29/11/2014

Entrevista | Susana Esteves Nunes - Escritora Portuguesa

Fotografia da página A Força do Destino
A escritora Susana Esteves Nunes que já contém dois livros publicados no nosso país, "A Força do Destino" e "Caminho Traído", aceitou fazer esta entrevista para o blog de forma a divulgar o seu trabalho e também dar a conhecer um pouco da escritora.

Espero que gostem e não deixem de visitar a página da escritora AQUI, para ficarem a par de todas as novidades futuras.

Fale-nos um pouco de si e desde quando é que apareceu este paixão pela escrita e soube que queria vir a ser escritora? 
R: Sou uma pessoa apaixonada pela vida. Mesmo com todas as adversidades procuro incessantemente ser uma pessoa feliz. E sem dúvida que sou uma pessoa feliz. Principalmente desde que entrei nesta aventura da escrita. Sempre gostei de escrever, no entanto, embora nunca tenha tido um diário, (como a grande maioria das raparigas), sempre que tinha algum “problema” era na escrita que procurava desabafar. Nunca quis propriamente ser escritora, (e acho que ainda sou uma aprendiz de escritora :) ) Gostava de escrever mas pouco partilhava essa ideia. Escrever um livro era um sonho só meu… um sonho envergonhado e inatingível. Graças a uma adversidade na vida profissional fiquei com total disponibilidade para me dedicar à escrita e aos meus romances. O sonho concretizou-se há pouco mais de dois anos, e posso assegurar que está a ser das melhores experiências da minha vida. A frase da capa do meu primeiro livro “Nada acontece por acaso, tudo na vida tem o seu propósito”, faz todo o sentido no livro, mas faz ainda mais sentido no meu percurso de vida :)

Além de escrever, que outros gostos tem? 
R: Gosto de ler, adoro viajar… Por Portugal (que conheço muito bem) e pelo mundo. (É um gosto incontornável :) ) Gosto de estar em casa a ver séries policiais, filmes (de ação e comédias românticas) e gosto de ver uma novela ou outra. Adoro teatro e cinema. Gostos de estar com os amigos e com a família. Acho que a vida sem eles não fazia sentido. 

Tem o costume de ler? Se sim quais os seus escritores de eleição? 
R: Sim. Tenho um gosto eclético… Tanto gosto de romances de época como de romances contemporâneos. Nestes dois géneros gosto de Lesley Pearse e de Nicholas Sparks. No entanto gosto de ler um pouco de tudo. 

Quem é que lhe influência/influênciou a escrever? 
R: Talvez o meu pai… que gosta de escrever mas nunca se aventurou a escrever um livro. Talvez seja de família :)

Já com 2 livros publicados, como foi o processo de publicação de cada um? 
R: Ambos seguiram o mesmo processo. Até porque ambos foram editados pela mesma editora. Enviei os originais, depois de aceites assinei contrato… Seguem para paginação. Posteriormente seguem-se uma intensa troca de emails para aprovação da capa, marcador, sinopse e afins. Três ou quatro meses depois está tudo pronto para o lançamento. 

Qual é a sua opinião relativamente à divulgação dos novos escritores no nosso país? 
R: Quanto à divulgação Inexistente. Quanto à oportunidade de edição já existem algumas editoras a editar exclusivamente novos autores. E acredito que muitos desses autores vão mais além… até porque conheço pelo menos três que são excelentes escritores. Em nada ficam a dever aos escritores mais mediáticos. 

Como é que lida com a divulgação das suas obras e principalmente com as críticas (sejam positivas ou negativas)? 
R: As críticas são fundamentais para o crescimento como autora. As críticas positivas são mais agradáveis :) No entanto tenho consciência de que ainda tenho um longo percurso pela frente. Quando são críticas negativas, desde que bem fundamentadas, aceito muito bem, e normalmente tento perceber o que posso retirar de cada uma dessas opiniões com o objetivo de melhorar. 

Em “Caminho Traído” a personagem vai para Paris, de onde surgiu a ideia? Conheceu a cidade para escrever o livro ou foi algo que veio depois? 
R: Já fui a Paris duas vezes. A última vez foi no ano de 2008 (acho). Foi uma cidade de que gostei particularmente. Embora não visite a cidade há muito tempo, é um local que nos fica na memória para sempre. É muito romântica :) Sendo que os meus livros são romances achei que seria um cenário perfeito :) 

Como escritora tem planos para o futuro? 
R: Sim. Continuar a escrever e tentar evoluir o mais possível. Quando há pouco tempo reli o meu primeiro livro “ A força do destino” senti que podia ter feito muito melhor… o que me leva a crer que devo ter evoluído alguma coisa desde que o escrevi. E isso deixa-me com vontade, e alguma curiosidade, de saber como será a minha escrita daqui a alguns anos. 

Agora para finalizar, como se vê daqui a 15 anos? 
R: Daqui a quinze anos vejo-me mais velhota :) :) 
Agora a sério… existe uma diferença entre como eu me vejo e como eu gostava de me ver daqui a quinze anos. Obviamente é sempre mais fácil imaginar e sonhar que tudo vai correr como desejado. Vou continuar a escrever sempre com o objetivo de evoluir a cada livro editado. É nisso que acredito e vou tentar acreditar sempre. Nunca mais vou deixar de escrever… por essa razão daqui a quinze anos imagino a minha vida com mais alguns livros editados :) Não querendo fugir da escrita de romance (puro) gostava de nessa altura já ter alguns livros editados em géneros diferentes. (talvez policiais e infantis). 

Obrigada Susana pela atenção e pela disponibilidade! 
Eu é que agradeço a oportunidade e a divulgação :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.