02/11/2018

Opinião | "Três Coroas Negras" de Kendare Blake

Título: Três coroas negras
Autor: Kendare Blake
ISBN: 978-972-0-03036-8
Edição ou reimpressão: 07-2018
Editor: Porto Editora
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 235 x 22 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 328

Sinopse: Três rainhas negras,
Fruto da mesma terra.
Três gémeas meigas,
Agora entrarão em guerra.
Três irmãs negras –
Quais delas não se adivinha –
Mas duas terão de morrer:
Só uma será rainha.
A CADA GERAÇÃO, NA OBSCURA ILHA DE FENNBIRN, NASCEM TRÊS IRMÃS GÉMEAS.
Três rainhas herdeiras de um só trono, cada uma possuindo um poder mágico muito cobiçado. Mirabella é capaz de inflamar o incêndio mais violento ou a tempestade mais terrível. Katharine consegue ingerir um veneno mortal sem sentir os seus efeitos. De Arsinoe diz-se capaz de fazer florir a rosa mais vermelha e controlar o leão mais feroz.
Mas para uma delas ser coroada rainha, não basta ter a linhagem certa. As trigémeas terão de conquistar o seu direito à coroa, lutando por ele… até à morte.
Na noite em que as irmãs completam 16 anos, a batalha começa. E a rainha que sobreviver, conquistará a coroa!

OPINIÃO:
Assim que este livro saiu eu fiquei super curiosa, a capa é linda e lá fora muitas pessoas andavam a falar bem e a premissa cativou-me, afinal temos três irmãs onde apenas uma pode sobreviver e ser rainha. Assim que comecei a leitura percebi logo que seria uma história onde era complicado entrar no mundo que a autora criou, temos muitos pontos de vistas e todos de diferentes lugares e é complicado entender tudo de uma só vez. Admito que demorei bastante tempo para avançar das primeiras páginas, era muita informação de uma só vez, muitos nomes, muitas "regras" diferentes e muito para absorver. Mas assim que percebemos o que a autora criou e tudo o que ela pretende deste mundo, tudo encaixa-se perfeitamente e rapidamente conseguimos avançar na leitura de uma forma bastante viciante.

Três Coroas Negras apresenta-nos três irmãs gémeas que muito novas foram separadas e criadas em partes diferentes deste reino por três "famílias" diferentes que vão treinar a respetiva jovem para que um dia seja coroada rainha. Cada uma tem um tipo diferente de magia e é criada de forma a conseguiu utilizar o máximo do seu poder, para que quando façam 16 anos lutem e apenas uma fique viva e governe o reino. Mirabella, Katharine e Arsinoe são as protagonistas desta aventura que vão ultrapassar por imensos obstáculos, sejam físicos como emocionais para conseguirem alcançarem aquilo que acreditam.


Quando eu vi várias pessoas a falarem sobre esta história, pensava que iria gostar mais de uma rainha, pensava que iria identificar-me mais com uma do que com as outras, mas a verdade é que ao longo da trama é impossível escolher apenas uma. As três são maravilhosas à sua maneira e é impossível dizer  com qual identifico-me mais, até digo que, pelo menos neste primeiro livro, não tenho uma favorita. Cada uma é diferente à sua maneira e cada uma tem as suas forças e fraquezas.

A Katharine talvez foi a que eu tive mais pena, ela supostamente é imune aos venenos, mas o seu corpo ainda é frágil e sempre que utilizam venenos nela ela fica bastante doente A forma como ela é tratada até é um pouco triste, querem que ela seja vista como "a mais poderosa" a toda a força, nem que ela tenha que sofrer com as consequências. Algumas partes só queria espancar aquelas pessoas e abanar a Katharine, afinal não é ela que poderá ser a futura rainha? Como se deixa rebaixar daquela maneira? Gostei dela sim, mas a forma como foi criada é muito triste. Depois temos a Mirabella que é vista como a mais poderosa das três, é a que controla melhor o seu poder, mas como tudo tem muitas fraquezas e uma delas é não aceitar que tem que matar as próprias irmãs. Gostei dela, mostrou ter um bom carácter. Por último temos a Arsinoe, das três é a que ainda não desenvolveu os seus poderes, com isto vai meter-se em imensos problemas, afinal de contas o que importa é mostrar quem é a mais poderosa. A Arsinoe mostrou-nos o outro lado da magia e faz com que o leitor perceba que este mundo criado por Kendare Blake é muito maior do que inicialmente parecia.

Um dos pontos que mais gostei de ver neste universo é que temos uma presença feminista bastante forte. Aqui são as mulheres que são o mais forte e os homens servem a elas. É interessante ver este aspeto num livro de fantasia e sem dúvida que foi um grande ponto positivo e diferente do habitual. Outro aspeto interessante é que temos reviravoltas atrás de reviravoltas. Quando pensamos que percebemos para onde a história está a seguir, a autora surpreende-nos com algo que não estamos nada à espera e muda por completo o rumo da história. Isto faz com que a trama seja sempre super cativante e uma leitura surpreendente.

A escrita no início é um pouco complicada, afinal temos muitas descrições de um mundo novo, mas assim que percebemos o que a autora criou entramos inteiramente nele e torna-se bastante simples e rápido de compreender toda a trama. A autora foi bastante inteligente em mostrar vários pontos diferentes e no fim consegue interligar toda a história e percebemos realmente o porquê de ter que ser assim. Kendare Blake sabia o que estava a fazer, pode não parecer no início, mas quando chegamos ao foco principal tudo encaixa-se perfeitamente e é maravilhoso. Sem dúvida foi um fantástico início para uma série que acredito que ainda vai surpreender bastante e estou bastante curiosa para saber o que a autora preparou nos próximos volumes.

Leitura com o apoio:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.