13/05/2015

Opinião | "A Força do Destino" de Susana Esteves Nunes

Título: A Força do Destino
Autor: Susana Esteves Nunes
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 186
Editor: Chiado Editora
ISBN: 9789896974725
Coleção: Viagens na Ficção
Dimensões: 141 x 226 x 18 mm
Encadernação: Capa mole

Sinopse: Foi num jantar aparentemente banal, que João Pedro, o seu irmão gémeo, depois de receber uma irrecusável proposta de trabalho, lhe dá a arrasadora notícia que está de partida para Nova Iorque. Eram inseparáveis e Maria Eduarda não conseguiu esconder a sua angústia. Mas o destino estava traçado, ela nem imaginava que depois de tão penosa notícia, lhe iria acontecer algo que certamente lhe iria virar a vida do avesso. Entre Cascais, Sintra e Nova Iorque, Maria Eduarda vai viver dias inesquecíveis.

Opinião:

A Força do Destino é o primeiro livro da escritora Susana Esteves Nunes, eu já li o segundo livro da escritora e até tinha gostado e fiquei com bastante curiosidade para ler o seu primeiro livro. Mas se já o seu segundo livro teve algumas falhas, este teve muitas mais, foi um romance fofinho e querido, mas no final de contas eu esperava muito mais e principalmente o final desiludiu-me imenso.

Neste livro temos a história de Maria Eduarda que após ouvir que o seu irmão gémeo, e melhor amigo, está de partida para Nova Iorque, fica desnorteada e vai contra Vasco. Uma atracção inexplicável acontece entre eles que rapidamente passa a paixão, como um amor à primeira vista, e quando começam a sair, logo vêm que querem passar o resto da vida ao lado de um do outro.

Eu gostei do livro (por isso as 3 estrelas), pois temos que ver que é uma ficção, o livro não é para nos fazer lembrar a vida real, porque um amor assim não acontece em menos de dez segundos, foi tudo muito rápido e eles nem se conheciam e já estavam a dizer que se amavam. Mas, tal como já disse, é ficção, é para fazer o leitor sonhar com amores platónicos, sonhar com uma cidade maravilhosa onde tudo pode acontecer. 

As personagens são queridas, realmente nem tenho muito a dizer sobre elas, pois no fim de contas nem isso foi muito aprofundado, temos a professora que estudou o que quis, mesmo tendo uma família rica que gostaria que seguisse os passos da família e no outro lado temos um médico que lutou para ser quem é hoje, vindo de uma família humilde.

Mesmo as acções terem sido bastante rápidas e tudo muita ficção, eu gostei da história, deu para sonhar um pouco, o que não gostei foi a falta de revisão do livro, que mesmo o que eu li foi a segunda edição, ainda assim tem bastantes erros ortográficos e a própria escrita não é tão envolvente (aspecto que melhorou imenso no seu segundo romance) e acredito que com uma dedicação a mais ficaria muito melhor. Também faltou aprofundar a história, tal como já disse, é tudo a correr e isso influência imenso a narrativa, faz com que o leitor não saiba quem são os personagens e nem o que eles pretendem, basicamente um livro em que acontece muito, mas o leitor não sabe bem como aconteceu. 

O outro aspecto que não gostei foi o final. Então, ao longo de todo o livro, temos este romance bem ficção, onde o amor acontece bastante rápido, mas depois temos este apanhado de realidade que apanha o leitor de surpresa. Tudo bem que a mensagem que podemos tirar é que devemos aproveitar a vida ao máximo que a qualquer momento tudo pode virar-se ao contrário e que mesmo estando a vier um conto de fadas, a realidade não é essa e devemos viver e aproveitar o que temos sem restrições, mas claro que fiquei desiludida, pois esperava mais da história e dos personagens e isso, infelizmente não aconteceu.

Como já disse a escrita da Susana neste livro, foi bastante fraca, mas como melhorou imenso para o seu segundo livro, acredito que no futuro, irá dar que falar. A história é bonitinha e se pretendem um romance bem querido e cliché este é o certo. Vale a pena conhecer o trabalho da Susana Esteves Nunes, pois acredito que no futuro irá mostrar-nos livros muitos bons, acredito que vá crescer imenso como escritora e como tal, é sempre bom acompanhar os passos e a evolução de uma escritora portuguesa.

Classificação: 3 Estrelas
Leitura com o apoio:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.