16/06/2015

Opinião | "A Elite" de Kiera Cass

Título: A Elite
Autor: Kiera Cass
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 352
Editor: Marcador
ISBN: 9789897541445
Coleção: Marcador Literatura
Dimensões: 155 x 234 x 15 mm
Encadernação: Capa mole

Sinopse: A Seleção iniciou-se com 35 raparigas. Agora, com o grupo reduzido a 6, a Elite, a competição para conquistar o amor do Príncipe Maxon é mais feroz do que nunca. 
Quanto mais perto America se encontra da coroa, mais se debate para perceber onde está verdadeiramente o seu coração. Cada momento que passa com Maxon é como um conto de fadas, instantes cheios de romantismo avassalador e muito glamour. Mas sempre que vê Aspen, o seu primeiro amor, é assaltada pelo desejo da vida que tinham planeado partilhar. 
America anseia por mais tempo. Mas enquanto se sente dividida entre dois futuros, o resto da Elite sabe exatamente o que quer e a oportunidade de America para escolher está prestes a desaparecer.

Opinião:

A Elite é o segundo livro da série A Seleção, é a continuação directa do primeiro livro onde tínhamos 35 raparigas que competiam entre si para terem a coroa e casarem-se com o príncipe Maxon, mas agora são apenas 6 e tudo é mais complicado pois são menos e a pressão de serem escolhidas é cada vez maior.

Mais uma vez Kiera Cass desiludiu-me, tinha tudo para ser uma série fabulosa, mas não foi bem assim. Todo o enredo desta história é fascinante, é um mundo em que temos novamente o rei e é bastante interessante ver como o passado dos reis e princesas com todo aquele glamour com vestidos bonitos e festas num palácio, juntamente com a tecnologia actual conseguiu fazer um ambiente bastante interessante que qualquer rapariga sonharia estar, mas é basicamente isso, já achei a história do primeiro bastante simples e apenas focado no castelo e em todo o reality show que é a seleção, neste é basicamente o mesmo, não avança muito além disso o que é uma pena, queria saber mais sobre os rebeldes, queria saber mais sobre o passado (sim temos algumas informações sobre o que aconteceu no início, mas é pouco ou nada) e principalmente, queria saber mais sobre as restantes castas. Toda a informação que temos é apenas sobre a seleção, o Maxon e as incertezas da America.

Neste livro, ao meu ver, a America continua a ser uma parvinha que após chegar ao palácio fascinou-se por aquele mundo e não consegue decidir o que quer, sim eu acho isto da America, pois o Aspen sempre fez tudo por ela e bastou conhecer alguém mais rico para ficar indecisa. A America passa o livro todo a dizer ao Maxon que "precisa de mais tempo", mas afinal precisa de mais tempo para quê? Gosta do Maxon ou do Aspen, ponto final, e depois anda em encontros secretos com o Aspen e dá-lhe esperança, afinal em que é que ficamos? Não suporto a America, ela não consegue fazer uma escolha por ela própria, talvez até ame o Maxon, mas não consegue largar o Aspen pois sabe que se não der certo com o Maxon sempre tem o Aspen. Se ela queria o Maxon já deveria ter dito "sim" à muito tempo, se pelo contrário, ela queria o Aspen, então já deveria ter saído da seleção à muito tempo. Como vêm eu não sou a maior fã da America, não a suporto e acho-a bastante infantil e com isto faz com que a série ainda fique mais fraca, pois tinha tudo para ser uma excelente série, mas com uma personagem assim, apenas faz com que o leitor fique farto desta incerteza toda.

Mas atenção, o livro também tem personagens excelentes, o Aspen é um lutador, conseguiu subir na vida por ele próprio para conseguir dar um futuro melhor à sua família e é tão fofo, pois mesmo de tudo o que a America lhe fez, ele continua a amá-la e a dizer que não vai desistir dela. O Maxon, eu também acho uma personagem interessante, claro que prefiro o Aspen, mas o Maxon cresceu rodeado de toda aquela riqueza, mas também cresceu com toda a pressão de um dia ter que ser rei e sofreu na pele sempre que fez algo que o pai não gostava, literalmente sofreu na pele, ele não teve uma infância fácil, e por isso é normal ele ser como é, no fundo ele só quer ter a certeza que a sua noiva o vai amar, por isso aceita o "preciso de mais tempo" da America, ele não quer impor o mesmo que lhe é imposto.

Concluindo, o livro é bom, mostra um mundo de princesas que muitas de nós sonhámos quando éramos crianças, mas com o fator da tecnologia, o que poderia ser melhor? Além de que a escrita de Kiera Cass é simples, rápida e direta, que facilmente envolve o leitor na leitura, além de que a descrição do espaço e de todos os pormenores do palácio é excelente e consegue dar ao leitor toda a perspectiva do glamour.

Um bom livro para quem gosta do género e quer saber mais sobre a seleção.

Classificação: 3 Estrelas
Leitura com o apoio:

1 comentário:

  1. é isso aí, América é muito irritante com essa indecisão ridícula, dá a maior esperança pro Aspen, beija um, beijo o outro e nada de se decidir, não gostei da Elite.

    http://www.morenaemoderna.com/

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.