11/02/2015

Opinião | "Em Busca das Borboletas - I Volume" de Margarida Pizarro

Título: Em Busca das Borboletas - I Volume
Autor: Margarida Pizarro
Editor: Chiado Editora
Data de publicação: Abril de 2014
Número de páginas: 444
ISBN: 978-989-51-1424-5
Colecção: Viagens na Ficção
Género: Romance

Sinopse: Maria Mendes, é uma luso-americana apaixonada por moda que decide mudar-se para Nova York em busca dos seus sonhos. Inseparável das suas melhores amigas Joan e Alicia, Maria vive uma amizade com laços profundos impossíveis de ser quebrados, onde as suas vidas entrelaçam-se em momentos lindos e hilariantes. O seu mundo aparentemente perfeito e de paz é alterado quando conhece o sexy e irresistível futuro candidato a Mayor, Dale Sloan. Sem conseguirem evitar, apaixonam-se perdidamente vivendo uma intensa história de amor. Mas as diferenças entre os seus mundos podem ameaçar a sua felicidade, manchando com dúvidas o futuro a dois que eles tanto ansiavam viver. Será que o amor vence todas as barreiras? Um romance que nos faz entrar, ao mesmo tempo, no mundo mágico da moda e na realidade viciante da política americana. Alegria, drama, acção, suspense, diversão, paixão e muito amor numa história mágica que nos leva a rir e a chorar.

Opinião:

Quando vi este livro, a primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa que é linda, eu adoro borboletas, então a capa tem tudo a ver com o que eu gosto e depois a menina feita num estilo de boneca ou desenho, mostrando uma parte da história da protagonista: a moda.

A sinopse chamou-me a atenção, mas estava à espera de ler um romance fraquinho que iria enrolar imenso, pois o tamanho do livro assusta qualquer um e ainda por cima tinha lido umas opiniões bastante negativas, mas logo que comecei a ler tive uma grande surpresa, eu gostei imenso da história.

O livro conta-nos a história de Maria uma luso-americana que nasceu em Nova Iorque, mas os pais são portugueses. Ela acabou de conseguir uma vaga para trabalhar numa revista de moda onde sempre sonhou trabalhar e batalhou para lá chegar. Tudo parecia bem, mas Maria sentia que faltava algo na sua vida, ela tinha o desejo de se apaixonar loucamente por um homem e quando menos espera Dale Sloan entra na vida dela e logo no primeiro contacto sentem uma atracção imensa um pelo outro, finalmente Maria encontrou a sua paixão ardente que faz com que ela comenta pequenas loucuras, mas nem tudo é maravilhas, Dale vive num mundo completamente diferente do dela, onde dramas, intrigas e inveja estão presentes e ambos têm que lutar um pelo outro.


Na realidade a história do livro é bem cliché, uma menina que esforça-se para melhorar a sua condição de vida que logo apaixona-se pelo bad boy rico e poderoso, sim não é novidade nenhuma, mas eu sempre gostei de clichés, é um mal que eu tenho, este tipo de romances tocam-me e pegam-me de uma forma que eu não consigo largar a história e só quero ler mais e mais, pois mesmo não sendo uma história original, cativa-me imenso, por isso compreendo quem já não gosta muito destes livros new adult que basicamente é o mesmo, compreendo acharem a história já meio repetitiva e que rapidamente encontramos num outro livro, mas para mim isto funciona, é deste tipo de livros que eu mais gosto de ler para passar o tempo. Afinal de contas estamos a falar de ficção e sim, não é normal duas pessoas olharem uma para a outra e rapidamente dizerem que estão apaixonadas, sim eu sei que não é normal, mas aqui a escritora não colocou uma história verídica, pelo contrário, é ficção e é romance no seu melhor, é apenas para ler e nos apaixonarmos pelo romance e sonhar que a vida real um dia poderia ser assim, que não é obviamente, o que importa é que é lindo e histórias reais muitas vezes nunca acabam bem e eu quando leio um romance quero ler para ficar feliz e não para me deprimir com a verdade ainda mais.

Claro que o livro também tem o seu lado de drama, mas não é o principal e apenas é um bónus para que o livro não fique tão meloso e tenha alguma acção e que faz com que o leitor fique ainda mais presa à história e queria saber então como é que realmente a história vai acabar.

Relativamente aos personagens, tenho a dizer que não gostei muito da Maria, ela fazia-se sempre de "a coitadinha", mas no final de contas ela era tudo, era a melhor em tudo, tudo de bom e isso irritou-me bastante ao longo do livro, mas pelo contrário, as restantes personagens eu simplesmente amei, amei o Dale (quero um para mim *.*), ele é um bad boy assumido, mas também consegue ser carinhoso e é simplesmente perfeito. Tenho que dizer que amei as amigas da Maria, aquela Alícia e a Joan são qualquer coisa de maravilhosas, eu fartava-me de rir com o trio das "mosqueteiras" (nome dado por ela ao trio de amigas Maria, Alícia e Joan).


"Oh, meu Deus! Um mês já e ele lembrou-se. Que querido o meu bad boy! Acordar assim de manhã era simplesmente maravilhoso." (pág. 298)

Agora, infelizmente tenho que dizer o que não gostei no livro, que foi a escrita da autora, sim eu li o livro e gostei imenso da história e não gostei da escrita e não, não influenciou a minha decisão de gostar ou não do livro, pois eu sou uma amante de fanfics, leio imensas por mês e quem sabe, fanfics são histórias escritas publicadas na internet e não têm revisão de nenhum profissional (algumas nem sequer têm revisão) e por isso eu aprendi a deixar de lado o tipo de escrita do autor e focar-me mais na história, se eu gosto da história então eu leio e talvez tenha sido por isso que eu dei 4 estrelas a este livro, pois para mim, o mais importante, foi a história, essa que eu simplesmente amei, incluindo que a maioria dos personagens foram super bem retratados.

Ao longo do livro encontra-mos excertos de algumas músicas maravilhosas e algumas quando apareciam eu metia-me a ouvi-las, as que eu me apaixonei, foram quando a letra da música ficou simplesmente perfeito no momento, e as minhas preferidas foram ambas da Ivete Sangalo:



Classificação: 4 Estrelas
Leitura com o apoio:

2 comentários:

  1. Apesar de você ter dito que a história é clichê, que existe alguns erros de revisão, eu NÃO VOU CONSEGUIR RESISTIR A UM LIVRO COM UMA CAPA TÃO LINDA!
    Nunca tinha sequer ouvido falar neste livro, mas ele simplesmente me ganhou pela capa, e como resistir a um livro com uma playlist top? Preciso comprá-lo =D rs

    ResponderEliminar
  2. Oi! Te indiquei para uma tag!!
    http://aculpaedoslivros-42.blogspot.com.br/2015/02/tag-7-coisas-sarita.html

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.