06/04/2015

Opinião | "Contagem Decrescente" de Bruno Franco

Título: Contagem Decrescente
Autor: Bruno Franco
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 532
Editor: Chiado Editora
ISBN: 9789895121090
Dimensões: 139 x 217 x 47 mm
Encadernação: Capa mole

Sinopse: 31 de Dezembro. Passagem de ano. Rodrigo Tavares, um proeminente detective da Polícia Judiciária, encontra-se em Almada para assistir ao espectáculo pirotécnico quando recebe um telefonema que muda a sua vida por completo, levando-o a perceber que tinha chegado o momento que tanto temera: a concretização de uma ameaça homicida proferida pelo assassino que mais lhe custara capturar no passado. Rodrigo tem até dia 15 de Janeiro para deter o assassino, ou as consequências serão devastadoras. E não apenas para si. Quando o detective observa a forma excruciante e desumana como a primeira vítima fora assassinada, percebe a importância e a seriedade do que está a acontecer, e é então que começa a corrida contra o tempo. O que começa por ser uma caça ao homem transforma-se rapidamente em algo muito maior e aterrorizador. Ao mergulhar num mundo de trevas e muitas dúvidas, medo e desespero, Rodrigo receia o futuro como nunca antes o fizera.

Opinião:

Eu estava super ansiosa para ler "Contagem Decrescente", muitas pessoas andavam a falar super bem deste livro e obviamente que uma pessoa curiosa como eu queria também entender do que andavam a falar!

Quando iniciei a leitura deste livro não sabia que era uma continuação de um livro já escrito pelo autor ("O Novo Membro") e não é que tenha sentido falta das acções do primeiro livro, pois não foi isso que aconteceu, logo de início o autor apresenta-nos o personagem principal como se fosse o primeiro livro sobre ele. No geral gostei imenso desta leitura e fiquei com bastante curiosidade sobre o livro anterior.


Contagem Decrescente conta a história de Rodrigo Tavares, um detective da Polícia Judiciária que depara-se com um assassino que tem como objectivo que Rodrigo resolva um grande caso de forma a que Portugal e o próprio detective sejam reconhecidos. Basicamente o livro é isto, temos assassinatos, uma corrida contra o tempo e principalmente um grande mistério por detrás de tudo isto.

Como já disse eu gostei bastante do livro, temos acção, drama, mortes drásticas, um pouco de dramatização e um "chefe" bastante inteligente (digo chefe pois quem está por detrás de tudo, realmente não matou ninguém, contrata é pessoas para tal), mas depois de tudo e de temos conhecimento da vida de Rodrigo Tavares que não é fácil, da vida dos colegas e amigos, cheguei ao fim e fiquei desiludida, afinal queria saber mais e não foi respondido a quase nada, sinceramente o que foi respondido o leitor desconfia desde logo o início e ao fim de mais de 500 páginas não entendi o porquê de um livro tão grande, sim a história é fantástica, a escrita de Bruno Franco é bastante boa (acredito que ainda vá dar muito que falar), mas para um policial achei demasiado grande para as conclusões final em que acabamos a pensar "ok, vai haver uma continuação, obrigada", foi isto que me desiludiu.

Gostei das personagens, achei Rodrigo Tavares um grande homem, mas como todas as pessoas tem os seus problemas e não os sabe resolver da melhor maneira, dando um ar "real" à história. Também gostei de conhecer um pouco mais da vida dos seus colegas e amigos, mas sempre que estava a ler perguntava-me se era algo importante para o caso e andava sempre a imaginar mil e uma teorias, talvez seja importante para o próximo livro (ou não), mas neste foi algo que estar lá ou não era quase a mesma coisa, mas não posso de deixar de concordar que deu um ar mais "real" e "verdadeiro" à história, pois ficamos a conhecer as personagens, mas no final é tudo muito confuso e estranho.


É um excelente policial, onde mostra que escritores portugueses estão cada vez melhores e que devem ser reconhecidos. Com uma escrita bastante envolvente, interessante e cativante, Bruno Franco conseguiu trazer mistério e drama que se procura num bom policial, juntando dados históricos sobre Portugal e locais bastante interessantes de Lisboa e arredores!

Por fim, conclui a leitura com a necessidade de ler o primeiro livro que conta a história de uma das personagens que também entra em Contagem Decrescente, não de necessidade para compreender a história, mas sim de curiosidade devido ao seu passado com o detective Rodrigo, o que parece-me bastante interessante.

Classificação: 4 Estrelas
Leitura com o apoio:

5 comentários:

  1. Olá!!
    Nossa, adorei a temática do livro, quero muito lê-lo ^^
    A propósito, sua resenha está fantástica =D
    Abraços!!
    Enjoy The Little Things

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que queira lê-lo, o livro é excelente, se tiver oportunidade é uma boa escolha de leitura :D
      Muito obrigada :)

      Abraços,
      Daniela RC

      Eliminar
  2. Muito obrigado pela opinião Daniela.
    Como tenho dito, estou a aprender cada vez mais com as opiniões que vão surgindo e sinto que cresço a cada conselho que recebo vindo da vossa parte. Fico muito contente por teres gostado do meu livro e fico ainda mais por teres apontado erros que posso melhorar no futuro. Pelo menos uma coisa garanto: nunca mais um livro meu há-de ter um final tão em aberto.

    Agradeço-te o tempo despendido em ler e em opinar sobre o meu livro. Gostei muito de ler a tua opinião e obviamente que vou ter em conta as tuas sugestões.

    Boas leituras para ti e para todos.
    Bruno Franco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário Bruno Fraco.
      Infelizmente nem todos os escritores aceitam críticas construtivas e é muito bom ver que felizmente ainda existe escritores que aceitam e tentam tirar algo de bom de todas as críticas que lêm, fico feliz em ver que o Bruno é uma pessoa simpática e amável que aceita críticas, só faz com que eu tenha mais vontade de continuar a seguir o seu trabalho!! :D
      Obrigada pelo seu comentário :)

      Cumprimentos,
      Daniela RC

      Eliminar
    2. Eu acho que é importantíssimo saber a opinião de bloggers como tu, e cabe a nós sermos humildes o suficiente para aceitar que existem outros pontos de vista e que nunca poderemos agradar a todos de igual forma. Desde que sejamos todos civilizados, principalmente quando focam as partes menos boas, é tudo muito saudável e com o intuito de crescimento do escritor. Muito obrigado, mesmo.
      Desculpa estar a tratar-te por tu, mas gostava que me tratasses por tu se não houver problema :)

      Boas leituras,
      Bruno Franco

      Eliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.