09/09/2017

Opinião | "Nimona" de Noelle Stevenson

Título: Nimona
Autor: Noelle Stevenson
ISBN: 9789897730559
Edição ou reimpressão: 06-2017
Editor: Saída de Emergência
Idioma: Português
Dimensões: 157 x 228 x 14 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 272

Sinopse: Quando o vilão Lorde Ballister Coração Negro conhece uma rapariga misteriosa de nome Nimona, ambos são impelidos a uma parceria criminosa com o objetivo de lançar o caos no reino. Assumem como missão provar perante todos que Sir Ambrosius Virilha Dourada e os seus comparsas no Instituto Para a Aplicação da Lei & Heroísmo não são tão heroicos e nobres como todos julgam. Vão ocorrer imensas EXPLOSÕES. E CIÊNCIA E TUBARÕES também não vão faltar.
Mas quando simples atos traquinas se transformam numa batalha sem quartel, Lorde Coração Negro descobre que os poderes de Nimona são tão misteriosos quanto o seu passado. E o seu lado selvagem poderá ser muito mais perigoso do que ele próprio está disposto a admitir… NEMÉSIS! DRAGÕES! CIÊNCIA! VENHA CONHECER NIMONA!

OPINIÃO:
Já à alguns anos que não leio graphic novels, não sei porquê, mas não havia nenhuma do meu interesse, mas assim que vi esta capa eu fiquei completamente apaixonada e eu sabia que precisava de dar uma oportunidade e não arrependo-me nada. Já antes de ser publicada cá em Portugal eu estava interessada nesta história pois só ouvia as pessoas falarem bem e realmente é bastante boa, não só a história é interessante, como também temos a vilã mais querida de todos os tempos.

Nimona é uma jovem que gosta de arranjar problemas, vê-se a si mesma como uma vilã e tem como objetivo fazer parceria com o grande vilão do reino Lorde Ballister Coração Negro. No início ele não pensa que Nimona é apenas uma criança, mas a verdade é que ela é sim poderosa e rapidamente Lorde Ballister vê a oportunidade de uma grande parceria. Juntos vão lançar o caos no reino, mas Coração Negro tem um objetivo maior, desmascarar a verdade por detrás do Instituto Para a Aplicação da Lei & Heroísmo.


A história é bastante rápida, cheia de ação, mas principalmente recheada de momentos divertidos e com uma mensagem fantástica. Eu adorei as personagens, a Nimona é uma personagem que no início é bastante misteriosa sobre o seu passado, mas tem sempre um grande humor, confiança e entusiasmo e quando vamos conhecendo melhor a sua história ficamos cada vez mais apaixonados por ela. Verdade seja dita, Nimona tem um coração gigante que conquistou-me desde o início.

Já a história do Lorde Ballister Coração Negro e do Sir Ambrosius Virilha Dourada é de partir o coração, é a típica história em que o orgulho é maior que tudo. A história deles é tão triste que só apetecia-me entrar dentro da história e abraçar os dois. A história das personagens são super bonitas e cativantes, mas o mais importante (e que é a mensagem principal) é a forma como lidamos com os problemas e com o preconceito.

Ao longo da leitura de Nimona, fartei-me de rir, mas também chorei, é impossível ficar indiferente a algumas partes da histórias e com este desenho magnífico, todas as emoções são duplicadas, o que faz com que esta esta trama seja mais perfeita. Se no início poderia ser uma história apenas engraçada e fofinha, rapidamente a autora mostra que o livro é muito mais do que isso, afinal é mais profundo do que isso e é a partir daqui que a autora nos traz as mensagens principais a reter desta trama perfeita, mas claro andando sempre lado a lado com o humor contagiante de Nimona. Cheio de humor, aventura, ação, romance e emoções fortes, Nimona é uma grande aposta!

Pode parecer uma simples graphic novel, mas as mensagens que deixa no final são tão poderosas que digo que deve ser lido por todos os jovens. A autora mostrou realmente que "nem tudo é o que parece", temos que conhecer a história toda para podermos julgar, fora que a realidade entre o bem e o mal é bastante ténue. Mas o que mais agradou-me nesta história é que a autora abordou temas difíceis, como a diferença do bem e do mal, sermos capaz de sermos nós mesmo, homossexualidade, entre outros, de uma forma bastante fácil, simples, mas principalmente recheada de momentos cómicos e divertidos, principalmente da parte da Nimona que estava sempre com uma piada na ponta da língua. O único aspeto negativo é que eu queria muito mais, a história destes personagens é tão boa que havia tanto para explorar que eu precisava de mais, mas de resto foi fantástico, uma leitura de apenas umas horas, excelente para quem quer uma leitura rápida, divertida, mas onde vai levar para a vida algumas lições bastante importantes.

Leitura com o apoio:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.