24/10/2016

Opinião | "O Último Adeus" de Cynthia Hand

Título: O Último Adeus
Autor: Cynthia Hand
ISBN: 9789898849441
Edição ou reimpressão: 09-2016
Editor: TopSeller
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 229 x 21 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 304

Sinopse: Cynthia Hand oferece-nos uma lindíssima e comovente história sobre amor, perda, culpa e superação. Como superar a ausência e a culpa se não dissermos o último adeus? A morte está à nossa volta. Nós não prestamos atenção. Até que somos obrigados a fazê-lo. A última vez que Lex se sentiu feliz foi antes. Quando ela tinha uma família coesa. Um namorado que amava. Amigos que não temiam que ela se passasse a qualquer momento. Agora ela é apenas a rapariga cujo irmão se suicidou. E Lex sente que é assim que vai ser vista para sempre. Ela tenta seguir com a sua vida, mas há um segredo que a impede, algo que ela nunca disse a ninguém: o seu irmão, Tyler, deixou-lhe uma mensagem na noite em que se suicidou. E esta ideia persegue-a como uma sombra. À medida que o tempo avança, Lex começa a descobrir que os fantasmas não têm de ser reais para nos impedirem de avançar.

Opinião:
Assim que li a sinopse deste livro fiquei logo bastante curiosa para conhecer a história da Lex. Percebi logo que seria um livro bastante pesado e eu gosto deste tipo de livros, quando vemos que uma personagens tem que ultrapassar algo e mostra esta sua jornada para deixar para trás os fantasma do passado.

Neste livro conhecemos a Lex, um jovem bastante inteligente, com amigos e um namorado fantástico, a sua família não é a melhor devido à separação dos pais, mas tudo parecia estar a caminhar para o melhor, até ao dia que o seu irmão suicida-se na garagem da casa. A vida de Lex nunca dá um volta gigantesca, mas não é só o luta e a saudade do irmão que pesa no seu coração, ela também sente culpa, esconde um segredo que ninguém sabe e ela acredita que se tivesse feito de maneira diferente o irmão não se tinha matado.

Este não é um livro sobre uma pessoa que quer suicidar-se, nada disto, este é um livro de um familiar de uma pessoa que se suicidou. Aqui vemos como a Lex tenta ultrapassar a morte do irmão e tenta entender as razões que levou ele a fazer algo. Ao longo da narrativa vemos assuntos importantes bastante importantes que são retratados com uma tremenda delicadeza, mas bastante real e forte. O suicídio, a depressão, o luto, a culpa, a dor e claro, a aceitação, são alguns dos principais assuntos abordados pela autora e que traz algo bastante interessante e inovador.

Eu adorei o livro porque não temos aqui a versão de alguém que quer suicidar-se, mas sim a versão de quem fica, de quem tem que lidar com a dor e com o acontecimento. A Lex é uma rapariga bastante inteligente que tem um futuro brilhante à sua frente, tem amigos e um namorado que adora, mas claro, após a morte do irmão a culpa, juntamente com a dor e a perda, faz com que tudo deixe de se importar e ela própria fique numa bolha próprio deixando todas as pessoas de lado. Ela própria entra numa depressão que ela tem que combater e é lindo ver esta evolução da Lex ao longo do livro, ela vai ultrapassando pequenos obstáculos pouco a pouco de forma a aceitar o que aconteceu, amenizando a sua dor. 

A autora tratou o assunto da depressão de uma forma bastante real. Cada pessoa demonstra esta doença de uma forma diferente e no caso do irmão da Lex era que ninguém desconfiava, afinal à primeira vista estava tudo bem, mas claro, esta doença é bastante contraditória e difícil e notar, só se o doente quiser é que nota-se, ou então é bastante óbvio, como era o caso da Lex, se se refugiou na sua concha, mas casa pessoa é diferente e é nisso que as pessoas mais próximas têm que estar atentas.

 Acho que uma das razões que me levou a envolver tanto nesta história foi colocar-se no lugar da Lex, como irmã mais velha e com 4 irmãos mais novos, eu não sei o que faria numa situação destas, é algo bastante forte e não consegui deixar de colocar-me no lugar da Lex o que fez com que me emocionasse ainda mais. Sem dúvida é um livro bastante comovente e emocionante de uma forma intensa que não estava nada à espera. Cynthia Hand surpreendeu-me e conquistou-me pela sua simplicidade e realidade com que retratou todos os assuntos.

O único aspeto negativo que tenho a dizer sobre esta história é que achei o início um pouco parado, mas no fundo eu compreendo o porquê de a autor ter feito isto, afinal o tema precisa que assim fosse para entrarmos na história e compreender as atitudes da Lex, ou seja, compreendo, mas não gostei porque custou avançar na leitura. De resto, só tenho a dizer que a autora escreve maravilhosamente bem e emociona o leitor de uma forma que não estava à espera. Sem dúvida foi um livro que me marcou, mais pelos temas retratados, mas também pela forma como a autora conduziu a história. Um livro fantástico para quem quer ter uma versão diferente do suicídio e entender o "outro lado da moeda" e como é que um familiar ultrapassa uma situação destas.

Leitura com o apoio:

1 comentário:

  1. Olá!
    Gosto muito de livros com histórias e temas fortes. Estou muito curiosa com este.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.