19/11/2018

Opinião | "Filhos de Sangue e Osso" de Tomi Adeyemi

Título: Filhos de Sangue e Osso
Autor: Tomi Adeyemi
ISBN: 9789897771231
Edição ou reimpressão: 10-2018
Editor: Editorial Planeta
Idioma: Português
Dimensões: 153 x 233 x 29 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 480

Sinopse: Um romance épico com um mundo de fantasia rico em evocações históricas, magia, lutas de poder e amor.
Uma aventura magnética baseada na cultura africana.
«Eles mataram a minha mãe.
Levaram a nossa magia.
Tentaram enterrar-nos.
E, agora, nós levantamo-nos.»
Zélie Adebola lembra-se do tempo em que a magia fazia vibrar o solo de Orixá. Os Incineradores ateavam as chamas, os Senhores das Marés chamavam as ondas e a mãe Ceifeira de Zélie invocava um exército de almas.
Mas tudo mudou na noite em que a magia desapareceu. Sob as ordens de um rei implacável, os Maji foram perseguidos e assassinados, deixando Zélie órfã de mãe e o seu povo desprovido de esperança.
Agora, Zélie tem apenas uma oportunidade de trazer a magia de volta e atacar a monarquia. Com a ajuda de uma princesa fugida, ela terá de ser mais forte e mais astuciosa do que o príncipe herdeiro, que jurou erradicar a magia para sempre.
O perigo espreita em Orixá, onde leopardaires das neves andam à caça e espíritos vingativos rondam as águas. A grande ameaça, contudo, talvez seja a própria Zélie, que ainda não aprendeu a dominar os novos poderes, nem a paixão que começou a sentir pelo seu maior adversário.

OPINIÃO:
Quando iniciei esta leitura eu não ia com grandes expectativas, afinal é fantasia e infelizmente já tive algumas desilusões devido a pensar que seriam fabulosas e depois serem "mais do mesmo". Por isso, quando comecei Filhos de Sangue e Osso muitas pessoas andavam a ler, mas nem tinha visto se tinham gostado ou não, apenas sabia que eu também tinha que ler. E que boa surpresa que foi este livro, o início foi sim um pouco lento, mas ao contrário de muitos outros livros, este cheguei ao fim e percebi o porquê daquele início, ele era essencial para compreendermos toda a história, que leva depois aos pontos principais. Demorei alguns dias até chegar a pouco mais do meio, mas depois torna-se completamente impossível de largar esta trama que está recheada de surpresas a cada nova página. 

Este livro conta-nos a história de um mundo em que o rei matou todas as pessoas com magia, fazendo com que esta desaparece-se. Quando isto aconteceu, a personagem principal desta livro, a Zélie, era uma criança e hoje ela pensa que a magia se perdeu para sempre. Mas quando ela ajuda a princesa que fugiu e descobre que existe a possibilidade de trazer de volta a magia, tudo muda e ela torna-se numa verdadeira guerreira que irá fazer de tudo para alcançar o seu objetivo final.

A premissa inicial do livro até é bastante simples para um livro de fantasia, mas o que parecia simples, rapidamente se torna uma mistura de inúmeros segredos e mistérios a serem revelados que faz com que seja um mundo bastante complexo e interessante. O mais interessante é sem dúvida a forma como a autora desenvolveu este mundo e principalmente os diferentes Maji que existem. É sim um mundo bastante desenvolvido com muitas referências e acreditem que no início pode ser um pouco complicado perceber tudo, por isso que eu disse que a primeira parte do livro é mais lenta, mas quando assim "entram" nele tudo começa a se encaixar e torna-se bastante simples de entender.

Relativamente ás personagens, a Zélie é uma jovem que no início era bastante impulsiva, a verdade é que ela não sabe bem o que está a fazer e as responsabilidades que tem e por isso faz algumas asneiras ao longo da história. Mas isso é normal, afinal o pensamento nela era no que aconteceu à mãe à anos atrás e isso afeta-lhe imenso as escolhas, pois pensa mais com o coração do que com a razão. Mas ao longo que a trama desenvolve-se é percetível o quanto ela muda, ela é obrigada a crescer e quando tem que fazer escolhas que vão afetar não só a ela, mas também a milhares de pessoas é quando vemos o quanto ela amadureceu. No início não simpatizei muito com ela, mas rapidamente entendi o seu lado e comecei a gostar desta personagem que se torna bastante forte e importante para este mundo.

