07/11/2014

Opinião | "Caminho Traído" de Susana Esteves Nunes

Título: Caminho Traído
Autor: Susana Esteves Nunes
Colecção: Viagens na Ficção
Páginas: 258
Data de publicação: Abril de 2014
Género: Romance
ISBN: 978-989-51-1129-9

Sinopse: Habituada a uma vida árdua e com uma grande falência de amigos e família, Amélia tenta, uma vez, mais, superar e seguir aquele que é o seu destino. Embora tivesse sido abandonada, quando ainda um bebé recém-nascido, não vive obstinada por explicações sobre os motivos do seu abandono. Depois de deixar o orfanato, onde cresceu e foi criada até a maioridade, tem como objetivo conseguir independência financeira, através de um trabalho digno. Será esse emprego a sua salvação ou o seu calvário? Quando por fim, os amigos e o amor brotam na sua vida, e quando, finalmente, parece ter encontrado o seu caminho, Amélia depara-se com mais contrariedades. Conhecer o preconceito social, a traição e um amor perdido, não será fácil para esta jovem. Será ela capaz de superar mais esta adversidade? Poderá um amor resistir a tantos obstáculos? Um romance repleto de adversidades e traições. Onde o amor é a peça fundamental para um enlace feliz, ou será?

Opinião:

Quando li a sinopse do livro fiquei bastante curiosa para saber o que vinha por aí, fiquei com bastante curiosidade, mas infelizmente só consegui ler este mês e apenas li em dois dias, quando comecei não consegui parar até terminar, fiquei completamente presa à história, à escrita e ao drama.

"Caminho Traído" conta-nos a história de Amélia, uma rapariga de 24 anos que cresceu num orfanato e após bastantes lutas conseguiu ultrapassar as dificuldades. Amélia trabalha com empregada numa casa de uns senhores ricos e a história começa após Amélia conhecer o filho dos mesmos que volta para Lisboa após uns anos a estudar e a trabalhar fora do país. A partir daqui temos um romance entre Amélia e Bernardo, uma história cheia de drama, mentiras e preconceito social. Ambos têm que passar por cima de grandes obstáculos e ultrapassar as mentiras dos que lhes querem mal.

À primeira vista podem achar a história bastante cliché, e acreditem é, aqui temos a típica história da menina bonita pobre e do rapaz rico, mas o que eu gosto num cliché romântico é a forma como a escritora escreve e desenvolve a história, acho que isso muda tudo e em "Caminho Traído" Susana Esteves Nunes trouxe-nos um mundo em que deparamos-nos facilmente, infelizmente a mentira, o preconceito, a inveja e o medo estão presentes no nosso dia-a-dia e como a autora desenvolveu a trama tornou esta bastante real e até um choque de realidade para quem lê a história.´

Sobre os personagens, só tenho a dizer que a Amélia é uma grande mulher e uma lutadora, depois de tudo o que passou ainda continuar a lutar para ter mais e mais. Já o Bernardo achei que é o típico menino rico, mas com o tempo aprendeu a cresceu e gostei imenso de perceber as mudanças dele.

O único aspecto que não gostei tanto do livro é a forma como a Amélia e o Bernardo se apaixonam, é tudo bastante rápido e ao fim de pouco tempo já estão a dizer que se amam. Mas por outro lado deu à história um maior romance e um pouco de fantasia que até soube bem, sendo que no livro temos bastante realidade e por isso, por um lado não gostei, mas no fundo até gostei que a escritora tenha feito tal coisa.

Depois também tenho que falar sobre a cidade maravilha onde é passado algumas passagens do livro: Paris! Eu adorei ler sobre país, conhecer alguns locais da cidade e adorei a forma como a autora descreveu a cidade!

Relativamente à escrita da Susana Esteves Nunes, só vos posso dizer que me surpreendeu, a escrita é bastante desenvolvida e rapidamente nos envolvia na trama e em todo o meio ambiente da história. Acredito que a Susana vá longe e que vá dar que falar no futuro, eu adorei a forma como escreve, este é o segundo livro dela e sem dúvida que já é uma grande escritora e já estou fã dela.
Agora estou é cheia de curiosidade para ler o primeiro livro da autora :D

Classificação: 4 Estrelas

Uma leitura com o apoio da escritora Susana Esteves Nunes!

2 comentários:

  1. Fiquei muito curiosa acerca da história, parece muito envolvente e fora do comum, não sei o porquê mas o livro já me cativou :) Tenho que procura-lo à venda! Obrigada pela sugestão ;)

    ResponderEliminar
  2. Fiquei interessada na trama. Mais um para lista dos desejos. :)

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.