03/09/2015

Opinião | "Amor Sublime" de Rosana Cardoso

Título: Amor Sublime
Autor: Rosana Cardoso
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 240
Editor: Chiado Editora
ISBN: 9789895137404
Coleção: Viagens na Ficção
Dimensões: 138 x 221 x 18 mm
Encadernação: Capa mole

Sinopse: «Dizem que o amor tem de ser ensinado e aprendido, mas não é verdade. Pode vir nos livros a teoria, a parte bonita de como tudo acontece, os sintomas que começam logo a aparecer como se de uma doença se tratasse, mas não o ensinam. Não nos dizem que se ama assim e assado. Não nos dizem para fazê-lo com moderação. Não nos dizem até onde devemos ir. Não nos podem dizer quem escolher, loiros, morenos, pretos, brancos, altos, baixos. Não nos ensinam a procurar, ele tem de aparecer. Não nos podem ensinar a amar porque nem toda a gente o consegue aprender a fazer, há aqueles que são analfabetos do amor, não sabem o que ele é e muito menos conseguem entender as dimensões que ele pode ter. Por vezes, é considerado uma doença, quando por ele se chega à loucura ou mesmo à morte. No entanto, é daquelas doenças que todos desejamos ansiosamente ter. É aquilo pelo qual todos esperamos passar e não deixar escapar. E quando finalmente ele chegar não devemos ter medo de o agarrar e viver.»

Opinião:

A autora Rosana Cardoso entrou em contacto comigo e perguntou-me se eu estaria interessada em ler e escrever uma crítica ao seu livro, eu não sabia nada sobre o livro, mas ao pesquisar li a sinopse e até cativou-me, estava à espera de um romance fofinho e simples e no início até foi isso, mas a partir do meio acontece algo que muda completamente o rumo da história e faz-nos pensar o que realmente significa a vida.

Amor Sublime conta-nos a história de Valentina, uma jovem simples e sonhadora que é apaixonada pelo seu colega Lucas, mas ela é a "nerd" da turma enquanto ele é o popular e por isso ela pensa que ele nunca irá olhar para ela, mas devido a uma aposta Lucas conhece melhor Valentina e descobre algo que pensava que nunca fosse possível e vê-se entre o amor que sente por ela e a culpa de como realmente se aproximou dela.

Para mim, o livro é dividido em duas partes, começa com o romance do Lucas e da Valentina e vemos como este amor cresce e o quanto mudou positivamente o Lucas e o fez pensar mais nas outras pessoas e não só em si próprio. Já na segunda parte tudo muda e vemos a aflição de uma pessoa apaixonada que não quer ficar sem a pessoa que ama.

Eu gostei da primeira parte, é um romance adolescente bastante fofinho e querido entre duas pessoas completamente diferentes e nota-se o quanto cada uma cresce com este amor, já a segunda parte achei bastante óbvia, desde quando se sabe o que vai acontecer eu pensei "ok, o final vai ser assim..." e foi exactamente como imaginei, não gostei tanto desta segunda parte exactamente por isso, não houve algo novo, não houve algo emocionante e principalmente não houve nada que me surpreendesse.

Mas tenho que dizer que mesmo sendo um livro tão pequenino, ele está recheado de emoções fortes e além da relação amorosa, um dos aspectos bastante presente na história é a amizade nesta idade e eu gostei bastante pois foi real, é algo que realmente acontece. Uma história carregada de amor, dramas, amizade, família, aceitação, perdas e principalmente faz o leitor pensar no que significa a vida e que ela é curta, por isso devemos aproveitá-la ao máximo e da melhor forma. A escrita da Rosana é bastante simples e rápida o que faz com que se leia este livro num ápice, quando começamos já estamos a terminá-lo e nem damos com o tempo passar.

Um excelente livro para os que gostam de romances fofinhos, vão sorrir, pular e chorar com os personagens, mas acima de tudo vão reflectir!

Classificação: 3 Estrelas no Goodreads
Leitura com o apoio da autora Rosana Cardoso!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.