15/01/2019

Opinião | "Sangue e Fogo - Volume 1 - Parte 1" de George R. R. Martin

Título: Sangue e Fogo - Volume 1 - Parte 1
Autor: George R. R. Martin
ISBN: 9789897731365
Edição ou reimpressão: 11-2018
Editor: Saída de Emergência
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 229 x 21 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 352

Sinopse: A emocionante história dos Targaryen ganha vida neste trabalho magistral do autor de As Crónicas de Gelo e Fogo.
Séculos antes dos acontecimentos de A Guerra dos Tronos, a Casa Targaryen – a única família de senhores dos dragões a sobreviver à Perdição de Valíria – fez de Pedra do Dragão a sua residência. Sangue e Fogo inicia a sua narração com a história do lendário Aegon, o Conquistador, criador do Trono de Ferro, e prossegue com o relato das gerações de Targaryen que lutaram para manter o icónico trono, até à guerra civil que praticamente destruiu esta dinastia.
O que aconteceu realmente durante a Dança dos Dragões? Porque se tornou tão perigoso visitar Valíria depois da Perdição? Qual a origem dos três ovos de dragão de Daenerys? Estas são apenas algumas questões a que esta obra essencial dá resposta pela mão de um reconhecido meistre da Cidadela e das trinta e quatro ilustrações a preto e branco.
Sangue e Fogo apresenta pela primeira vez o relato completo da dinastia Targaryen, permitindo uma compreensão perfeita da fascinante, dinâmica e por vezes sangrenta história de Westeros.

OPINIÃO:
Quando este livro foi anunciado eu sabia que queria ler, mas iniciei a leitura com bastante medo, pensava que fosse uma leitura complicada e bastante descritiva, mas assim que iniciei percebi que não era nada assim e fiquei completamente rendida por esta história.
Eu adoro o mundo que o autor criou e sem dúvida que os Targaryen são a minha família favorita e sempre tive curiosidade para saber como tudo começou e é exatamente isso que este livro traz. Este livro começa 300 anos antes da história principal e leva-nos numa viagem surpreendente ao longo de batalhas, conquistas e intrigas,

Nesta primeira parte, conhecemos a história de como o Aegon I conquistou Westeros, como foi o seu reinado, todas as dificuldades que ele teve e a grande alteração aos casamentos dos Targaryen que Aegon I fez que vai influenciar no futuro. Depois temos o reinado dos seus filhos (e todas as confusões que aconteceram entre os dois filhos) e posteriormente o reinado do seu neto. É uma história puramente de factos históricos e não tanto de descrições, o que faz com que seja algo mais rápido e direto aos acontecimentos.

No final desta leitura percebi que nesta primeira parte existe dois grandes tópicos que pode influenciar bastante a opinião dos leitores. O primeiro é uma parte mais de guerra, conquistas e intrigas que vai desde a história do Aegon I quando este chega a Westeros e também toda a história entre os seus dois filhos, o Aenys I e o Maegor I. Esta primeira parte é aquilo que estamos habituados a George R. R. Martin e admito que custou-me um pouco a passar estas página, mas é sim essencial e faz com que a história seguinte seja tão emocionante. A segunda parte, e talvez a que eu acho que alguns leitores podem não gostar tanto, mas que para mim foi a minha favorita é a história do Jaehaerys I e da Alysanne (netos do Aegon I), que tem mais romance e emociona muito mais do que a primeira.


Como já disse, o que mais gostei foi da história do Jaehaerys I e da Alysanne, porque sinceramente não estava à espera que o autor criasse uma história de amor tão bonita. Claro que estamos a falar de George R. R. Martin e não é um romance cor-de-rosa, bem longe disso, chorei horrores com tudo o que eles passam durante todos os anos que estiveram vivos, é sim uma história de amor, mas também uma carga emocional e dramática muito pesada. Quando cheguei ao final da história deste casal eu só pensava que nenhuma mãe deveria passar pelo que ela passou, mas bem visto as coisas até é normal, sabemos que filhos de irmãos podem nascer com doenças (devido aos genes) e claro que isso está bem explicito e gostei muito, foi um pouco de "realidade" no meio de toda a fantasia desta história.

Outro aspeto que eu também adorei é que ficamos a conhecer algumas curiosidades sobre esta família que sinceramente não tinha nem ideia e também descobrimos uns pontos importantes que vão interligar à história principal. Eu gostei bastante disto porque ficamos a conhecer cada vez mais este mundo e percebemos que realmente este autor é genial e nada do que ele escreve é por acaso. Um desses exemplos é que sempre tive curiosidade sobre os ovos de dragão da Daenerys, e neste livro descobrimos a sua origem e é simplesmente brutal.


Eu pensava que seria uma leitura difícil, mas surpreendentemente é bastante fácil e rápido. Quando percebemos estamos presos à narrativa e só queremos saber o que aconteceu. Talvez a facilidade na leitura seja porque isto é como se fosse um livro de história, aqui não temos os pensamentos dos personagens, apenas está o que se conhece, o que as pessoas viram e quando não se sabe como aconteceu, o próprio autor diz que como não existe factos históricos a comprovar não se pode saber ao certo se aconteceu realmente daquela maneira. Esta última parte é bastante curiosa, porque é como se este livro fosse mesmo a história dos Reis Targaryen e tivéssemos a estudar tudo o que aconteceu, tornando bastante interessante, uma vez que a escrita do autor é mais de factos e não tanto de descrição, tornando assim a leitura muito envolvente.
Recomendo imenso que leiam este livro, para quem é fã da família Targaryen vai amar e emocionar com todos os acontecimentos, para quem não liga muito para esta família, mas é completamente louco por este mundo do autor, acreditem que vai aprender imenso e vão descobrir novidades que vos vão deixar de boca aberta. Leiam Sangue e Fogo e fiquem tão surpreendidos com eu fiquei.

Leitura com o apoio:

2 comentários:

  1. Sem dúvida que quando soube que ia sair em Portugal fiz logo a pré compra. Não desgostei do livro. Apenas quem leu "a história nunca contada de westeros" vai entender isto: muitas das coisas que li neste novo livro foram quase copy paste desse livro. Claro que a história dos Targaryen não muda só por ser um livro diferente mas gostava que se tivesse abordado mais assuntos para além desses. Estou desejando que se fale sobre Valíria. Todos sabes de onde vêm os Westerosi. Andalos, primeiros homens e tal. Mas dos Targaryen apenas sabes que vieram de um sítio que foi destruído. Já fiz a pré comprar da segunda parte e espero que se desvende algo sobre a origem desta inigmática família porque é bem interessante. ��

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito da colecção, esse ainda não li.
    Obrigada por partilhares
    Beijinho

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.