24/03/2015

Opinião | "Palavras de um Sonho" de Tiago Pereira

Título: Palavras de um Sonho
Autor: Tiago Pereira
Data de publicação: Fevereiro de 2015
Editor: Chiado Editora
Número de páginas: 88
ISBN: 978-989-51-2428-2
Colecção: Prazeres Poéticos
Género: Poesia

Sinopse: A realidade que acompanha a nossa existência é construída a partir do conhecimento que retemos das coisas que tocamos, das paisagens que vislumbramos, das pessoas que amamos. Resignar-nos perante o que consideramos ser real é reconhecer, com plena consciência desse conhecimento, a incapacidade do ser humano para se superar diante de novas inquietudes, aventuras e sentimentos. Todavia, para enorme gáudio dos racionais, a existência humana não se reduz a um rumo, à partida decretado, pelas regras da sociedade. Estas “Palavras de um Sonho” nascem na irreverente juvenilidade de alguém que se assume como um eterno sonhador, não revelando hesitações de qualquer ordem em afirmar que o seu maior sonho está em conseguir o que outros não conseguiram. A viagem pelo plano do Sonho convida o autor a versar sobre as suas mais díspares memórias, reais e ficcionadas. Um folhear desta obra embalará o leitor numa constante batalha, nem sempre compreendida, entre a emoção e a razão, o coração e a mente. Esta intensa dualidade é particularmente dissecada à luz do Sonho mais genuíno que a nossa existência pode conhecer - o Amor. Que a capacidade de Sonhar de quem lê se ouse transpor pelas palavras desta Poesia!

Opinião:

Eu tenho bastante dificuldade em falar sobre um livro de poesia, isto porque não é muito o meu estilo de leitura favorito, mas compreendo o valor da poesia, alguns poemas são bem bonitos e acho que a beleza da poesia é que cada pessoa pode tirar um sentimento diferente com o mesmo poema, dependendo do momento e da pessoa, umas palavras podem ter mais ou menos significado e, para mim, é que dá a poesia ser tão bela e atractiva.

Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler muita poesia, na altura do secundário as leituras obrigatórias não eram atractivas para mim e sempre tentei fugir deste género, mas ao longo dos últimos meses tenho recebido alguns livros de poesia e tenha aprendido a lê-los e a apreciar a leitura.


Em "Palavras de um Sonho" temos diversos poemas que nos fala de diferentes assuntos e que facilmente nos identificamos em algum. Os poemas são pequenos, mas a maioria mostram uma grande carga emocional que nos faz pensar sobre o assunto e refletir sobre o mesmo, onde o sentimento, a emoção e a verdade se contrapoêm.

A escrita de Tiago Pereira é envolvente e prende o leitor para continuar a ler o próximo poema e é fantástico a forma como este autor consegue transformar simples palavras em algo tão belo e simples que faz com que quando chegamos ao final de cada poema apenas queiramos voltar a relê-lo para o compreender ainda melhor.


Com poemas simples e rápidos de leitura e de compreensão, Palavras de um Sonho é um livro de poesia bastante interessante que tenho a certeza que todos os amantes por este género vão apreciar!

Classificação: 3 Estrelas
Leitura com o apoio:

2 comentários:

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.