Depois também temos o Inan, o príncipe que no início irrita-me bastante. Este é o típico rapaz que só quer agradar ao pai, até aqui não tem nada de mal, o problema é que ele é o príncipe e o pai o rei, logo as atitudes dele não são assim tão boas. O Inan basicamente vai atrás da irmã e a parte inicial é basicamente ele a seguir as ordens do pai e a esconder aquilo que ele é. O Inan tem um segredo e sabe que se o rei descobre, não vai ser bonito e mesmo sabendo isso ele continuava a querer apenas agradar ao rei. É verdade que é compreensível, pois se pensarmos bem é apenas um jovem que quer ser aceite como é pelo pai, mas admito que algumas cenas irritaram-me bastante, mas isso só vez com que eu gostava ainda mais desta história pois foi uma mistura de sentimentos a cada nova página. Como já podem imaginar, vamos ter aqui um romance, admito que foi um pouco rápido, mas eu adorei, eu sou apaixonada por romances assim e a atração destas duas personagens é algo que realmente não estava nada à espera num livro de fantasia e foi um dos aspeto que mais gostei.

Outro aspeto que eu achei interessante é que normalmente a minha personagem favorita é a principal, mas neste caso não foi bem assim. Como já disse eu gostei imenso da evolução da Zélie, mas para mim, a Amari para mim foi a que mais me cativou. A Amari é uma jovem que cresceu com certas regras de ser uma princesa e o mais certo era ela ser mimada e que segue todas as regras, mas não é bem assim. Ela pensa por ela própria e não é pelo pai dizer que é assim que ela vai aceitar, ela vai criticar e principal vai por em causa alguns assuntos muito importantes que vai meter em causa os objetivos do pai, ou seja, do rei. Para mim a Amari é quem deu origem a esta história, se ela não tivesse tido a coragem de criticar as escolhas do pai e perceber que ele não estava a fazer o certo, não teríamos esta história. A Amari foi a personagem que mais me emocionou e só queria que tivesse mais cenas dela com um outro personagem (para saberem qual, têm que ler a história).

O livro é bastante intenso, basicamente é uma perseguição atrás de outra, onde temos inúmeras aventuras e vamos a cada nova página descobrindo algo novo. Se querem uma história com ação, este é o ideal, aqui temos inúmeras batalhas, que a cada nova ficamos com o coração apertado, onde vamos descobrindo um pouco mais da própria magia. Aqui temos reviravoltas que não vão estar nada à espera, mas que vão adorar, outras talvez nem tanto, mas faz parte do livro, desenvolvendo a complexidade que já tinha falado. Sem dúvida que Tomi Adeyemi sabia o que estava a fazer, todos os elementos, desde a história, as personagens e principalmente a forma como criou o mundo, tudo foi bem pensado e principalmente bem executado. A autora realmente conquistou-me e estou ansiosa para saber o que ela preparou para os próximos livros desta série. 

Eu adorei bastante esta leitura, quando comecei não estava nem perto de imaginar que iria gostar tanto e foi uma fantástica surpresa. Já vi pela Internet pessoas que normalmente não gostam deste género e quando leram deste gostaram bastante, realmente Tomi Adeyemi acertou em cheio e desenvolveu uma história que é sim de fantasia, mas colocou na quantidade certa, trazendo uma trama inovadora e criativa que faltava à literatura. Por isso, se fantasia não é o vosso género favorito peguem em Filhos de Sangue e Osso que acredito que não se vão arrepender. A escrita é bastante envolvente e juntando um mundo mágico bastante diferente de tudo o que já li, muitas aventuras, romance e ação do início ao fim, faz com que torne-se uma leitura inesquecível, tornando-se uma das minhas favoritas de 2018. 

Leitura com o apoio:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.