04/12/2018

Opinião | "A Jaula do Rei" de Victoria Victoria Aveyard

Título: A Jaula do Rei
Autor: Victoria Aveyard
ISBN: 9789897731280
Edição ou reimpressão: 10-2018
Editor: Saída de Emergência
Idioma: Português
Dimensões: 157 x 228 x 26 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 432

Sinopse: Quando a faísca da rapariga-relâmpago se apaga, quem ilumina o caminho para a rebelião?
Mare Barrow foi capturada e está impotente sem o seu poder, vivendo atormentada pelos erros do passado. Ela está à mercê do rapaz por quem um dia se apaixonou, um jovem dissimulado que a enganou e traiu. Agora rei, Maven continua com os planos da sua mãe, fazendo de tudo para manter o controlo de Norta — e de sua prisioneira.
Enquanto Mare tenta aguentar o peso sufocante da Pedra Silenciosa, a Guarda Escarlate organiza-se, deixando de agir nas sombras e preparando-se para a guerra. Entre os guerreiros está Cal, o príncipe exilado, que no meio das dúvidas tem apenas uma certeza: ele não vai descansar enquanto não trouxer Mare de volta.
Sangue vermelho e prateado correrá pelas ruas. A guerra está a chegar…

OPINIÃO:
Quando comecei esta série eu gostei, mas era mais uma do género que eu achava interessante o mundo que a autora desenvolveu e queria saber mais, mas nunca fiquei com aquela sensação de que estava a adorar e que precisava urgentemente da continuação. Mas este terceiro livro mudou completamente a minha opinião sobre esta série, a verdade é que fiquei completamente presa a esta trama e não conseguia parar de ler. Quando cheguei ao final, o meu coração fica completamente destroçado e preciso do próximo volume urgentemente, eu preciso de saber como a autora vai desenvolver todos os pontos que faltam e principalmente preciso de saber como é que vai acabar.

Rainha Vermelha e Espada de Vidro foram livros bons, mas que em algumas partes eu percebia que era forçado e em outras eu nem conseguia entender muito bem o porquê da autora ter feito aquilo. Já A Jaula do Rei é uma versão bem diferente que prendeu-me desde o início. Eu vou ser sincera, não estava à espera de muito deste livro, apenas queria saber o que ia acontecer depois do final do livro anterior e foi uma gigantesca surpresa. Basicamente neste terceiro volume temos duas partes bastante definidas, a primeira é toda a "prisão" da Mare, é sim bastante violento e algumas cenas são chocantes, mas aqui vemos perfeitamente a obsessão do Maven por ela e o quanto ele fica indeciso entre a sua obsessão e o dever como Rei. Esta primeira parte é sim interessante, mas ao mesmo tempo angustiante, eu estive o tempo todo a querer que aquilo acabasse de uma vez e não sei como a autora conseguiu, mas nota-se uma enorme melhoria na sua escrita ao ponto de em algumas cenas eu sentir uma falta de liberdade que era aterradora.

A segunda parte já não achei tão poderosa, a verdade é que a parte final até foi bastante corrida e espera algo mais demorado para algo tão grande, mas tenho que admitir que foi a minha parte favorita do livro por causa do romance. Não vou dizer muito para quem não leu não apanhar spoilers e ser surpreendido tal como eu fui, mas foi lindo e completamente apaixonante (exceto o final que partiu o meu coração em pedacinhos bem pequenos). Comparado aos dois livros anteriores, a minha opinião é que este é sim bastante superior, e neste terceiro livro, Victoria Aveyard conquistou-me e convenceu-me que é sim uma série fabulosa. Tal como disse a uma amiga minha, se não lerem esta série, ou se apenas leram o primeiro, peguem porque este terceiro vale realmente a pena e fora ser uma excelente continuação, mais do que isso é um excelente livro.

