04/07/2021

Opinião | "O Espião Português" de Nuno Nepomuceno

 


Nuno Nepomuceno é um autor português que comecei a ler apenas no ano passado com a nova edição de "A Célula Adormecida", como tal, a primeira edição de "O Espião Português" eu não tinha lido. Sempre vi opiniões e críticas muito positivas sobre esta trilogia que é a mais falada do autor, que marcou a sua estreia na escrita e foi o vencedor do Prémio Literário Note!. Sempre tive muita curiosidade, mas com tantos livros nunca surgiu oportunidade. Agora o Nuno juntamente com a Editora Cultura relançaram o livro com direito a uma nova capa e algumas novidades no interior e eu sabia que era a oportunidade perfeita para conhecer finalmente o André que tantas pessoas falam super bem!

Neste livro vamos conhecer o André Marques-Smith que tal como o título indica é um espião e ao longo do livro vamos conhecer algumas das suas missões e todas as suas habilidades para resolver os problemas, mesmo os mais difíceis. Mas o autor também nos transporta para o lado mais pessoal do André e temos as suas interações com a família e com a ex-namorada e é aqui que começamos realmente a ter uma empatia com este personagem. Num mundo de espionagem e conspirações o autor consegue trazer uma história que prende o leitor do início ao fim e que agora percebe perfeitamente o porquê de adoraram esta trilogia.

Logo desde as primeiras páginas fiquei completamente rendida ao André, a forma como o Nuno escreve envolve o leitor tão bem na trama que só queremos saber mais. Os capítulos curtos e o ritmo alucinante da história também ajuda a que não queiramos parar de ler. Admito que não sou muito fã deste género de histórias, mas a escrita do autor consegue que o leitor fique interessado e principalmente que goste do que está a ler. Não são todos os autores que têm este talento e o Nuno Nepomuceno tem! Se têm medo de não gostarem por ser sobre espiões, acreditem, têm que dar uma oportunidade porque é muito mais que isto, quando começamos a ler não estamos nada à espera do que vem por aí, é reviravolta atrás de reviravolta e não acreditamos em tudo o que nos é contado.

Uma história sobre conspirações, cidades europeias e que não estamos nada à espera do que vai acontecer a seguir. Com uma escrita rápida, leve e evolvente é assim que o autor nos dá a conhecer a vida do André num ritmo alucinante sem pontos mortos, chega a um ponto que mal conseguimos respirar devido a tudo o que esta a acontecer, mas vale completamente a pena. Agora que venha o próximo porque preciso de saber urgentemente o que vai acontecer daqui para frente! Obrigada Cultura Editora por voltarem a apostar neste autor incrível e trazerem um livro antigo mas com uma cara muito mais inovadora para que seja lido e apreciado por novos leitores!

Leitura com o apoio:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.