01/02/2016

Lendo Jane Austen | Orgulho e Preconceito #1

Este post é o primeiro que irei escrever enquanto estiver a ler os livros de Jane Austen. Eu nunca li nenhum livro desta autora, mas sendo um clássico eu tinha que o ler e decidi fazer uma espécie de diário de leitura. Esta ideia não é minha, os créditos pertencem todos à Tatiana Feltrin onde no seu canal já fez diversos projetos deste tipo que tem o nome "Lendo ..." e todas as semanas ela publica um vídeo onde fala sobre uma parte do livro e a minha ideia é fazer um post todas as semanas onde falo sobre a parte do livro que li durante a semana.
Relativamente ao projeto "Lendo Jane Austen" começo pelo livro Orgulho e Preconceito e eu dividi-o em três partes e vai haver um post para cada parte e no fim irei escrever a minha opinião final. Como é óbvio os posts de "Lendo Jane Austen" vão ter spoilers, mas a opinião final vai ser como todas as outras que escrevo aqui no blogue, ou seja, sem spoilers.

Este é o primeiro post e diz respeito aos primeiros 25 capítulos do livro, que na minha edição (clássicos da Civilização Editora) corresponde às primeiras 135 páginas. Para quem tem interesse, a segunda parte vai ser desde o início do capítulo 26 até ao final do capítulo 45 e a última parte será do início do capítulo 46 até ao final do livro. 

Nos primeiros 25 capítulos do livro Orgulho e Preconceito é apresentados as personagens principais e até agora estou a gostar imenso da história, mas tenho que admitir que ler um clássico está a ser bastante difícil principalmente devido às palavras "requintadas" que nunca tinha ouvido falar e também dos diálogos entre as personagens serem tão complexos. As personagens tendem a ser tão certinhas que para dizer um simples "não" vão por caminhos bastantes longos o que faz com que o diálogo fique enorme para dizerem uma coisa bastante simples. Mas naquela época era exatamente assim e por isso não é uma crítica que faço ao livro, mas sim apenas algo que não estou habituada a ler e simplesmente tenho que me habituar.

O livro retrata perfeitamente toda a época em que a história se passa e é este o aspeto que mais estou a gostar, Jane Austen transporta-nos para aquele tempo de uma forma fabulosa que nos faz pensar que estamos realmente a viver naquela época. Relativamente às personagens eu ainda não tenho uma opinião feita, o Mr. Darcy ainda não se revelou muito, mas relativamente à Elizabeth eu estou a gostar imenso dela, claro que ela não é perfeita, dá demasiado ouvidos aos mexericos e acredita de mais no que as pessoas dizem em vez de tentar ver a verdade, mas pelo contrário é bem decidida e adorei imenso a resposta que ela deu ao primo quando este pediu-lhe em casamento.

Até ao momento que eu li (final do capítulo 25) o Mr. Darcy é mal visto pela sociedade, acredito que existe algo que ainda não sei por detrás do passado dele, mas até ao momento não me foi revelado e estou curiosa para saber toda a verdade. Também estou ansiosa para saber como é que a Elizabeth e o Mr. Darcy se vão aproximar, pois é bastante divertido a forma como a Lizzy fala do Mr. Darcy e todo o "ódio" que ela sente por ele. Outro aspeto do livro é que está sempre a haver algo novo, a história nunca para e de um capítulo para outro acontece imensas coisas e por isso torna-se um pouco complicado entender tudo e principalmente decorar o nome de todas as personagens.

Estou a gostar imenso do livro, admito que foi complicado o início do livro e até pensei em larga-lo, mas depois de entrar na história só quero ler mais e mais e sim, estou a adorar a escrita de Jane Austen e bastante curiosa para saber o que mais vai acontecer. Assim que chegar ao final do capítulo 45 eu faço outro post a dizer o que estou a achar e se algo alterou-se.

4 comentários:

  1. Não conheço mas me interessei hehe
    Bjs
    http://coffecomaszamigas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Por acaso nunca li o livro. Só vi o filme!

    ResponderEliminar
  3. Tenho-o na estante há tanto tempo mas ainda não o li :/

    MAs já vi a série e vi o filme e é muito boa a história.

    ResponderEliminar
  4. Tenho pena de não ter visto logo este post quando o publicaste (cheguei aqui direcionada da tua resenha geral) porque assim ter-te-ia acompanhado :) Ando desde o ano passado a tentar ler Orgulho e Preconceito. No início deste mês decidi que tem mesmo de ser e voltei à leitura mas está a ser difícil.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.