29/07/2019

Opinião | "Amada" de P. C. Cast e Kristin Cast

Título: Amada
ISBN: 9789897731617
Edição ou reimpressão: 06-2019
Editor: Saída de Emergência
Idioma: Português
Dimensões: 159 x 229 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 320

Sinopse: O 18.º aniversário de Zoey aproxima-se. A Manada dos Marados está dispersa por todo o país há quase um ano quando Stark os convoca para regressarem a Tulsa e surpreenderem Zoey no seu aniversário. Mas nem tudo corre bem na cidade. Estranhos e sombrios sinais indiciam que Neferet está a agir nas sombras. Para evitar um novo desastre, Zoey reúne os amigos para adicionarem uma proteção extra à gruta onde Neferet se encontra aprisionada. Fácil, certo? Errado. Nem tudo é o que parece na Casa da Noite. Com vampyros vermelhos a tomarem as suas posições, Zoey e a Manada dos Marados têm de se juntar novamente e combater o mal.
Mas um ano é demasiado tempo. Será que as velhas amizades resistiram à separação? Quando os antigos aliados se tornam em inimigos, eclode a batalha entre as trevas e a luz. Irá a escuridão destruir a amizade ou conseguirá a luz salvar aqueles que Zoey ama?

OPINIÃO:
Li a série Casa da Noite assim que saiu cá em Portugal à 10 anos atrás e desde aí que eu acompanho todos os livros. Ao longo dos anos foram vários sentimentos que tive ao ler estes livros, mas o principal sempre esteve lá: eu sou completamente viciada nestes personagens e quando li o último livro da série em 2015 eu chorei imenso porque pensava que nunca mais iria ler nada deste mundo. Mas as escritoras surpreenderam e escreverem uma continuação e claro que desde que soube que fiquei com esperança que fosse publicado por cá e a editora publicou! Voltar a este mundo é como voltar à minha adolescência. Foi uma aventura tão boa, voltar a ler sobre estes personagens e deu-me uma autêntica nostalgia, eu amei completamente.

Este livro começa com o Stark a querer fazer uma festa de aniversário surpresa à Zoey, mas claro que com este grupo nunca poderia correr perfeitamente bem. Algo sombrio começa a surgir na cidade e claro que a Zoey tem que atuar o mais rápido possível antes que fique pior. O problema é que nem tudo é o que parece e este grupo tem que voltar a juntar-se para combaterem o mal e desta vez pode ocorrer uma catástrofe gigantesca e pode alterar o mundo todo.

A premissa é simples, mas gostei imenso da forma como as autoras desenvolveram esta história, os personagens cresceram e isso é notório no livro. Cada um tem outros problemas, têm responsabilidades, mas no final continuam a ser aquele grupo fiel e único e isso também está bastante explicito. Mas também conseguiram trazer algo bastante inovador, a verdade é que retrataram tantos temas na série principal que seria difícil inovar muito mais, mas as autoras conseguiram e este "outro mundo" é bastante interessante. Admito que no início fiquei chateada, mas depois compreendi o que as autoras quiseram fazer e achei bonito (novamente chorei imenso) e abre portas para algo verdadeiramente grandioso e que pode alterar por completo tudo o que sabíamos antes.


Voltar a ler sobre estas personagens foi uma alegria completa, assim que comecei a ler chorei horrores, afinal eu sei tudo o que o Stark fez até chegar a este ponto e é tão lindo ver que a relação dele com a Zoey cresceu para algo verdadeiramente sólido, intenso e bonito. A partir do momento em que o Stark apareceu ele foi a minha personagem favorita e foi fantástico poder ler mais sobre ele. A Zoey é uma personagem que na série principal irritou-me imenso, mas neste livro ela cresceu, tem verdadeiras responsabilidades e é uma mulher e isso nota-se, já não temos aquela adolescente irritante e sim uma mulher forte e determinada o que fez com que finalmente tenha gostado dela. 

Também foi muito bom voltar a ler sobre a Stevie Rae e o Refaim, antes sabíamos o que aconteceu, mas não sabíamos se eles tinham conseguido adaptarem-se e foi emocionante ler mais sobre este casal tão fofo. A Afrodite é outra personagem que eu queria saber mais, afinal foi a personagem que mudou mais e ela é MARAVILHOSA e ainda não tenho a certeza se concordo com o que aconteceu neste livro com ela, mas só esperando pelo próximo livro para saber o que as autoras escreveram para ela. E outro que emocionei-me imenso e chorei horrores foi com o Damien, eu achei lindo o que as autoras fizeram neste livro, mas será que realmente era necessário? Acho que foi mais para agradar os fãs do que propriamente outra coisa, mas não fico chateada, pelo contrário, achei fantástico e super fofo. 

O único aspeto que menos gostei é que as autoras poderiam ter sido um pouco mais criativas no "vilão", claro que neste livro ainda não temos a certeza de quem é e sinceramente espero que não seja quem desconfiam. O drama todo foi em volta da mesma personagem e achei que a própria Zoey e os amigos poderiam ter sido um pouco mais abrangentes, mas espero que estejamos enganados e até seria uma grande reviravolta na história se fosse alguém completamente diferente. Claro que também temos alguns clichés típicos da série, mas é necessário, quem conhece este grupo sabe algumas "manias" e foi lindo ver isso neste livro, porque mesmo já tendo passado algum tempo só mostra o quanto a amizade continua forte.

Este livro pertence a uma série à parte da Casa da Noite e se quiseres podem sim começar já por este, afinal no início temos um resumo da série toda (o que ajudou-me imenso, que alguns pormenores já não lembrava-me). Mas claro que vão perder muita informação e acredito que até vão ficar confusos em algumas partes. A verdade é que não vão entender quem é quem, o porquê dos personagens terem aquelas atitudes e principalmente não vão entender todas as referencias ao longo deste livro. Recomendo sim que leiam a série original, é um pouco grande eu sei, mas acreditem que vale completamente a pena, o último livro é fabuloso e este novo é melhor ainda e só vão aproveitar ao máximo se souberem todos os pormenores.

As autoras fizeram um excelente trabalho ao terem escrito esta nova série, tenho a certeza que os próximos livros ainda vão ser melhores. Aqui temos fantasia, romance, magia, seres sobrenaturais, mas principalmente um grupo de amigos bastante forte e intenso. O tema da amizade sempre foi muito importante nesta série e foi fantástico ver que as autoras decidiram seguir pelo mesmo caminho, acho que hoje em dia os jovens não dão tanta importância à amizade e este género de livros é necessário na literatura. É um livro excelente que recomendo mais a quem leu a série principal, mas se não se importam de apanhar com spoilers, aconselho primeiro a pesquisar um pouco sobre cada livro e depois então pegar neste que é uma aventura espetacular do início ao fim! Agora estou ansiosa para ler a continuação, devido ao desfecho não sei o que a autoras têm programado, mas acredito que vai ser épico!

Leitura com o apoio:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.