04/05/2021

Opinião | "A Nova Índia" de Iris Bravo

Quando terminei "A Terceira Índia" eu fiquei completamente rendida, eu adorei imenso o primeiro livro e eu precisava de ler o segundo. Claro que assim que saiu eu fui logo a correr ler e este segundo livro não foi exatamente o que esperava. No primeiro livro vemos uma personagem incrível que vai atrás do que quer e luta por aquilo que acredita, já nesta segunda parte parece que tivemos um retrocesso e voltámos a ter aquela Sofia do início do primeiro. Não foi exatamente o que eu desejava ler, mas mesmo eu não tendo aproveitado na totalidade a leitura tenho que dizer que a Iris sabe o que está a fazer e é um orgulho ver uma autora portuguesa a publicar uma duologia desta categoria.

Nesta segunda parte da vida da Sofia, a nossa protagonista tem que lidar com todas as consequências da grande viagem da vida dela. Seja as positivas e as negativas, existe muita coisa que tem que ser discutida e principalmente é a hora de a Sofia decidir realmente o que pretende fazer com a sua vida. Ela está de volta a Portugal, mas não vem sozinha e traz um milagre que tanto esperava e isso vai trazer muitas incertezas e até dúvidas a ela própria.

Relativamente aos personagens a única coisa que tenho a dizer é que achei que houve um retrocesso da Sofia que não compreendi, no primeiro livro ela tornou-se uma mulher forte que decide por ela mesma e isso acontece após finalmente sair das "asas do marido" e aqui ela volta ser a mesma mulher com pouca personalidade que aceita qualquer coisa. O Ricardo só comprovou o quanto manipulador ele é e aqui mostra o quanto ele consegue influenciar a Sofia. Se no primeiro livro já tinha um ódio enorme dele devido a tudo o que ele faz, aqui só aumentou e foi a confirmação de um homem que está habituado a ter tudo da forma como ele quer e não aceita o contrário. E basicamente a história não existia se uma das personagens não tivesse a atitude que teve no primeiro livro, porque no final de contas não valeu de nada e chegar a esta conclusão irritou-me bastante.

Já o Alex é um personagem que ficou um pouco em secundário neste livro e isso deixou-me triste, porque queria saber mais dele e o que temos sinceramente não é suficiente. Ele também não toma boas decisões (na verdade todas as personagens tomam atitudes incorretas), mas talvez tudo pudesse ser resolvido com uma boa conversa e não com segredos e "meias palavras". O próprio final eu não compreendi, para mim não faz muito sentido e novamente, foi irritante.

Já a trama é interessante e sem dúvida ficamos completamente presos porque queremos saber o que vai acontecer a seguir. É irritante ver estes personagens a tomarem estas atitudes, mas sou sincera, queria saber como tudo ia terminar e como a autora iria resolver todos os problemas. Iris Bravo tem o dom de prende o leitor às suas palavras e isso agradou-me imenso, fora que ela ainda conseguiu colocar um pouco de drama e ação aqui pelo meio, tal como no primeiro, e fez com que o livro tenha ficado ainda mais interessante.

Posso não ter gostado muito das decisões das personagens e da forma como elas foram desenvolvidas neste segundo livro, mas é impossível deixar de referir que a Iris tem uma escrita incrível que deixa qualquer leitor preso nas suas palavras. Esta autora ainda só publicou dois livros mas tenho a certeza que ainda iremos ouvir falar muito nela e claro que irei ler tudo o que ela publicar. Um dos aspetos que eu mais gosta nos seus livros é a forma como ela descreve o espaço e até mesmo os sentimentos, torna tudo tão real e verdadeiro que sinto-me transportada para os locais onde está a acontecer a narrativa, mas também consegue que as emoções sejam facilmente sentidas pelo leitor. De uma forma simples, mas muito cativante, a autora prende o leitor do início ao fim e acreditem, quando menos esperam já estão dentro da história e não querem sair.

Outro aspeto que gostei imenso é que ao saber que este segundo livro seria bem mais pequeno que o primeiro, tive medo que houvesse "pontas soltas", mas, novamente, a autora sabia exatamente o que estava a fazer e o livro tem o tamanho ideal. "A Terceira Índia" e "A Nova Índia" são dois livros de uma autora portuguesa que recomendo muito e que deve ser lido por todas as mulheres!

Opinião do primeiro livro: A Terceira Índia (Instagram)


Leitura com o apoio:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.