10/02/2016

Lendo Jane Austen | Orgulho e Preconceito #2

Quem leu o último post que falei sobre esta nova ideia (post aqui) sabe que a ideia deste "Lendo ..." foi baseada nos vídeos da Tatiana Feltrin e no primeiro post eu comentei os primeiros 25 capítulos do livro Orgulho e Preconceito e hoje vou falar desde o capítulo 26 até ao final do capítulo 45.

Nesta "segunda parte" (divisão feita por mim e não do livro) temos o casamento do Mr. Collins com a Charlotte e a Elizabeth promete à amiga que a vai visitar. Entretanto Lizzy tem um desgosto, Mr. Wickham noiva com Miss King e Elizabeth é apanhada de surpresa, ela pensava que estavam cada vez mais próximos e obviamente não estava nada à espera. Mas devido à separação, Lizzy ficou ainda com mais vontade de visitar a amiga e conhecer outros "ares" e com isso vai com Sir William (pai de Charlotte) e a filha Maria passar um tempo com Charlotte e o primo.
Quando lá chega percebe que o primo continua o mesmo, não mudou com o casamento e fica com imensa pena da amiga, mas foi a vida que Charlotte escolheu e tem que aceitar. Lá é feito um convite para irem jantar com Lady Catherine (uma das mulheres mais influentes da região) e Elizabeth mostra o quanto é "dona de si mesma" e quando Lady Catherine tanta falar mal, Lizzy responde à letra não ficando calada quando sabe que tem razão e não se deixa abalar pela mulher poderosa que Lady Catherine é. Gostei imenso desta parte, a Elizabeth mostrou-se forte e destemida e mostrou uma vez mais a sua grande atitude e que não se deixa ficar quando sabe que tem razão.
É também durante esta viagem que Elizabeth e Darcy finalmente têm uma conversa longa, eu estava a ver que eles nunca iriam falar verdadeiramente e quando finalmente aconteceu eu fiquei encantada, claro que Lizzy mostrou-se destemida nas suas palavras nunca deixando-se abalar pelo que Darcy dizia, mas eu gostei imenso porque finalmente as personagens tiveram juntas.
Ainda durante a leitura destes capítulos Lizzy descobre que foi Darcy que fez com que Bingley afasta-se da sua irmã Jane e claro, Elizabeth fica furiosa com Darcy e se ela já pensava algumas coisas erradas dele, a partir deste momento fica a achar muito pior dele. E quando menos se espera Darcy declara-se a Jane, este é um momento bonito, mas Elizabeth devido a tudo o que pensava dele somando com o que tinha descoberto à pouco tempo, simplesmente rejeita-o e até lhe chega a dizer que ele é o último homem com quem casaria. Esta parte foi triste, claro que compreendo a reação dela, pois devido a tudo o que ela pensava de Darcy foi completamente normal aquela reação, mas foi triste.
No dia seguinte, Lizzy recebe uma enorme carta de Darcy, onde este explica tudo, desde o porquê de afastar Bingley de Jane e também conta toda a verdade sobre Mr. Wickham e descobrimos que este sujeito é muito pior do que se imaginava, pois fez muito mal à família de Darcy. Elizabeth juntou "as peças" e percebeu que Darcy estava a dizer a verdade e ficou com bastante pena, mas relativamente ao que aconteceu com a irmã, Lizzy achou que Darcy foi insensível e que apenas mostrou "orgulho e insolência".
Mas Elizabeth também concorda que mesmo Darcy ser orgulhoso e antipático, nunca mostrou ser injusto e sem princípios e ficou envergonhada por tudo o que pensou dele e admitiu que foi uma vítima dos preconceitos, contudo, devido ao que ele fez a Jane, Lizzy continuou desanimada com ele.
Lizzy volta para casa e conta à irmã sobre Darcy, mas esconde-lhe que foi este que a separou de Bingley. Dias depois, Lizzy vai com os tios em viagem e aproveitam para irem conhecer a propriedade de Pemberley, que é a casa de Darcy, pensando que este não estaria lá, mas quando menos esperam, ele aparece e surpreende a todos ao convida-los para conhecerem a irmã dele. Quando Lizzy conhece a irmã de Darcy fica chocada, ela é tímida e nada parecida com o que tinha ouvido anteriormente. Darcy e Elizabeth voltam-se a ver e ela passa a vê-lo com outros olhos e sente-se culpada por tudo o que pensou dele no passado, pois afinal ele pode ser simpático e amável quando quer. E o capítulo 45 termina com Lizzy voltando a encontrar-se com Caroline Bingley e percebe que tudo o que Caroline lhe disse era fruto do ciúme que ela sentia por Lizzy devido aos olhares que Darcy dava a Lizzy, também no fim vemos que Caroline ao tentar ficar bem vista por Darcy insultando Lizzy, mas claro, apenas consegue com que ele insulta-a e Darcy até diz que Elizabeth é "uma das mulheres mais formosas" que ele tinha encontrado.

Eu gostei imenso desta segundo parte, tivemos muito mais de Darcy e Elizabeth e finalmente vemos a construção de algo verdadeiro e também tivemos respostas para algumas questões que eram estranhas. Sem dúvida eu estou a adorar este livro, estou completamente viciada. Eu já gastei dois conjuntos de "post its" amarelos e tenho imensas marcações, a história e principalmente toda a trama é magnífica, agora percebo a fama em volta de Jane Austen. Este livro é perfeito e estou bastante curiosa para saber como vai terminar!

1 comentário:

  1. Achei bem legal essa ideia ♥
    Que bom que esta gostando do livro!
    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.