06/01/2019

Resumo Literário de 2018

Mais um ano que terminou e volto aqui com o resumo dos livros lidos durante o ano de 2018 e tal como o ano passado (podem ver o post aqui) vou fazer quatro tópicos: números, favoritos, desilusões e o que consegui cumprir dos objetivos que tinha proposto.

NÚMEROS:
Quando coloquei a meta de 100 livros no inicio de 2017 eu sabia que seria muito complicado chegar a esse número e mesmo em Dezembro estava a ver que não conseguia chegar a esse número, mas com algumas leituras mais curtas (uma pessoa tem que ser esperta xD) consegui ler exatamente 100 livros no ano de 2017. A faculdade e estar ao mesmo tempo a trabalhar faz com que o tempo seja bastante escasso e não consiga ler tudo o que gostaria, mas vamos ser sinceros, para quem está na faculdade e ainda trabalha ler 100 livros é muito, até mesmo para uma pessoa que só faça uma dessas coisas, ler 100 livros é muito, por isso não fico triste, pelo contrário eu tenho orgulho em dizer que consegui ler 100 livros.
Para curiosidade, o mês que li mais foi em fevereiro com um total de 13 livros e o mês que li menos foi em junho com apenas 4 leituras, mas podem ver todas as livros que eu li divididos por mês neste post do blogue.
Relativamente ás leituras de 2018 em si, o goodreads diz que li 26076 páginas que foi inferior aos anos anteriores, de ano para ano ando a ler cada vez mais, mas trabalhar e estudar ao mesmo tempo faz com que o tempo seja bastante escasso. A médias das minhas classificações foi de 3,9 estrelas, novamente foi inferior ao ano passado, não sei se é porque li livros inferiores ou porque tive mais critérios na ora de dar a classificação. Para curiosidade, no goodreads, não dei a nenhum livro 1 estrela, dei 2 estrelas a 2 livros, dei a 28 livros a classificação de 3 estrelas, a 44 livros dei 4 estrelas e dei 5 estrelas a 26 livros, claro que esta classificação não é 100% correta, porque a muitos livros são 2,5, 3,5 ou 4,5 estrelas mas como o goodreads não deixa dar essa classificação eu arredondo sempre para cima. Na imagem abaixo podem ver mais algumas informações retiradas do "My Year in Books" do goodreads, onde podem ver o maior/menor livro que li e mais/menos popular.


FAVORITOS:
Dizer quais os meus livros favoritos é bastante complicado, afinal li 100 livros, sendo que 26 deles dei 5 estrelas, mas primeiro comecei com uma lista de 12 livros favoritos e dessa lista reduzi para o meu top 6, mas acreditem, foi muito complicado.
Como escolher os favoritos vou coloca-los por ordem de leitura, apenas um deles eu digo que foi "o melhor", os outros estão todos, mais ou menos, no mesmo nível de favoritismo.

Eu amo romances históricos e claro que neste top 6 tinha que estar um deste género e mesmo eu ter lido vários muito bons, escolhi A Lady Improvável de Valerie Bowman porque o livro é sim muito bom, mas a série toda em si é fabulosa e se ainda não leram têm que ler!
Em 2018 foi o ano que li vários livros de Colleen Hoover e um que eu amei foi Too Late, não é um livro que todas as pessoas vão gostar, é bastante complicado mas eu adorei a forma como a autora exprimiu o tema principal. Também da Colleen li All Your Perfects que foi provavelmente o MELHOR livro do ano, este é aquele que eu digo que se tivesse que escolher apenas 1 livro favorito de 2018 este seria o escolhido, eu chorei tanto porque o tema é algo bastante pessoal para mim e assim que percebi o "problema" da personagem eu identifiquei-me imenso e foi chorar do início ao fim, cheguei ao final a saber que este é o melhor livro da Colleen Hoover.

Um livro que não poderia deixar de lado desta lista é A Cor Púrpura de Alice Walker que quando iniciei a leitura não esperava nada da história e foi uma grande surpresa foi ser bastante forte e sem dúvida recomendo para todos. Em 2018 também li Filhos de Sangue e Osso de Tomi Adeyemi que também iniciei a leitura sem grandes expectativas e cheguei ao final bem surpreendida por ser uma história tão boa, amei do início ao fim e recomendo imenso.
Por último, Sangue & Fogo que foi a minha penúltima leitura do ano e foi MARAVILHOSO, George R. R. Martin sabe o que faz e para quem é fã da casa Targaryen vai amar conhecer como tudo começou.

