, pode ser sim cliché, mas se virmos bem não existe no cinema muitos filmes desde género. Se eu não tivesse lido o livro e tivesse menos uns sete ou oito anos eu teria adorado, seria daquele  tipo de filme que iria ver e rever imensas vezes. Os temas que são tratados também são interessantes, existem sim alguns que são tratados de forma correta e que acredito que vai abrir os olhos a muitos adolescentes. Mas outro tipo de assuntos foram lançados ao ar e pouco debatidos, mostrando mesmo que são banais, o que pode ser bastante perigoso para alguns adolescente.
Caso não tivesse lido o livro, eu diria que está um filme querido e que recomendo para quem gosta de um romance entre dois jovens, com um pouco de drama pelo meio. É romântico, divertido, os adolescentes vão rever-se em alguns personagens e trata temas fortes como já indiquei, ou seja, um filme interessante. Fora que a banda sonora está espetacular, esta é das primeiras coisas que atrai o espetador, conseguirem colocar as músicas adequadas nos momentos certos e são todas bastante boas.

Fonte
Mas como eu li a série toda, é notório que está sim bastante diferente, já tinha visto várias entrevistas da autora onde ela disse que quando ela escreveu o livro ela tinha outra mentalidade e com o filme deu para alterar alguns aspetos que, se fosse hoje, ela teria escrito de forma diferente. Acontece que realmente houve grandes mudanças, algumas boas e outras estranhas para quem leu os livros.
Começo por dizer que têm que ir ver esta adaptação com uma outra mentalidade, esqueçam os pormenores, foquem-se apenas no geral e vejam o filme como uma "nova versão" de After. A partir do momento em que divulgaram a classificação etária do filme já sabia perfeitamente que não iria ser tão forte e que a maioria dos assuntos seriam tratados de uma forma mais superficial. 
E assim foi, no filme temos um foque maior no romance e nos problemas dos personagens, tudo o resto é mais simples e não tão chocante. Se o livro eu digo que é uma espécie de 50 sombras para jovens, o filme é apenas um romance de adolescente.

Não vou estar aqui a fazer uma comparação livro x filme, porque isso não só iria fazer com que tenha que dar imensos spoilers, como não é o objetivo da minha opinião. Mas tenho que dizer que houve sim cenas novas, uma ou outra foi interessante, mas outras eu cheguei ao final a pensar que em vez daquelas novas porque não colocaram uma cena do livro? Por isso sim, existe muitas mudanças, mas talvez a maior que temos é a personalidade da Tessa que no livro é demasiado "criança" e no filme temos uma jovem que entrou na faculdade e que quer criar o seu próprio futuro. Este aspeto já era um pouco visível no trailer e gostei bastante desta mudança.

De tudo, o que mais gostei, foi a parte da literatura. Nos livros é uma parte muito importante da relação do Hardin e da Tessa, mas visualmente é mais forte e até acredito que um dos pontos positivos é que pelo menos teremos mais leitores. Afinal o Hardin ensina que ler pode ser sexy sim, muitos de nós já sabíamos, mas se existe uma coisa boa nestas personagens para os espetadores mais jovens é o gosto pela literatura.

Agora o mais polémico: o fim. Anna Todd já tinha dito que o fim era diferente ao livro, mas eu não imaginava que era tão diferente. Vão com a mente aberta e aceitem como uma adaptação e não como  uma cópia do livro. Na minha humilde opinião, acho que tiveram medo que não tivesse sucesso e caso não fizessem uma continuação até seria um final bom. Sucesso acho que fez, mas isso só saberemos quando estrear.

Fonte
Agora, algo que não compreendi é que temos pelo menos duas cenas no trailer que não aparecem no filme. Não percebo isto de colocarem coisas no trailer quando elas não vão estar no filme, para isso estariam nos extras depois no DVD e não no que apresenta o filme. Sinceramente não entendi, até pensei que talvez em Portugal não tivesse sido mostrado o filme completo, mas a verdade é que faltou cenas de segundos e se disseram que era o filme completo eu acredito, agora o porquê de colocarem cenas no trailer que não aparece no filme é que já não entendo.

Relativamente aos atores tenho que dizer que adorei a interpretação da Josephine e do Hero, ela eu achei desde o início que seria a Tessa perfeita, já ele eu tinha algumas dúvidas, mas no filme admito que ficou um excelente Hardin. Talvez faltou mais tatuagens e piercings, mas apenas na caracterização, porque de personalidade ambos foram perfeitos a interpretar estes papeis.
Outro aspeto que gostei bastante foi da química entre eles, isto é algo que se nota logo na primeira cena que estão juntos. Como tal, se no início estava receosa da escolha do Hero como Hardin, o filme tirou todas essas dúvidas e admito que gostei imenso.

Amor, influências, amizades tóxicas, álcool, drogas e problemas familiares são alguns dos tópicos retratados neste filme de uma forma bem visível. Infelizmente os jovens hoje em dia são mais de "imitar" do que ver apenas o filme e retirar algumas mensagens, por isso digo que alguns assuntos deveriam ter sido tratados de uma melhor forma, mas no geral é sim interessante e acredito que muitos adolescentes vão identificar-se com alguma personagem.

Por último quero deixar uma dica, se ainda não leram a série e são daquelas pessoas que vão ler o primeiro livro para irem ver o filme, digo já que ler apenas o primeiro livro não é o suficiente. Não é spoiler, é apenas uma dica, para compreenderem bem o filme leiam, pelo menos, o primeiro e o segundo!

Para quem não teve a oportunidade de assistir ao filme nas sessões do dia 27, o filme estreia já no próximo dia 11 de Abril e já podem adquirir os bilhetes!

1 comentário:

  1. Muito antes de ter sido publicado um livro, já eu lia essa história, como fanfiction dos 1D, no Wattpad. Foi uma história que marcou a minha adolescência, pois fazia alusão a diversos temas. Para além disso, o facto de envolver a fantasia em torno do Harry Styles, ainda fazia com que eu me interessasse mais por isso. Hoje, tenho a plena noção de que a relação deles era completamente tóxica. Quero ver o filme porque tenho realmente curiosidade, especialmente porque nem tudo vai ser igual ao livro, mas não estou realmente com muitas expectativas!

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.