03/11/2018

Opinião | "Espada de Vidro" de Victoria Aveyard

Título: Espada de Vidro
Autor: Victoria Aveyard
ISBN: 9789897730818
Edição ou reimpressão: 10-2017
Editor: Saída de Emergência
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 229 x 23 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 384

Sinopse: O novo e eletrificante capítulo da série Rainha Vermelha intensifica a luta de Mare Barrow contra a escuridão que cresceu na sua alma…
O sangue de Mare Barrow é vermelho mas a sua capacidade Prateada, o poder de controlar os relâmpagos, transformou-a numa arma que a corte real tenta controlar. A coroa acusa-a de ser uma farsa, mas quando ela foge do príncipe Maven – o amigo que a traiu –, Mare faz uma descoberta surpreendente: ela não é a única da sua espécie.
Perseguida por Maven, Mare parte para descobrir e recrutar outros combatentes Vermelhos e Prateados que se juntem à batalha contra os seus opressores. Mas Mare encontra-se num caminho mortífero, em risco de se tornar exatamente no tipo de monstro que está a tentar derrotar.
Será que ela vai ceder sob o peso das vidas exigidas pela rebelião?
Ou a traição e a deslealdade tê-la-ão endurecido para sempre?

OPINIÃO:
Quando terminei de ler Rainha Vermelha fiquei bastante curiosa para saber o que a autora planeava para esta história. Mas vou ser sincera, eu não estava à espera de nada em específico sobre esta continuação e até pensei que me fosse desiludir, mas a verdade é que a autora conseguiu trazer algo completamente inovador e um problema muito maior do que foi apresentado no primeiro livro e fez com que eu gostasse bastante desta leitura. A verdade é que o primeiro livro é apenas uma apresentação a este mundo e neste segundo livro é que começamos a conhecer os verdadeiros problemas e tudo o que está em causa.

É verdade que o inicio é um pouco lento, mas depois é apresentado tantas personagens novas que acredito que vão ser bastante importantes, e vamos descobrindo novas informações que nem imaginávamos no início que rapidamente passamos para uma dinâmica completamente diferente. A história rapidamente passa a ser repleta de ação que ficamos completamente colados à história. O ritmo é bastante acelerado, tornando assim mais interessante, principalmente quando percebemos o lado mais sombrio que a autora trouxe e conjugando com todas as intrigas e traições que vai acompanhando o livro todo, faz com que seja bastante difícil de deixar de o ler.


Um dos aspetos que mais gostei foi a evolução da Mare. No primeiro livro eu não gostei muito dela, mas neste livro tenho que admitir que ela cresceu imenso. Verdade seja dita que ela foi quase "obrigada" a isso, mas é notório o quanto ela mudou. Mesmo assim, algumas das suas decisões, eu não concordei, mas a verdade é que todos cometem erros e a Mare não é exceção. Já o Cal continuou a ser a minha personagem favorita desta história, é verdade eu adoro-o e mesmo em algumas situações querendo apertá-lo para que tivesse outras reações, eu continuei a adorá-lo. Devido a todos os acontecimentos também ele muda e torna-se bastante complexo, mas a verdade é que ele é quem equilibra toda esta situação, sem ele tudo seria completamente diferente e acredito que não iria correr bem.

Eu não sou uma pessoa que gosta de triângulos amorosos, sinceramente acho que a literatura já tem tantos que é basicamente tudo igual e neste livro felizmente não temos isso, o que eu gostei bastante. Como foca principalmente nos acontecimentos da Mare, o Maven não está fisicamente presente e isso faz com que o livro seja principalmente com o Cal. Este é sem dúvida outro dos aspetos que mais gostei, porque eu gosto imenso do Cal e mesmo o Maven estar presente constantemente nos pensamentos de todos, é com o Cal que ela tem a maioria das cenas e é lindo. Não digo que é fácil, pois não é, ambos têm os seus problemas, mas admito que gostei e muito.

É aqui que também ficamos a conhecer outros locais deste mundo, fora que vamos ser apresentados a personagens que a maioria considerei bastante boas, mas outras fiquei na dúvida se diziam a verdade ou se escondiam alguma coisa, verdade seja dita que não acreditei em todas. A autora abre-nos um mundo completamente desconhecido cheio de mistérios e problemas que não estávamos nada à espera, enriquecendo imenso este universo, tornando-o assim em algo enorme que me faz pensar que ainda tem muito coisa para vir nos próximos livros.

Espada de Vidro tem um universo fantástico e acreditem, quem gostou do primeiro livro, vai adorar este. A autora sobre desenvolver este mundo de uma forma bastante surpreendente, que como já disse, eu não estava nada à espera e foi fascinante devido às reviravoltas sobre reviravoltas que temos aqui. O final é algo que eu não estava nada à espera e não vejo a hora de ler o terceiro para perceber o que a autora reserva para estes personagens.  Para quem gosta de uma boa fantasia, acreditem, vale a pena darem uma oportunidade a esta série, quando chegarem a este segundo volume não se vão arrepender.

Opinião do livro anterior:

Leitura com o apoio:

2 comentários:

  1. Já li, mas continuo a achar que a Mare é tão chata e convencida... Sempre a dizer que é a «rapariga relâmpago», quando muito pouca a gente lhe chama isso. Quando no fim é ''apanhada'' pelo Maven eu achei que era o único ponto alvo do livro. Vamos lá ver se no King's Cage ela fica melhor...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que no terceiro fique beemmm melhor, mas sim concordo contigo, o final foi o que salvou o livro!

      Eliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.