DESILUSÕES:
Relativamente ás desilusões infelizmente também li vários livros, poderia dizer aqui vários (como por exemplo o Stars da Anna Todd), mas aqueles que cheguei ao final e fiquei "a sério que é isto?" são os 6 que estão aqui. Novamente coloquei-os por ordem de leitura porque basicamente estão todos no mesmo nível de desilusão.

O primeiro que desiludiu-me imenso foi Já Te Disse Que Te Amo? de Estelle Maskame que prometia ser um new adult para os fãs de Anna Todd, mas primeiro, não é new adult e segundo a história é fraca e com personagens que não tem pés nem cabeças, não coloquei aqui o segundo livro, mas ainda foi pior, mas este foi uma maior desilusão porque eu ia com grandes expectativas, já o segundo eu já estava á espera de ser mau.
Também o Tudo o Que Ficou Por Dizer de Celeste NG foi uma desilusão, muitas pessoas falaram super bem deste livro e que adoraram e eu não achei nada disso, pelo contrário, achei a história fraca e cheguei ao final a pensar que foi uma grande perda de tempo, realmente não recomendo nada este livro.
Também em 2018 li um livro de Agatha Christie, eu já percebi que tenho algum problema com esta autora, este foi o terceiro livro que li dela e só gostei do primeiro, não sei porquê mas Anúncio de Um Crime também foi bastante previsível e com uma narrativa fraca, a autora tem imensos livros e por isso ainda não desisti dela, como adorei o primeiro livro dela eu vou continuar a ler (nem que seja um livro por ano) e acredito que vai haver algum que me vai prender tanto como o primeiro que li (para curiosidade o único livro que gostei da autora foi O Crime no Expresso do Oriente e o outro livro da autora que também desiludiu-me foi As Dez Figuras Negras).

Outro livro que foi muito falado e que eu queria perceber o porquê de falarem tão bem era o Às Cegas de Josh Malerman e não gostei, não percebi o porquê de tantas pessoas gostarem desta história e eu já vi o filme, tenho  dizer que o acho melhorzinho que o livro, mas mesmo assim nada de especial. Também em 2018 li a série de Jenny Han e o primeiro eu adorei, mas quando cheguei a P.S. Ainda Te Amo, que é o segundo, foi completamente diferente e para mim, de forma negativa, não gostei do rumo da história e a personagem principal irritou-me imenso, que no primeiro eu tinha gostado bastante, por isso sim, foi uma das maiores desilusões do ano.
Agora vamos falar de Persuasão de Jane Austen, este é talvez a "maior" desilusão do ano, eu adorei Orgulho e Preconceito e muitas pessoas falavam que Persuasão ainda era melhor e eu não achei nada disso, cheguei ao final super triste por não ter gostado, mas mesmo assim ainda vou ler mais livros da autora porque acredito que vale realmente a pena, só tenho medo é de não gostar assim tanto, mas não posso deixar um livro decidir a minha opinião sobre uma autora.

OBJETIVOS:
A última parte deste post é sobre os objetivos literários que eu cumpri ao longo do ano. No início de 2018 fiz uma lista com 12 livros para ler durante o ano (podem ver o post aqui) e mesmo sabendo que eram apenas 12 eu já sabia que não iria conseguir ler todos, mas mesmo assim surpreendeu-me imenso. No ano de 2017 dos 12 livros que tinha nos meus objetivos, apenas tinha lido 4, mas em 2018 fiquei bastante surpreendida porque dos 12 livros li 8, ou seja, foi ao contrário e apenas deixei 4 livros para serem lidos durante o ano de 2019.

Dos 12 livros que eu tinha colocado nos meus objetivos literários para 2018, os 8 livros que eu li foram: Persuasão de Jane Austen, O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry, Tudo o Que Ficou Por Dizer de Celeste NG, Uma Chama Entre as Cinzas de Sabaa Tahir, Príncipe Mecânico de Cassandra Clare, A Última Estrela de Rick Yancey, Anúncio de um Crime de Agatha Christie e A Trança de Inês de Rosa Lobato de Faria.
Ficaram por ler os livros: A Quinta dos Animais de George Orwell, Fome de Fogo de Erik Axl Sund, Em Parte Incerta de Gillian Flynn e Scarlet de Marissa Meyer.

E foi assim o meu ano de 2018 em termos de leituras! Como foi o vosso?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.