22/06/2015

Opinião | "After" de Anna Todd

Título: After
Autor: Anna Todd
Tradução: Teresa Rebelo da Silva
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 528
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722355193
Dimensões: 149 x 230 x 30 mm
Encadernação: Capa mole

Sinopse: Tessa Young é uma jovem reservada e estável que sai de casa da mãe, uma mulher autoritária e preconceituosa, para iniciar os seus estudos na universidade, separando-se pela primeira vez do namorado de sempre, Noah, um rapaz doce e amoroso. Logo no primeiro dia, conhece a sua companheira de quarto, Steph, e os amigos desta, entre os quais Hardin, um inglês insolente, cheio de tatuagens e piercings. Rápida e inesperadamente, Tessa e Hardin iniciam uma relação intensa mas atribulada, pois ele é um bad boy que só arranja problemas. Tessa tem de tomar uma séria e dolorosa decisão: será que faz sentido trocar Noah por Hardin, desiludindo a sua superprotetora mãe e sabendo que a sua vida nunca mais será a mesma? A menos que... poderá ser por amor? 
After é o primeiro livro de uma série criada por Anna Todd cujos personagens são inspirados na banda britânica One Direction. É um caso surpreendente de fanfiction, um fenómeno que começou na plataforma Wattpad, teve mais de mil milhões de leituras e tornou-se no livro mais falado da Internet!

Opinião:

Comecei a ler este livro devido a ser um New Adult e nem sequer liguei ao facto de que as personagens são baseadas na banda One Direction, eu nem gosto das músicas deles, apenas li o livro devido ao género e que a história, que li na sinopse, agradou-me bastante e tenho que admitir que fui com altas expectativas, não com altas expectativas ao ponto de pensar que o livro seria perfeito, mas fui ler a pensar que iria gostar do livro tal como gosto de muitos outros livros new adult clichés. Mas não foi isso que aconteceu, fora ser cliché ao alto nível, a história é pobre e apenas enrola e enrola, não traz nada de novo, mas talvez se tivesse pouco mais de 200 páginas, em vez das mais de 500 que tem, fosse algo divertido e bom, mas não a autora decidiu escrever um livro gigantesco, onde quase nada se passa.

A história de After é bastante simples e previsível, basicamente conta-nos a história de Tessa, uma rapariga ingénua e virgem que acaba de entrar na universidade e apaixona-se pelo bad boy do local e claro, ele e os amigos aproveitam-se da ingenuidade da Tessa, sim é basicamente isto e é óbvio que mais de 500 páginas para contar apenas isto, não iria dar certo.

No geral eu gostei da história, mas se a autora tivesse contado esta história em menos páginas, ficaria muito melhor e menos cansativo. As personagens são irritantes, a Tessa é demasiado ingénua e bastante influenciável (isso notou-se logo pela relação que ela tinha com a mãe) e quando vê um mundo completamente diferente, literalmente ela deixa-se ir sem tentar perceber bem o que está a fazer, é irritante ver as más escolhas da Tessa, ao longo do livro só me apetecia entrar na história, dar duas bofetadas nela e dizer-lhe para acordar para a vida. Já o Hardin, também o achei irritante, ele faz de tudo para se aproximar da Tessa primeiro com um certo fim, mas depois ele diz que tudo mudou e apaixonou-se por ela, mas em vez de fazer o certo, apenas faz pior, é irritante ler as escolhas que ele faz.

A história criada por Anna Todd é bastante simples, um new adult bastante cliché, a escrita é simples e rápida, não é muito desenvolvida, mas lê-se bem e envolve o leitor, mas sinceramente estava à espera de muito mais (ou será menos?), pois se tudo fosse compactado e direccionado ao ponto certo, talvez tivesse um excelente conteúdo e fosse uma leitura bastante atractiva, mas como não foi isso que aconteceu, apenas cansa o leitor com tanta ingenuidade e um monte de acções repetitivas ao longo da história.

Eu falei bastante mal deste livro, mas tenho que admitir que o que acontece nesta história, acontece bastantes vezes no mundo real, talvez mais na época do secundário, do que já na universidade, mas a verdade é que existe jovens que são maldosos e este livro mostra que não devemos acreditar em tudo o que nos dizem, é um bom exemplo para os jovens "acordarem para a vida" e tomarem mais atenção a seu redor e principalmente questionar mais e não aceitar qualquer resposta, procurem saber se é realmente verdade o que vos estão a dizer e se não for, não voltem a confiar.

Recomendo este livro a quem gosta de new adult, pois se tantas pessoas gostaram, podem e devem ler para terem a vossa própria opinião. Mas, se estão a pensar não ler devido a ser uma história baseada nos One Direction, digo-vos que a única coisa que foi inspirada na banda é o aspecto físico dos personagens masculinos, de resto tudo é diferentes, desde já não existe banda nenhuma na história e são todos rapazes universitários.

Por último, tenho que dar os parabéns à Editorial Presença, a editora fez muito bem em alterar a capa, eu adoro o que fizeram, foi uma das razões pelo qual comprei o livro, as cores e os desenhos são super atractivos e ficam super bem.

Classificação: 3 Estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.