15/12/2016

Opinião | "Lady Midnight" de Cassandra Clare

Título: Lady Midnight
Autor: Cassandra Clare
Coleção: Os Artifícios Negros
ISBN: 9789896578435
Edição ou reimpressão: 11-2016
Editor: Editorial Planeta
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 235 x 40 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 656

Sinopse: Num reino à beira-mar... Passaram cinco anos desde que o mundo dos Caçadores de Sombras esteve à beira da extinção.
Emma Carstairs já não é uma criança de luto, mas uma jovem guerreira determinada a descobrir quem matou os seus pais e a vingar a sua perda.
Ao lado do seu parabatai, Julian Blackthorn, Emma terá de seguir o rasto de um assassino demoníaco nas ruas agitadas de Los Angeles e no mar encantado das praias de Santa Monica, onde o amor é uma ameaça tão grande como o ódio do seu pior adversário.
Para tornar tudo ainda mais complicado, o irmão de Julian, Mark levado pela Caçada Selvagem cinco anos antes é devolvido à família como moeda de troca.
As faeries estão desesperadas por descobrir quem anda a matar os seus e precisam da ajuda dos Caçadores de Sombras. Só que o tempo, em Faerie, flui de maneira diferente, e Mark mal envelheceu e não reconhece os seus irmãos.
Conseguirá Mark ajudá-los e regressar ao seio da família? Ou será o apelo da Caçada Selvagem mais forte do que o próprio sangue?

Opinião:
Antes de mais tenho que dar os parabéns à editora não só por manter a capa lindíssima, mas também por não ter traduzido o título "Lady Midnight" porque se fosse de outra maneira não ficaria tão apelativo. E foi tão bom voltar a este mundo maravilhoso dos Caçadores de Sombras que eu já tinha tantas saudades e foi fantástico ler e conhecer mais sobre esta história. Eu adoro este universo criado pela Cassandra e principalmente as personagens que ela cria, são simplesmente maravilhosas e neste livro achei que se superou, eu já ia com altas expectativas e tenho a dizer que ultrapassou, foi ainda melhor do que estava à espera.

Neste livro conhecemos a Emma, uma jovem caçadora de sombras, bastante determinada a descobrir a verdade sobre a morte dos seus pais. Mas não é só isso que ela persegue, alguém anda a matar faeries e Emma e o seu parabatai Julian terão que descobrir o assassino, mas quanto mais mergulham nesta investigação, problemas do passado irão surgir e um deles é a volta dos irmão de Julian, Mark que foi levado pela Caçada Selvagem.

Cassandra Clare já nos habituou a personagens fortes, destemidas e bastante bem elaboradas, mas neste a autora superou-se. Já conhecíamos estas personagens do último livro, mas agora eles são adolescentes e foi incrível ver esta evolução de crianças para adolescentes. A Emma é uma jovem que sabe o que quer e vai atrás, é forte e não tem medo de arriscar, mas no fundo ela só quer descobrir a verdade. Mesmo mostrando um lado mais frio e que por vezes ela não fica magoada, no fundo ela é bastante sensível. As partes mais bonitas de todo o livro eram as que ela tinha com o Julian, os dois juntos são tão fofinhos, devido a serem parabatais eles têm uma ligação tão forte e única que é simplesmente fabuloso. Mas claro que a ligação deles vai muito mais para além de parabatai e só intensifica essa ligação, o que faz com que seja notável o quanto eles precisam um do outro.

O Julian é um rapaz que tem à sua responsabilidade os seus irmãos mais novos e isso fez com que ele tivesse crescido mais rápido do que deveria, nota-se o quanto protetor ele é da sua família, mas também nota-se que ele esconde muitos segredos para o bem de todos. Ele é daquelas personagens que sabes que podes contar, seja qual for o motivo, sabe-se que ele vai lá estar para ajudar, ele é daquele tipo de personagens que pensa primeiro nos outros e só depois nele próprio. Neste livros temos personagens que foram bem pensados e são bem interessantes, todos os irmãos do Julian são, mas principalmente o Mark, que talvez seja a personagem com maior profundidade que devido a forma como foi obrigado a crescer, ele tem um misto de sentimentos e dúvidas sobre quem ele realmente é.