Relativamente às personagens tenho que dizer que a Mare nunca foi uma personagem que eu gostasse, mas neste livro ela tem um enorme desenvolvimento que fez com que eu apreciasse e na maioria dos casos sentisse carinho por ela. Esta personagem passa por tanto, mas mesmo assim tem uma força espetacular que faz com que ela lute ainda mais. Já o Maven foi algo contraditório. Aqui a autora desenvolveu um passado que eu não estava nada à espera e não sei se era para desculpar as atitudes dele, mas mesmo eu ter ficado chocada com o que lhe aconteceu, não deixa de ser ele a querer mudar e para isso bastava ele querer. A obsessão do Maven pela Mare é algo que está bastante marcante neste livro e foi interessante ver como ele próprio ficava confuso entre o dever e a sua própria obsessão. Realmente o Maven é uma personagem bastante complicada de se compreender, percebemos o porquê neste livro o porquê de algumas atitudes dele, mas mesmo assim eu acho que não é desculpa para todas as atitudes que ele tem.

Depois temos o Cal, ele é maravilhoso, romântico, bastante intenso e super querido, com uma paixão arrebatadora pela Mare que faz de tudo por ela. Mas não deixa de ser o príncipe e o trono é dele, com isso muitos querem ele de volta ao trono e com isto ele fica na dúvida entre o amor e o dever. Eu gostei da evolução deste personagem, ele mostrou ser uma personagem forte e determinada, mas claro que existe algumas ações que têm que ser tomadas e mesmo que seja difícil para ele, o que está em causa é muito maior. Este é um personagem que eu adoro e mesmo eu tenha chorado horrores com atitudes dele, continua a ser uma personagem que espero bastante no próximo livro.

Eu tenho que falar de uma outra personagem que surpreendeu-me imenso e também foi uma das razões de ter gostado tanto deste livro. A Evangeline é uma personagem que eu tinha puro ódio, mas aqui a autora mostrou quem ela realmente é e os seus objetivos. Claro que ela tem ações que não são as melhores, ela continua sim a ser bastante má, mas vemos uma outra perspetiva da mesma e até a ter algumas ações que vão surpreender o leitor. A verdade é que ela cresceu para ser rainha e tudo o que ela faz foi organizado e planeado para tal. Não estava nada à espera de ter gostado tanto dos capítulos contados por ela, mas conhecemos uma pessoa completamente diferente, não é que eu tenha gostado dela, pois um dos seus planos de querer ser rainha mas ter a pessoa que ama ao seu lado foi bastante louco e que eu não aprovo. A vida desta personagem não foi fácil e só prova o quanto a política é cheia de segredos e manipulações para conseguirem poder. É um lado diferente que torna esta personagem ainda mais interessante e que estou louca para saber o que ela vai fazer no próximo livro, afinal houve algo que interrompeu os seus planos e acredito que ela é a chave que irá mudar completamente o rumo da história.

A Jaula do Rei é um maravilhoso livro que foi uma enorme surpresa. Victoria Aveyard conseguiu o que eu não estava nada à espera: eu ficar completamente apaixonada por esta história e por estes personagens. Fora ser bem visível a evolução da escrita da autora, a forma como foi pensado está bastante envolvente e que cativa a ler mais, tornando-se assim numa leitura rápida e bastante emocionante. A forma como a autora colocou o drama político, a guerra, mas também o romance, foi fabuloso, tornando assim numa fantasia bastante elaborada que faz pensar e que, no meu caso, colocou as minhas emoções ao rubro, ora estava irritada, depois estava a chorar de felicidade, como depois estava a chorar de tristeza e no fim fiquei com o meu coração completamente destroçado. Eu preciso do próximo livro urgentemente para saber como tudo vai ficar, já prevejo muitas lágrimas, mas preciso de saber o que vai acontecer.

Opinião dos livros anteriores:

Leitura com o apoio:

1 comentário:

  1. Acho que foi o melhor, só porque foi o único em que a Mare não foi tão chata

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.