18/08/2014

Opinião | "Para Sempre, Talvez" de Cecelia Ahern

Título: Para Sempre, Talvez
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Editorial Presença
Edição/reimpressão: 2005
Páginas: 364
ISBN: 9789722334624
Coleção: Champanhe e Morangos
Sinopse: Cecelia Ahern, filha do primeiro ministro irlandês conquistou a popularidade e o sucesso de vendas no seu país natal e tornou-se conhecida em mais de 40 outros países com o seu romance estreia P.S. Eu Amo-te. Na esteira do primeiro livro, Para Sempre, Talvez promete revelar-se um novo bestseller. Rosie e Alex vivem em Dublin e conhecem-se desde a escola primária. Sempre se mantiveram amigos e passaram juntos por muitas experiências desde a gravidez, ao casamento e divórcio. Um dia a distância separa-os: Alex parte com os pais para os Estados Unidos e Rosie sente-se muito sozinha. Consciente de que iria encontrar a felicidade junto de Alex, planeia ir ter com ele a Boston mas o destino força-a a manter-se na Irlanda. Uma série de malentendidos e azares deixa-os afastados e quando finalmente se reencontram não sabem o que fazer com a atracção que esteve sempre presente. Contado inteiramente através de correspondência escrita desde emails a cartas é um romance subtil e encantador sobre as nuances da amizade e amor.

Opinião:

Primeiro que nada eu tenho que dizer que não estava nada à espera de um livro assim, nunca tinha lido um assim e talvez por isso é que eu não gostei nada da narrativa, a história é contada em forma de emails e cartas, ou seja, não temos texto seguido e sim um monte de email e cartas seguidos e temos que entender a história ao longo das mesmas, o que torna a leitura, na minha opinião, bastante cansativa e por um lado não gostei muito do tipo de texto, mas que é diferente lá isso é.
O livro conta a história da Rosie e do Alex, dois amigos que se conhecem desde criança e são inseparáveis, mas tudo muda quando Alex é obrigado a mudar-se com a família. Eles continuam a falar através de email e cartas e combinam que a Rosie vá para a faculdade onde o Alex mora, mas algo inesperado no baile de finalistas acontece e os planos são estragados definitivamente. Ao longo do livro vimos como a vinda dos dois é mudada ao longo dos anos e diversos mal entendidos e imprevistos fazem com que nenhum deles admita o que sente um pelo outro o que leva anos e só após casamentos, divórcios e montes de outras coisas faz com que eles fiquem juntos, mas acreditem muitos, mas mesmo muitos anos depois, ok vou dizer, apenas já quando eles têm 50 anos é que ficam juntos, SIM 50 ANOS, COMO É POSSÍVEL???? Sim chorei como uma madalena arrependida ao longo de todo o livro, não conseguia parar, para mim não fazia sentido alguns dos acontecimentos. Ok eu só tenho 21 anos e não sei nada da vida, mas por favor, eles desperdiçaram tanto tempo ...
Como já disse, para mim a leitura foi cansativa, mas a história é bonita, não é um conto de fadas, mostra bastante a realidade e eu, quando leio um livro de romance quero ler algo diferente da realidade, afinal de contas já basta a vida real.
Não é dos meus livros favoritos (principalmente pelo tipo de narrativa), mas recomendo para quem gosta de ler livros reais e com grandes passagens de tempo.
Agora estou é ansiosa para ver o filme (Love, Rosie), pelo trailer que vi, notei que vão alterar bastantes coisas e não sei se irão fazer passagens de tempo tão grandes (espero que não), mas mesmo assim quero ver, pois pode ser que mudem para melhor.

Classificação: 3.5 Estrelas

Comprar livro: Editorial Presença ou Wook

1 comentário:

  1. Eu não sei se aconteceu o mesmo contigo mas eu mudei de um gasóleo para este a gasolina e estou a dar-me super mal com a embraiagem... faz imenso barulho a arrancar... sinto que o espatifo todo e pânico... o meu pai diz que é normal os de gasolina serem mais barulhentos nesse momento porque são mais sensível e vão mais abaixo... Então a arrancar em subidas é que tenho mesmo medo de o estragar. Era impossível fazer isto num carro novo... nunca mexia nele. Mas pronto só o uso à 5 dias... portanto espero mesmo que venha com a pratica e me habitue a arrancar com ele. Logo eu que não tinha problemas nenhuns com a embraiagem nos outros 3 que conduzi...

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.