Mesmo Lady Midnight ser um livro de fantasia, a autora traz assuntos do dia-a-dia bastante importantes que os jovens do nosso mundo presenciam, tal como a dúvida da própria sexualidade, a busca da própria identidade, mas também assuntos mais pesados como a perda de familiares, o ter que crescer mais rápido ou até mesmo saber ultrapassar os acontecimentos do passado, mas também as questões e problemas familiares, onde a autora mostrou que todas as famílias têm os seus problemas, mas é a nossa família e por isso é necessário ajudar e querer compreender cada um. A autora foi fantástica em trazer alguns assuntos que qualquer jovem consegue se ver nele, o que faz com que a história fique ainda mais cativante, pois não só conhecemos um mundo de fantasia, mas também pode ser que ajude alguns adolescentes a ultrapassarem algumas dúvidas.

Também aqui a autora recheou o mundo com novos detalhes importantes sobre ele, mas também deu mais pormenores sobre alguns aspetos que ficaram um pouco por esclarecer nos livros anteriores. Um desses aspetos é a descrição do que é ser parabatai, aqui a autora explica tudo e fiquei literalmente com o coração na mão quando vi o significado real de ser parabatai e as consequências caso queira-se romper esta ligação. Foi um choque, mas principalmente fiquei bastante triste, e até irritada a certo ponto, mas no final até compreendi, mas fiquei triste e cheia de receio para o futuro.

O único aspeto negativo que tenho a dizer ao livro é sobre a resolução do mistério, este é bastante previsível, mas toda a história dos personagens e a forma como levou a descobrirem a verdade ter sido tão boa, o final não foi suficiente para não ter amado o livro. Afinal, este é daqueles livros que lemos e não conseguimos parar, tem ação, romance, está recheado de aventuras e a cada nova página ficamos de boca aberta com as novas descobertas. É um livro cheio de mistérios, magia e seres maravilhosos que dão um ar mágico à história e principalmente personagens apaixonantes que cativam qualquer leitor.

A escrita da Cassandra Clare evoluiu bastante desde o último livro, nota-se o quanto ela melhorou principalmente no desenvolvimento da história e da descrição do mundo criado por ela. Todos os pormenores foram bem pensados, colocados no local certo e principalmente todo o enredo está bastante bem elaborado, nota-se que este livro teve um trabalho maior e o quanto a autora trabalhou nele para ficar uma história que fizesse sentido sem perder os pormenores importantes. O livro é bastante grande, mas como disse, está bastante bem pensado e todo o enredo foi bem elaborado, por isso não existe "palha", tudo tem um sentido de ser e se está lá é porque é realmente importante, o que faz com que seja um livro interessante do início ao fim, sem perder a sua essência.

Eu sempre adorei este mundo da Cassandra, mas com este livro posso dizer que agora eu amo, estou completamente viciada e só posso dizer que preciso do próximo para ontem, porque aquele final partiu-me o coração em mil pedaços e preciso de saber como é que vão conseguir ultrapassar todos aqueles problemas. Cassandra Clare arrasou completamente neste livro e aconselho imenso, até mesmo para quem não leu os livros anteriores, acreditem que se quiserem começar por este livro vão compreender a história, vão perder alguns aspetos importantes, mas como no início a autora faz uma espécie de resumo sobre a guerra e por isso, sobre a história da Emma e do Julian, vão compreender perfeitamente, e para aqueles que leram os livros anteriores e têm medo que a autora tenha feito algo do mesmo, acreditem que vale muito a pena lerem, o livro está incrível.

Leitura com o apoio:

3 comentários:

  1. Essa Cassandra tem muitos livros! ❤❤❤

    primaveraagridoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    como sempre você faz análises lindas dos livros. Este em si, não seria um dos meus favoritos.
    Gosto de coisas mais leves e bobinhas, sabe? hehehe

    Beijos

    BLOG ||| INSTAGRAM ||| FACEBOOK

    ResponderEliminar
  3. Tengo pendiente esta saga! Tengo ganas de leerla.

    Un beso

    Nati
    http://khaleesigeek.blogspot.com.ar/

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.